Atualmente, com a crise financeira e política que se abateu sobre o nosso país, muitas pessoas perderam seus empregos formais. Com isso, inúmeras delas passaram a empreender. É nesse contexto que entra em cena o empreendedorismo digital.
Atualmente, com a crise financeira e política que se abateu sobre o nosso país, muitas pessoas perderam seus empregos formais. Com isso, inúmeras delas passaram a empreender. Com a escassez de vagas de trabalho, o empreendedorismo tem sido a opção de sobrevivência de muitas famílias. É nesse contexto que entra em cena o empreendedorismo digital.
O empreendedorismo digital tem atraído muitas pessoas pelas possibilidades de comodidade, flexibilidade e, obviamente, por ser remunerado por algo que lhes traga satisfação. É, para muitos, a oportunidade de fazer o que se gosta e ainda ser remunerado por isso. O que nem todos analisam, porém, é que iniciar o próprio negócio - inclusive na internet - é trabalhoso, exige dedicar muito tempo e esforço e o retorno pode não ser imediato.
Por isso, empreender não é tarefa simples. Exige planejamento, dedicação, disciplina e, claro, muito trabalho! Nem sempre a promessa de baixo investimento e rápido retorno se concretiza. É necessário bastante esforço para que o seu negócio dê certo e, de fato, cresça e prospere. O que, certamente, é o seu objetivo!
Na era da internet e com acesso cada vez mais simples e facilitado, o empreendedorismo digital tem sido uma das áreas mais procuradas para empreender. Normalmente, possui baixo investimento inicial e esse é o seu grande atrativo. Contudo, como todo e qualquer negócio - seja ele digital ou não - precisa de bom planejamento e bom gerenciamento.
Então, como ter sucesso no empreendedorismo digital? Confira algumas dicas! ;)
O que é empreendedorismo digital
Você sabe o que é o empreendedorismo digital? Não tem nada a ver com aquelas mensagens que prometem ganhar dinheiro fácil com a internet. É o ato de empreender por meios digitais, com negócios que funcionam e são gerenciados através da internet - ou pelo menos a grande maioria dos seus processos.Normalmente, o empreendedorismo digital não exige um investimento inicial tão alto, nem uma estrutura física muito complexa.
Um negócio digital pode ser um e-commerce, cursos on-line, uma web TV, um blog com conteúdos específicos e muitos outros.
Um e-commerce, ou loja virtual, irá necessitar dos mesmos processos de uma loja física: controle de estoque, caixa, logística de pagamento e entrega, entre outros. Ainda assim, o investimento para abrir uma loja on-line é infinitamente menor.
Outra alternativa, especialmente se você é especialista em alguma área, é vender infoprodutos, que são materiais como e-books ou vídeo-aulas, por exemplo. Na internet, as pessoas estão sempre em busca de produtos, informação e conhecimento. Se o seu material for de qualidade, com certeza haverá pessoas interessadas nele.
Conceitos do empreendedorismo digital
Se este nicho digital lhe atrai, é fundamental que você esteja por dentro de alguns conceitos do empreendedorismo digital.Um dos principais é o marketing digital. Conhecer esta área e entender suas principais estratégias é extremamente importante. Mesmo que você terceirize esta parte, precisará conhecer minimamente os seus conceitos.
Elabore um plano de marketing digital. Ele lhe ajudará a divulgar o seu negócio e torná-lo conhecido para o seu público-alvo. Tenha em mente que você utilizará a internet para isso, mas precisa atingir as pessoas certas. Escolha os canais que você quer utilizar para isso: site, blog, rede social, entre outros, e entenda como isso irá ajudar a alavancar o seu negócio.
Saiba que a internet é uma ferramenta extremamente dinâmica e você precisará estar em constante aperfeiçoamento. Por isso, mantenha-se informado: leia, atualize-se, faça cursos e o que mais estiver ao seu alcance.
Como ser um empreendedor digital
Você quer ser um empreendedor digital. Mas por onde começar?Assim como em qualquer tipo de negócio, é bom você conhecer o seu mercado e a área na qual pretende atuar. Também, é interessante que você tenha noção de outros negócios na internet semelhantes ou iguais aos seus. Analise a sua concorrência, o que eles vêm fazendo e de que forma.
É importante saber que para empreender não basta somente a vontade. É preciso planejamento, muito cuidado e esforço. Nada acontece da noite para o dia e os mais ansiosos podem se frustrar facilmente.
Em primeiro lugar, se você já escolheu o seu negócio e sabe em que área pretende atuar, é o momento de escolher o seu nicho de mercado. Como o alcance da internet é quase ilimitado, você pode acabar perdido se não tiver bem claro qual é o seu público-alvo. Para quem você pretende vender o seu produto ou serviço? Pense não somente em dados como idade e classe social, mas também no estilo de vida, profissão e hábitos destas pessoas, por exemplo.
Feito isso, você deve elaborar um plano de negócios. O que é um plano de negócios? É um documento que irá direcionar o seu negócio e calcular os riscos dele. É extremamente importante para que você veja as potencialidades e saiba quais os primeiros passos a dar.
Por fim, monetize o seu negócio! Se você está pensando em empreender, provavelmente visa ao lucro. Então, planeje como o seu negócio irá se sustentar até que comece a gerar lucro e caminhar com as próprias pernas.
Motivos para se aventurar no empreendedorismo digital
Existem muitos motivos que levam cada vez mais pessoas a empreender no universo digital. Listamos abaixo alguns deles:- Facilidade e crescimento do acesso à internet: cada vez mais as pessoas estão conectadas e isto torna o ambiente digital extremamente propício para negócios totalmente on-lines. Segundo dados do IBGE, em 2016, 54% já tinham acesso à internet e este número só tende a crescer, assim como o número de consumidores virtuais.
- Negociações facilitadas: com serviços on-line e mensagens instantâneas, praticamente tudo é resolvido na hora, você não precisa de encontros presenciais, nem de deslocamento.
- Facilidade de atingir pessoas: com a internet você pode fazer com que o seu negócio atinja diferentes pessoas em qualquer lugar do mundo. Com boas estratégias de marketing, você conseguirá vender para pessoas que, salvo exceções, com um negócio local, seria inviável.
- Investimento baixo: tanto o investimento inicial, quanto os custos operacionais, são relativamente baixos. Claro, dependerá do negócio que você montar, mas alguns deles só necessitam de uma pessoa e um computador. Nada de uma grande estrutura ou muitos funcionários!