Livros e Filmes

O que é coaching de carreira e para que serve? Entenda

Imagem de destaque do post O que é coaching de carreira e para que serve? Entenda

O que é coaching de carreira? Será que ele realmente pode ajudar você a conquistar suas metas profissionais? A resposta é sim. Descubra como aqui

O que é coaching de carreira? Essa, de fato, tem sido uma pergunta muito constante na vida das pessoas que estão em busca de mudanças na vida profissional, porém elas não sabem exatamente o que fazer e como esse profissional atua.

As dúvidas podem aparecer em nossa trajetória profissional e quando estamos diante dessa encruzilha, a melhor coisa a fazer é buscar a ajuda de um coaching de carreira, mas a pergunta que fica é: o que faz um coach de carreira?

O que é coaching de carreira, afinal?

Essencial na vida de muitos profissionais, apesar de ser uma carreira no país, o coaching de carreira é responsável por auxiliar as pessoas que estão querendo dar um novo rumo a sua vida.

No entanto, o que é coaching de carreira? O coaching de carreira é um profissional que ajuda as pessoas a identificarem os objetivos que eles querem no mercado de trabalho e depois disso, eles vão não só criar como desenvolver estratégias que serão colocadas nas mesas.

Aqueles que estão querendo dar uma nova direção as suas carreiras, que querem um novo alinhamento tanto da vida pessoal como profissional precisam contar com a ajuda desse profissional.

O que faz um coach de carreira?

O coach é alguém que vai ajudar as pessoas a terem um conhecimento maior sobre elas mesmas e, ainda, trabalha no desenvolvimento de capacidades para que a pessoa conquiste o sucesso, pois a definição sobre o que é coaching de carreira nada mais é do que por meio de ferramentas trazer o equilíbrio para diferentes campos da vida.

Nas sessões que devem ser previamente marcadas, o profissional vai desenvolver uma conexão diferenciada com o coachee, ou seja, a pessoa que fez a contratação do serviço com o objetivo de instruí-lo no encontro ou reencontro do norte que falta para que ele seja uma pessoa realizada em sua profissão.

A quantidade de sessões e o conteúdo tratado nos encontros varia conforme os objetivos que a pessoa que contratou o serviço tem. Alguns podem estar em busca de um coach para ter clareza na definição de suas metas profissionais, há quem queira subir de cargo e, ainda, melhorar a sua desenvoltura na empresa em que trabalha.

Como o coaching de carreira pode ajudar empreendedores?

O futuro de sua carreira como empreendedor pode estar em jogo diante de tantas mudanças que o cenário econômico vem atravessando e saber o que é coaching de carreira é fundamental para aqueles que querem colocar no mercado novos negócios.

Para os empreendedores, o coaching vai ajudar a trazer reflexões a respeito do seu comportamento, das habilidades, das competências e do conhecimento. A maneira assertiva que o empreendedor passará a ter sobre esses valores fará com que os empreendedores alcancem os seus objetivos.

O uso do coaching auxiliará o empreendedor a estabelecer objetivos e metas dentro de uma realidade palpável. As ações que são estabelecidas para o coachee, ou seja, para o empreendedor, vão ser feitas para que a pessoa seja capaz de alcançar metas que podem ser mensais, semanais e até diárias, por isso os objetivos são de curto, médio e de longo prazo.

Seja para dar início a um projeto ou recorrer a uma franquia, independentemente das duas situações, um negócio é sempre um desafio. Por isso, a contratação do coaching deve ser feita bem no início do projeto, pois o profissional será fundamental no estabelecimento de metas e objetivos e de ações que devem ser feitas para que os resultados desejados sejam alcançados.

O que o coaching vai trabalhar com um empreendedor é: planejamento estratégico, autoconhecimento, gestão de tempo, foco, motivação, comprometimento, comunicação, relacionamento, desenvolvimento de habilidades, eliminação de crenças limitantes e sabotadoras, descoberta de novas competências, aprimoramento de capacidades, visão sistêmica, propósito e controle e inteligência emocional.

Conheça 4 empreendedores de sucesso que fizeram coaching de carreira

Um dos empreendedores mais famosos no Brasil e mundo, sem dúvida alguma, é Abílio Diniz. Ele deu início ao seu negócio com uma doçaria chamada de Pão de Açúcar. Durante a juventude, sua vida ficou dividida entre os estudos, pois fez administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, e a prática de esportes.

Em estudos nos EUA, fizeram com que investisse na criação do seu supermercado. Como é persistente, Abílio Diniz mesmo sofrendo alguns reveses não desistiu. A crise na economia brasileira fez com que ele precisasse demitir mais de 20 mil funcionários, mas não desistiu!

Com coragem e insistência, ele foi procurar soluções práticas, pois seu objetivo era ter progresso e força. Isso fez com que ele tivesse capacidade para ver novas oportunidades e com isso, os seus negócios cresceram ainda mais.

Fundador da Cacau Show, Alexandre Costa começou vendendo ovos de Páscoa de porta em porta quando tinha apenas 14 anos. Com muito suor de insistência, o fundador da empresa conquistou o investimento necessário para poder espalhar os produtos que tinha de norte a sul do país.

Com ideia, produto e iniciativa, ele contribuiu com a economia brasileira, pois conseguiu obter lucros pra si, expandiu sua marca e conseguiu conquistar seu espaço tanto pessoal quanto profissional. De fato, ele é um empreendedor de sucesso.

A Cacau Show tem mais de 20 anos de existência, mais de 800 lojas espalhadas pelo país em 350 cidades. Gerando emprego para muitas pessoas com um faturamento que ultrapassa 100 milhões de reais.

Força do destino. Assim pode ser definida a história de Antônio Alberto Saraiva, pois ele precisou assumir a padaria do pai, após ele ter sido assinado dentro do negócio. Com espírito empreendedor, mesmo cursando medicina, teve personalidade para apostar em um fast food especializado em comida árabe.

Com um cardápio diferenciado composto por quibes, beirutes e esfihas, o Habib’s hoje tem mais de 400 estabelecimentos. Com tino para negócio, ele viu nesse nicho de mercado uma ótima oportunidade.

A dona da franquia Sodiê, Cleusa Maria da Silva, também é um ótimo exemplo para quem está querendo empreender. Com 9 anos, trabalhava cortando e conforme o tempo passou, foi atuar como empregada doméstica.

A confeitaria surgiu quando sua patroa pedia que ela fizesse bolos e isso a motivou a investir em uma jornada dupla para começar o sonho do negócio próprio. Inaugurada em 97, a marca passou por dificuldades, mas 10 anos depois sua franquia estava consolidada.

 

 

Mais de Livros e Filmes

Ver mais