Thumbnail do post Conheça os 5 melhores filmes sobre o mercado financeiro
Livros e Filmes

Conheça os 5 melhores filmes sobre o mercado financeiro

Conheça os 5 melhores filmes sobre o mercado financeiro

Para você aprender enquanto relaxa no sofá, listamos os 5 melhores filmes sobre o mercado financeiro para você conferir na sua casa. Saiba mais!

(Universal Pictures/Divulgação)

Hoje, iremos listar os 5 melhores filmes sobre o mercado financeiro para que você possa aprender mais sobre finanças de uma maneira mais relaxada e fácil.

Pois na hora de estudar finanças ou/e economia, é importante saber a hora de dar uma pausa. Mas, e se os estudos continuarem de maneira mais divertida e relaxante?

De documentários até ficcionalizações com atores renomados, nossa lista conta com de tudo um pouco. Confira abaixo, os melhores filmes sobre o mercado financeiro!

Os melhores filmes sobre o mercado financeiro

1.A Grande Aposta

(Paramount Pictures/Divulgação)

Começando nossa lista de filmes sobre o mercado financeiro, está um título bastante conhecido.

Recheado com estrelas em seu elenco, A Grande Aposta conta a história de quatro gestores de investimentos que perceberam antes de todos o iminente colapso da economia mundial.

Assim, os quatro decidem capitalizar em cima da situação quando o governo americano se recusa a enxergar a Crise Econômica em 2008.

O filme traz uma abordagem extremamente didática sobre o tema e conta com boas doses de humor e sarcasmo.

A Grande Aposta é estrelado por Brad Pitt, Steve Carell, Ryan Gosling e Christian Bale nos papéis principais, enquanto ainda conta Marisa Tomei, Jeremy Strong, Margot Robbie, entre outros. Disponível via HBO Max e Prime Video.

2.À caça de Madoff

(Jeff Prosserman/Divulgação)

Em 2010, o diretor Jeff Prosserman decidiu contar a história de Bernard Madoff, investidor que foi investigado por mais de dez anos por fraude. Com a quebra da banca de valores em 2008, Madoff chegou à fortuna de US$65 bilhões.

O documentário tem como foco a investigação de Harry Markopolos, que passou uma década com sua equipe tentando colocar o investidor atrás das grades.

À Caça de Madoff mostra a prisão de inúmeros associados de Bernard Madoff, todos envolvidos em casos milionários de fraude.

O documentário gira em torno das entrevistas com convidados, como Markopolos e importantes investidores, como Frank Casey e Neil Chelo, responsáveis por entregar Madoff às autoridades.

3.Enron: Os mais espertos da sala

(Magnolia Pictures/Divulgação)

Em Enron: Os mais espertos da sala, entendemos de maneira clara os perigos de se utilizar de manobras ilegais em Wall Street, como inflação artificial, fraude e outras ferramentas similares.

O documentário foi lançado em 2005 e conta a história da empresa americana de energia Enron Corporation. As operações especulativas manipularam o mercado e os dados contábeis referentes às suas ações.

Enron: Os mais espertos da sala mostra a ascensão e queda Enron Corporation, ambos por meio de atividades ilícitas. O documentário está disponível no YouTube.

4.Capitalismo: Uma História de Amor

(Paramount Vantage/Reprodução)

Outro documentário importante sobre o mercado financeiro é Capitalismo: Uma História de Amor.

Michael Moore, de Tiros em Columbine, leva o seu estilo dinâmico de contar histórias para a bolsa de valores e utiliza a situação para propor uma discussão acerca do capitalismo como um todo.

É justamente partindo do pressuposto dos problemas do Capitalismo que Moore expande sua história.

Em Capitalismo: Uma História de Amor, o diretor usa o colapso mundial, centralizado em Wall Street, para mostrar como o modelo econômico, movido por ganância e poder, corrompeu os ideais de liberdade previstos nas Constituições.

O filme foi lançado em 2009, no ano imediatamente seguinte ao colapso da bolsa de valores e toda a situação econômica decorrente desse momento histórico. Disponível para aluguel via Claro Video.

5.Wall Street: Poder e Cobiça

(20th Century Fox/Divulgação)

Fechando a nossa lista de melhores filmes sobre o mercado financeiro,  um clássico, Wall Street: Poder e Cobiça.

Talvez seja o mais famoso longa produzido sobre a bolsa de valores - ou, no mínimo, rivaliza com O Lobo de Wall Street.

Estrelando Michael Douglas, o filme conta a história de Gordon Gekko, um investidor de renome e frieza em Wall Street.

Assim, entra em cena o jovem Buddy Fox, interpretado por Charlie Sheen. O personagem passa a entender que o objetivo das corretoras não é necessariamente ajudar seus investidores, mas, sim, trazer o máximo de lucro para si.

Wall Street: Poder e Cobiça tem o subtítulo perfeito, afinal, o filme nos mostra exemplos simples e escancarados de ganância. Lançado em 1987, o longa é dirigido por Oliver Stone e ganhou uma sequência em 2010, novamente com Michael Douglas. Disponível no Star+.

Gostou da nossa lista dos melhores filmes sobre o mercado financeiro? Então aproveite para acompanhar tudo sobre finanças em nosso blog!

Mais de Livros e Filmes

Ver mais