Thumbnail do post Entenda o que é coaching pessoal para empreendedores
Dicas Práticas

Entenda o que é coaching pessoal para empreendedores

Entenda o que é coaching pessoal para empreendedores

Quer descobrir as melhores dicas de coaching pessoal para aplicar na vida e nos negócios? Acesse este post e descubra todas as respostas!

Como o coaching pessoal pode ajudar empreendedores?

Muitas vezes, chega um momento da nossa vida que nos sentimos perdidos, sem saber muito bem qual caminho seguir. Ou, ainda, parece que fazemos de tudo para alcançar os nossos objetivos, mas nada funciona.

Você já se sentiu assim?

Se a sua resposta foi sim, saiba que existe uma metodologia que pode fazer verdadeiros milagres pela sua realização pessoal. Trata-se do coaching pessoal.

Se você é empreendedor ou quer empreender, o coaching pessoal é para você. Mas o que o coaching pessoal pode fazer pela sua carreira? O coaching pessoal não auxilia o indivíduo a alcançar objetivos pessoais?

Calma, vamos entender melhor o que é coaching pessoal para empreendedores e como ele pode dar aquela guinada nos seus sonhos de vida e de carreira.

Coaching pessoal: significado

Coaching é uma metodologia que guia indivíduos, times e empresas para alcançarem resultados positivos e elevarem a sua performance.

As estratégias do coaching estão baseadas no autoconhecimento e em ações contínuas de aprendizagem.

O coaching pessoal ou coaching de vida é o processo que tem sua metodologia focada nas realizações do indivíduo. Obviamente, ele também dará suporte para questões profissionais, pois fazem parte do indivíduo.

Porém, o processo focado em potencializar carreira e objetivos profissionais é o coaching de carreira.

O coaching pessoal ajuda a identificar objetivos, definir metas, desenvolver o autoconhecimento, identificar pontos fortes e de melhoria e, claro, monitorar o progresso rumo ao alcance dos sonhos.

O processo de coaching tem início, meio e fim. Ele prevê a definição de metas e objetivos, definição de meios para atingi-los e, por fim, o alcance das metas desejadas.

Para que serve o coaching pessoal?

O coaching pessoal irá ajudar o indivíduo a identificar aspectos e questões que bloqueiam o seu crescimento pessoal e, a partir disso, trabalha para alcançar qualquer meta desejada.

Trata-se de um processo de transformação pessoal bastante profundo, quando aplicado corretamente e levado a sério.

Ser honesto consigo mesmo e identificar aspectos negativos na própria personalidade não é uma tarefa simples. A partir disso, o coach dará as orientações necessárias para que as melhorias sejam alcançadas.

Ele ajudará na definição das metas e ajudará a viabilizar meios para alcançá-las. O coach ajudará a identificar padrões comportamentais que impedem o desenvolvimento pessoal do indivíduo.

Atualmente, surgiram várias ramificações do coaching pessoal: coaching de relacionamentos, coaching de emagrecimento, coaching financeiro, entre outros.

Entre os principais benefícios do coaching pessoal, estão:

  • Controle dos impulsos negativos
  • Melhora da comunicação e das relações interpessoais
  • Melhora da qualidade de vida
  • Autoconhecimento
  • Desenvolvimento de habilidades específicas
  • Conquista de metas pessoais

Como o coaching pessoal pode ajudar empreendedores?

O coaching pessoal ou de vida pretende fazer uma verdadeira transformação no indivíduo. Dessa forma, é praticamente impossível que isso não se reflita também na vida profissional.

Muitas vezes, a nossa carreira vai de vento em popa, mas a nossa vida pessoal está atribulada ou fora de ordem e vice-versa. O ideal, contudo, é que os diversos setores da nossa vida estejam em harmonia e equilíbrio. Senão, mais cedo ou mais tarde, o que não vai bem acabará afetando o resto.

Há tempos atrás acreditava-se que vida pessoal e profissional não deviam ser misturadas em hipótese alguma. De fato, não convém levar problemas do trabalho para casa e vice-versa.

No entanto, hoje em dia está muito claro que os profissionais que estão à frente das empresas são, antes de tudo, pessoas. E pessoas são cheias de qualidades e defeitos.

Por isso, o coaching pessoal pode ajudar empreendedores de maneira muito assertiva. Através das sessões com o coach, o indivíduo passa a se conhecer melhor e, assim, consegue desenvolver habilidades específicas.

Sabemos que no universo corporativo, especialmente para quem empreende, algumas competências são fundamentais. Nesse sentido, o coaching pode auxiliar a desenvolver algumas delas, tais como a comunicação, as relações interpessoais, a resiliência e a inteligência emocional.

Iniciar um negócio do zero é um desafio e tanto e poder contar com uma metodologia que auxilie em um nível mais amplo é sempre bom. O coaching irá identificar o momento de vida em que o indivíduo se encontra e orientar a promoção de melhorias, sempre visando o alcance das metas previamente traçadas.

No processo do empreendedorismo, o coaching ajudará a manter o foco e a resiliência, além de apoiar as tomadas de decisões.

Top 5 dicas de coaching pessoal para aplicar nos negócios

Então, pronto para colocar alguns insights em prática? Confira o top 5 dicas de coaching pessoal para aplicar nos negócios:

1- Estabeleça metas: sem metas, não há ganho algum, pois você não sabe se está atingindo os seus objetivos ou não. Então, defina metas a curto, médio e longo prazo. Seja otimista, mas também realista.

2- Mantenha o pensamento positivo: os nossos pensamentos alimentam as nossas emoções, por isso, monitore-os. Preocupe-se com problemas reais, evitando a preocupação. Se você pensa em coisas ruins, imediatamente experimenta sentimentos negativos. Da mesma forma, evite pessoas negativas e pessimistas, pois elas acabam minando os seus pensamentos.

3- Busque sempre o autoconhecimento: conhecer a si mesmo profundamente é um processo profundo e contínuo. Observe-se sempre, analise o que deu errado e o que levou a resultados positivos. Identifique os seus pontos fortes e fracos.

4- Assuma a responsabilidade: lembre-se sempre que você é o único responsável pelos resultados da sua vida pessoal e profissional. As decisões que você tomar hoje refletirão no seu futuro.

5- Não tenha medo de errar: as falhas farão parte sempre da nossa vida. Não tenha medo de falhar, mas comprometa-se a aprender com os seus próprios erros e progredir. O amadurecimento, a mudança e o alcance dos objetivos levam tempo e errar faz parte do processo. Você precisará rever suas estratégias em algum momento e talvez até estabelecer novas metas.

Mais de Dicas Práticas

Ver mais