Thumbnail do post Como estudar melhor? Veja 5 dicas práticas
Dicas Práticas
Educação

Como estudar melhor? Veja 5 dicas práticas

Como estudar melhor? Veja 5 dicas práticas

Quer conferir algumas dicas sobre como estudar melhor? Selecionamos 5 super ideias para você melhorar o seu desempenho. Confira.

Em um mundo globalizado e diante de um mercado em constante transformação, a busca por dicas sobre como estudar melhor tem ganho destaque nos ambientes escolares, empresariais e residenciais.

Aprender é uma necessidade inerente do ser humano e a partir do seu nascimento ele está em contato com novas descobertas e praticamente por toda a vida está no processo de aprendizagem e conquista de novos conhecimentos.

Especialmente falando de um mercado de trabalho altamente dinâmico e extremamente competitivo para o sucesso profissional, a demanda por novos saberes, atualizações e aperfeiçoamento é praticamente incessante.

Partindo do princípio que o tempo que você dedica ao seu estudo é investimento para o seu futuro, selecionamos 5 dicas práticas para ajudar a melhorar a sua aprendizagem.

Vamos conferir?

Entenda como estudar melhor com essas 5 dicas

É comum encontrarmos pessoas afirmando que gostariam de ter mais tempo para estudar melhor, seja para passar no vestibular, em concursos ou mesmo estudantes que iniciaram a vida acadêmica ou estão realizando pós-graduações, mestrados e outras especializações.

Fato é que aprender é um dos investimentos mais valiosos do mercado, por isso selecionamos algumas dicas sobre como estudar melhor para você aproveitar mais o seu tempo.

São elas:

Varie de conteúdo e tema

Nossa primeira dica sobre como estudar melhor é variar de conteúdo e tema, ou seja, não dedicar todo o seu tempo para ficar focado em apenas uma área.

Por exemplo, caso você esteja fazendo um curso de investimentos e passou o tempo conferindo regras e normas do mercado, inclua no seu estudo algum tempo para leitura sobre empreendedorismo, por exemplo, ou outro tema pertinente, mas diferente.

Outra dica é se você está estudando história, por alguns longos minutos, passe para outra disciplina, como idiomas, por exemplo.

Essa variação de conteúdo e temas ajuda a evitar confusões entre os assuntos vistos e  tornar o seu estudo mais produtivo.

Outra dica é alternar os recursos utilizados. Então, varie e utilize de:

  • Leituras;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Resumos;
  • Revisão;
  • Realização de exercícios.

Ensine o que aprendeu

São vários os estudos que apontam que a metodologia ativa é super eficaz no processo de aprendizagem.

Um deles é a pirâmide da aprendizagem desenvolvida pelo National Training Laboratories  (Washington, EUA).

Esse estudo sugere que boa parte dos estudantes lembra apenas 10% do conteúdo lido nos livros, mas, em compensação, a maioria dos alunos retém quase 90% do que aprende ensinando outras pessoas.

Desse modo, uma dica super útil sobre como estudar melhor é ensinar o que você aprendeu.

Impeça a curva do esquecimento

Todos somos suscetíveis à curva do esquecimento, conceito criado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus que representa o tempo que levamos para não lembrar as informações estudadas.

Segundo essa curva, no final do dia só lembraremos 75% daquilo que estudamos pela manhã.

Esse percentual aumenta para 50% após 24 horas e, ao término de 30 dias, só lembraremos em torno de 5% do conteúdo estudado.

Desse modo, outra dica sobre como estudar melhor é buscar impedir a curva do esquecimento e isso só é possível priorizando as revisões dos conteúdos periodicamente.

Invista na aprendizagem contextual

Uma importante dica sobre como estudar melhor é compreender que cada pessoa tem um processo individual de aprendizagem.

Isso significa dizer que um método de estudo que é muito produtivo para um amigo seu, pode não ser eficiente para você.

Então, para tornar o seu estudo mais produtivo, o ideal é investir na aprendizagem contextual, método que sugere que cada aluno crie o seu jeito próprio para estudar.

Como funciona? Ao invés de dedicar seu tempo de estudos usando de tentativas para decorar e memorizar a matéria, a aprendizagem contextual propõe que você personalize o seu método criando conexões entre as ideias.

A ideia é fazer conexões relacionando as informações estudadas de forma que elas façam sentido para você.

Escolha um ambiente propício para o estudo

Nossa última dica sobre como estudar melhor é buscar o ambiente ideal para o seu estudo.

Nessa hora, é importante destacar que muitas pessoas são mais produtivas estudando em um ambiente tranquilo e silencioso, sem ruídos ou presença de outras pessoas. Já outras, preferem ouvir música.

Caso você goste de músicas, opte pelas instrumentais, algumas vezes as cantadas podem promover distrações.

Opte sempre por estudar sentado, usando uma mesa organizada que possibilite o fácil acesso de livros, apostilas, celular, notebook e demais itens. Tenha uma cadeira que lhe deixe com a postura em posição correta e confortável.

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como estudar melhor, que tal continuar no blog e conferir outros temas de seu interesse?

Mais de Dicas Práticas

Ver mais