Como começar a escrever um livro? Essa é uma pergunta comum para aqueles que sonham em ver uma obra sua publicada! Se você também possui esse desejo, confira nossas dicas!
Como começar a escrever um livro? Essa é uma pergunta comum para aqueles que sonham em ver uma obra sua publicada e, até mesmo, transformar a paixão pela escrita em um negócio criativo! No entanto, nem sempre o começo é muito fácil, pois muitas são as dúvidas!
A fim de ajudar aqueles que querem saber como começar a escrever um livro, o primeiro passo é desenvolver uma ideia, afinal ela será o norte do trabalho que começa a ser desenvolvido.Não quer dizer que a história já começará a surgir, pois o conceito da obra poderá aparecer de uma ideia geral de enredo, de uma imagem onde a história acontecerá ou mesmo da descrição do personagem principal ou de alguém que será muito importante no livro.
Muitos podem achar a criação de um conceito para a obra pode ser algo vago, mas é ele que fará com que o livro seja muito interessante.
Ajuda para escrever um livro: por onde começar?
Depois da criação de um conceito, o início da obra exigirá do autor muita pesquisa, pois como começar a escrever um livro requer muita informação.
Se você for escrever, por exemplo, sobre uma ficção que se passa no futuro sobre videogames, faz-se necessário realizar diversas observações sobre como as crianças se comportam com os jogos que surgem dia após, os locais onde elas costumam jogar, quais as características delas e desses ambientes e, ainda, é preciso não só ler tudo ou quase tudo sobre o tema como também jogar.
Jogar? Sim! Se você que quer saber como começar a escrever um livro sobre videogames, por exemplo, o primeiro passo é jogar e muito! Essa experiência será extremamente positiva, pois te ajudará a vivenciar o mundo dos jogadores e isso fará com que você tenha mais ideias para falar sobre o tema.
Após ter feito a pesquisa e estar imerso no mundo dos videogames, agora o autor precisará desenvolver o conceito e essa é a chave para que o enredo da sua história seja construído.
Caso sua ideia seja trazer um conceito com maior complexidade, será preciso encontrar uma resposta lógica para apontar os resultados e as consequências das ações que foram desenvolvidas na história.
Acima falamos do videogame, para dar maior profundidade ao tema, podemos responder à pergunta sobre quem é o desenvolvedor dos jogos, por que ele faz isso e o que acontece com os meninos e meninas que amam esse tipo de jogo.
É preciso ainda que o autor considere para quem o livro será destinado, ou seja, seu público-alvo. Esse cuidado na hora de saber como começar a escrever um livro faz-se necessário, pois seja uma determinada faixa etária, um grupo étnico ou qualquer que seja o público a quem se destina a obra, essas pessoas têm particularidades e gostos diferentes.
Ao considerar isso, ficará muito mais fácil desenvolver a sua ideia, implantar os personagens e, principalmente, fazer com que história seja atrativa. É importante salientar para aqueles que querem saber como começar a escrever um livro que a escolha que você fez não deve te limitar. Como assim?
Não quer dizer que o fato de você ter escolhido sobre videogames impedirá que adultos, por exemplo, leiam o seu livro, pois sua história pode ser muito interessante! Um exemplo disso são os livros do Harry Potter. O bruxo não só conquistou crianças e adolescentes como também muitos adultos.
Contudo, o autor que quiser atingir diferentes pessoas, precisa em ser livro descrever de forma completa tanto os personagens quanto os acontecimentos, pois só assim a obra será algo fácil para qualquer leitor.
Muita gente por aí começa a escrever sem planejar! Isso é um erro! Para aqueles que desejam saber como começar a escrever um livro, depois de tudo o que foi dito acima é chegado o momento de determinar como será desenvolvida a estrutura do livro. Opte por uma estrutura que combine com sua forma de escrever.
Além disso, é preciso ainda definir qual será o conflito que terá maior profundidade na história. Os temas também precisam ser trabalhados, porque querendo ou não, ele estará presente na sua obra, afinal é o tema a parte central história.
O autor precisa ter em mente que será necessário dar sua opinião sobre o tema. Analise o que está sendo tratado, o que pode e o que não pode ser incluso e desenvolva o enredo de uma forma que te ajude a mostrar de uma forma clara suas ideias e opiniões.
Como aprender a escrever um livro?
Acima, demos algumas dicas para aqueles que estão em busca de informações para saber como começar a escrever um livro. No entanto, se você quer mais conhecimento, uma boa dica é se inscrever no curso Como Escrever Um Livro e Publicar Na Amazon Gratuitamente.
Ao fazer esse curso, o interessado em escrever o livro não precisará mais ficar lutando junto as editoras tradicionais para conseguir um espaço e nem mesmo bancar a publicação em editoras de pequeno porte.Mas, o aluno terá acesso a informações confiáveis que o ajudarão a publicar os seus livros sem gastar nada!
É fato que as pessoas que investirem nesse curso não precisarão mais passar por nenhuma dificuldade nesse mercado tão concorrido. Os módulos do curso estão divididos de uma forma simples e didática para ajudar aqueles que realmente querem ser escritores.
Como começar a escrever e dar continuidade diariamente?
Muitas vezes, você já começou a escrever um livro, mas desistiu no meio do caminho, não é mesmo? Faltou inspiração, vontade, tempo e muitos outros motivos que te levaram a abandonar a sua jornada.No entanto, aqueles que querem aprender como começar a escrever um livro precisam de muita disciplina para não desistir na primeira falta de inspiração que surgir! O autor precisará se organizar para todos os dias, tendo ou não inspiração, sentar e escrever.
No começo, ele não precisará e nem conseguirá escrever 20, 30 páginas. O ideal é desenvolver o hábito de escrever todos os dias, pois isso ajudará e muito a compor a história e não permitirá que o desânimo ou a falta de inspiração atrapalhem sua empreitada.