Como ter sucesso no empreendedorismo digital

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Atualmente, com a crise financeira e política que se abateu sobre o nosso país, muitas pessoas perderam seus empregos formais. Com isso, inúmeras delas passaram a empreender. É nesse contexto que entra em cena o empreendedorismo digital.

Atualmente, com a crise financeira e política que se abateu sobre o nosso país, muitas pessoas perderam seus empregos formais. Com isso, inúmeras delas passaram a empreender. Com a escassez de vagas de trabalho, o empreendedorismo tem sido a opção de sobrevivência de muitas famílias. É nesse contexto que entra em cena o empreendedorismo digital.

O empreendedorismo digital tem atraído muitas pessoas pelas possibilidades de comodidade, flexibilidade e, obviamente, por ser remunerado por algo que lhes traga satisfação. É, para muitos, a oportunidade de fazer o que se gosta e ainda ser remunerado por isso. O que nem todos analisam, porém, é que iniciar o próprio negócio - inclusive na internet - é trabalhoso, exige dedicar muito tempo e esforço e o retorno pode não ser imediato.

Por isso, empreender não é tarefa simples. Exige planejamento, dedicação, disciplina e, claro, muito trabalho! Nem sempre a promessa de baixo investimento e rápido retorno se concretiza. É necessário bastante esforço para que o seu negócio dê certo e, de fato, cresça e prospere. O que, certamente, é o seu objetivo!

Na era da internet e com acesso cada vez mais simples e facilitado, o empreendedorismo digital tem sido uma das áreas mais procuradas para empreender. Normalmente, possui baixo investimento inicial e esse é o seu grande atrativo. Contudo, como todo e qualquer negócio - seja ele digital ou não -  precisa de bom planejamento e bom gerenciamento.

Então, como ter sucesso no empreendedorismo digital? Confira algumas dicas! ;)

O que é empreendedorismo digital

Você sabe o que é o empreendedorismo digital? Não tem nada a ver com aquelas mensagens que prometem ganhar dinheiro fácil com a internet. É o ato de empreender por meios digitais, com negócios que funcionam e são gerenciados através da internet - ou pelo menos a grande maioria dos seus processos.

Normalmente, o empreendedorismo digital não exige um investimento inicial tão alto, nem uma estrutura física muito complexa.

Um negócio digital pode ser um e-commerce, cursos on-line, uma web TV, um blog com conteúdos específicos e muitos outros.

Um e-commerce, ou loja virtual, irá necessitar dos mesmos processos de uma loja física: controle de estoque, caixa, logística de pagamento e entrega, entre outros. Ainda assim, o investimento para abrir uma loja on-line é infinitamente menor.

Outra alternativa, especialmente se você é especialista em alguma área, é vender infoprodutos, que são materiais como e-books ou vídeo-aulas, por exemplo. Na internet, as pessoas estão sempre em busca de produtos, informação e conhecimento. Se o seu material for de qualidade, com certeza haverá pessoas interessadas nele.

Conceitos do empreendedorismo digital

Se este nicho digital lhe atrai, é fundamental que você esteja por dentro de alguns conceitos do empreendedorismo digital.

Um dos principais é o marketing digital. Conhecer esta área e entender suas principais estratégias é extremamente importante. Mesmo que você terceirize esta parte, precisará conhecer minimamente os seus conceitos.

Elabore um plano de marketing digital. Ele lhe ajudará a divulgar o seu negócio e torná-lo conhecido para o seu público-alvo. Tenha em mente que você utilizará a internet para isso, mas precisa atingir as pessoas certas. Escolha os canais que você quer utilizar para isso: site, blog, rede social, entre outros, e entenda como isso irá ajudar a alavancar o seu negócio.

Saiba que a internet é uma ferramenta extremamente dinâmica e você precisará estar em constante aperfeiçoamento. Por isso, mantenha-se informado: leia, atualize-se, faça cursos e o que mais estiver ao seu alcance.

Como ser um empreendedor digital

Você quer ser um empreendedor digital. Mas por onde começar?

Assim como em qualquer tipo de negócio, é bom você conhecer o seu mercado e a área na qual pretende atuar. Também, é interessante que você tenha noção de outros negócios na internet semelhantes ou iguais aos seus. Analise a sua concorrência, o que eles vêm fazendo e de que forma.

É importante saber que para empreender não basta somente a vontade. É preciso planejamento, muito cuidado e esforço. Nada acontece da noite para o dia e os mais ansiosos podem se frustrar facilmente.

Em primeiro lugar, se você já escolheu o seu negócio e sabe em que área pretende atuar, é o momento de escolher o seu nicho de mercado. Como o alcance da internet é quase ilimitado, você pode acabar perdido se não tiver bem claro qual é o seu público-alvo. Para quem você pretende vender o seu produto ou serviço? Pense não somente em dados como idade e classe social, mas também no estilo de vida, profissão e hábitos destas pessoas, por exemplo.

Feito isso, você deve elaborar um plano de negócios. O que é um plano de negócios? É um documento que irá direcionar o seu negócio e calcular os riscos dele. É extremamente importante para que você veja as potencialidades e saiba quais os primeiros passos a dar.

Por fim, monetize o seu negócio! Se você está pensando em empreender, provavelmente visa ao lucro. Então, planeje como o seu negócio irá se sustentar até que comece a gerar lucro e caminhar com as próprias pernas.

Motivos para se aventurar no empreendedorismo digital

Existem muitos motivos que levam cada vez mais pessoas a empreender no universo digital. Listamos abaixo alguns deles:
  1. Facilidade e crescimento do acesso à internet: cada vez mais as pessoas estão conectadas e isto torna o ambiente digital extremamente propício para negócios totalmente on-lines. Segundo dados do IBGE, em 2016, 54% já tinham acesso à internet e este número só tende a crescer, assim como o número de consumidores virtuais.
  2. Negociações facilitadas: com serviços on-line e mensagens instantâneas, praticamente tudo é resolvido na hora, você não precisa de encontros presenciais, nem de deslocamento.
  3. Facilidade de atingir pessoas: com a internet você pode fazer com que o seu negócio atinja diferentes pessoas em qualquer lugar do mundo. Com boas estratégias de marketing, você conseguirá vender para pessoas que, salvo exceções, com um negócio local, seria inviável.
  4. Investimento baixo: tanto o investimento inicial, quanto os custos operacionais, são relativamente baixos. Claro, dependerá do negócio que você montar, mas alguns deles só necessitam de uma pessoa e um computador. Nada de uma grande estrutura ou muitos funcionários!