Dicas Práticas

10 dicas de empreendedorismo essenciais para montar seu negócio

Imagem de destaque do post 10 dicas de empreendedorismo essenciais para montar seu negócio

Se você, como muitos brasileiros atualmente, está pensando em empreender, saiba que é possível transformar aquele sonho em negócio. É hora de conhecer as 10 melhores dicas de empreendedorismo.

Muitas pessoas têm sonhos e ideias, mas não as colocam em prática. Essa é a diferença entre pessoas comuns e empreendedores. Empreendedor é aquele que transforma ideias em negócios.

Empreender significa unir uma oportunidade e uma paixão. Isso porque uma coisa está atrelada à outra. Você pode gostar de uma atividade, mas precisará identificar uma oportunidade para transformá-la em negócio. E o contrário é verdadeiro. Se o que você fizer não tiver paixão, dificilmente prosperará.

Então, vamos colocar a mão na massa? Confira abaixo algumas dicas de empreendedorismo essenciais para montar o seu negócio!

Dicas de empreendedorismo: conhecimentos essenciais para entrar no mercado

Qualquer pessoa que queira abrir um negócio próprio, deve ter alguns conhecimentos sobre empreendedorismo. Mais cedo ou mais tarde você sentirá a necessidade deles.

Mas o que significa, afinal, empreender? Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que levam à transformação de ideias em oportunidades.

Todos os autores enfatizam, contudo, que o empreendedor é aquele que identifica uma oportunidade. É aquela pessoa que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

É extremamente importante, contudo, que o seu nicho de atuação seja algo que você goste de fazer - de preferência que tenha paixão por ele. Pois você se dedicará muito a esse novo negócio, muitas horas por dia e durante muitos anos. Pelo menos essa é a ideia inicial!

Pense no seu mercado e no seu cliente. Conheça-o a fundo. Obtenha o máximo possível de informações sobre o seu cliente potencial. Descubra quais são os problemas dele e de que forma a sua empresa pode solucioná-los.

Da mesma forma, o seu produto ou serviço precisa entregar uma solução para o seu cliente. Precisa de um diferencial e valor agregado.

Além disso, tenha capacidade de assumir riscos, pois empreender é isso!

 

startup empreendedorismo

Top 10 dicas de empreendedorismo para montar seu negócio

Para montar o seu negócio, você precisará de alguns conhecimentos de empreendedorismo para que consiga ter bons resultados.
  1. Compartilhe a sua ideia: não tenha medo que outras pessoas possam roubar a sua ideia, compartilhe-a com pessoas que tenham experiência na área, especialmente outros empreendedores. Compartilhar conhecimento é fundamental!
  2. Planeje: a grande falha da maioria dos empreendedores é não dar a devida importância ao planejamento. Elabore um plano de negócios e valide-o. Lembre-se que, quanto mais rápido você invalidar uma ideia, menor será o prejuízo.
  3. Conheça o mercado e os clientes: pode parecer óbvio, mas conhecer o mercado e os clientes vai muito além de traçar um perfil para o seu público-alvo. Você precisa conhecer as necessidades e problemas do seu cliente para oferecer soluções adequadas.
  4. Fuja da informalidade: pode parecer tentador começar seu negócio hoje mesmo, mas sem formalizar-se, você não poderá crescer. Cedo ou tarde você precisará de um CNPJ para emitir notas, ter uma conta bancária jurídica, entre outros serviços.
  5. Seja um bom gestor: não basta ter conhecimento na sua área específica, você precisará entender de administração para levar qualquer negócio adiante.
  6. Organize a parte financeira: ter a parte financeira da sua empresa organizada é fundamental. Com uma simples planilha já é possível criar um fluxo de caixa e controlar as entradas e saídas.
  7. Divulgue: não importa o porte do seu negócio, todos eles precisam ser divulgados. Atualmente, isso está muito facilitado com a ajuda da internet. As redes sociais são ótimas para isso. Mas se você não tiver tempo ou familiaridade com esse tipo de comunicação, não exite em contar com a ajuda de um profissional.
  8. Escolha o seu nicho: analise o seu perfil e decida em qual nicho você deseja atuar. Quanto mais específico for, mais chances de atingir com sucesso o seu público.
  9. Mantenha-se atualizado: informe-se, leia, aprenda! Esteja sempre em constante atualização. Não precisam ser cursos formais, há muitos materiais na internet, inclusive gratuitos.
  10. Tenha um diferencial: depois que você conhece o problema do seu cliente e oferece a solução, ainda precisa ter em mente que muitas empresas oferecem o mesmo produto/serviço. Por isso, o diferencial é tão importante, pois torna-se mais fácil competir.

Dicas de empreendedorismo na prática: parta para a ação!

O empreendedor é aquele que não tem medo e que não está disposto a desistir. Essas características são fundamentais para quem quer abrir um novo negócio.

Por isso, jogue para ganhar! Se não deu certo na primeira tentativa, aprimore-se, dedique-se a aprender e entre em campo novamente. Empreender também é estudo e dedicação.

Situações de risco são inerentes a qualquer negócio e, se você não tem muito tolerância a elas ou se sentir medo, talvez o mundo dos negócios não seja para você. Você passará por muitas situações difíceis que fazem parte do processo e estar preparado para elas é fundamental.

Além disso, uma dica é: entregue mais do que você promete. Todo mundo gosta de ser surpreendido positivamente. Pense em algo que você pode fazer além pelo seu cliente, algo original e que ele não espere. É garantia de sucesso!

E, por fim, opte por trabalhar com desconto ou qualidade, essa precisa ser uma decisão estratégica do seu negócio. Se o seu produto gera valor, de fato, para seus clientes, eles pagarão por isso. Além disso, competir por preço é sempre mais difícil, principalmente para uma pequena empresa.

Então, preparado para empreender? Comece agora mesmo, parta para a ação com a ajuda da Universidade BIZREVOLUTION.

Entra lá e saiba com a Universidade BIZREVOLUTION pode te ajudar a empreender e bater suas metas!

Mais de Dicas Práticas

Ver mais