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Como elaborar um planejamento de vendas efetivo? Descubra aqui!

Como elaborar um planejamento de vendas efetivo? Descubra aqui!

Em busca de instruções sobre como montar um planejamento de vendas verdadeiramente eficaz? Confira todas as respostas neste post!

Vender mais e melhor é um desafio que exige planejamento. Assim como todas as ações estratégicas de uma empresa, a área de vendas precisa de um planejamento para que os objetivos sejam claros e o acompanhamento constante. Mas como montar um planejamento de vendas?

Planejar de forma sistemática e permanente contribui diretamente para o sucesso das vendas e do seu negócio, pois permite que se acompanhe o desenvolvimento das ações e estratégias, fazendo ajustes e correções necessárias ao longo do caminho.

Muitos vendedores, por desconhecimento ou inexperiência, acabam colocando em prática suas ações instintivamente. No entanto, com um bom planejamento, você pode ser muito mais assertivo e eficaz em suas práticas.

Mas como elaborar um planejamento de vendas efetivo? Descubra aqui! Não é um bicho de sete cabeças e com algumas dicas simples você estará apto para começar o seu. O plano de vendas lhe dará previsibilidade e, consequentemente, controle e muito mais tranquilidade.

Como montar um planejamento de vendas?

O plano de vendas é uma parte estratégica de qualquer negócio. Planejar é essencial para uma empresa e o objetivo do plano de vendas é traçar metas e estratégias para chegar até elas.

planejamento de vendas

Mas por onde começar? Se você está iniciando do zero, estabeleça metas razoáveis. O simples fato de já existir um planejamento fará com que ele seja aperfeiçoado gradativamente. O mais importante é dar o primeiro passo.

Para a elaboração do seu planejamento de vendas, tenha em mente esses objetivos:

  • Definir as metas de venda;
  • Escolher uma estratégia de vendas adequada para o seu mercado;
  • Identificar táticas de vendas;
  • Motivar a equipe de vendas;
  • Estabelecer um orçamento;
  • Estabelecer métricas claras;
  • Revisar e analisar o desempenho periodicamente.
Invista nos clientes atuais: as estratégias do seu plano devem ser focadas, primeiramente, nos seus clientes atuais, pois captar novos é mais difícil e mais caro. O seu cliente atual já conhece sua marca e produto e, portanto, é muito mais fácil vender para ele.

Veja alguns itens sobre aos quais você deve estar atento:

1- Antecipe-se

Sabe quando chega dezembro e você pensa que precisa elaborar o plano de vendas do próximo ano? Você já está atrasado! A hora de pensar no seu planejamento anual é, pelo menos, no mês de outubro, pois assim terá tempo de elaborá-lo e já implementá-lo em janeiro do ano seguinte.

2- Analise o ano

É impossível traçar metas sem conhecer o que tem se passado até o momento. Analise o que funcionou e o que deu errado para projetar o ano seguinte.

3- Faça um rascunho das metas

As metas são importantíssimas, mas elas podem acabar mudando ao longo do caminho. Mas lembre-se de que elas precisam ser reais e você precisa de ferramentas para alcançá-las. Esse é o momento de pensar em contratações e treinamentos.

4- Conheça o seu produto

Conheça muito bem aquilo que você vende e a concorrência também. Analise o mercado, as métricas do ano e tenha isso sempre em mente ao elaborar o seu plano de vendas.

5- Corrija o rumo

Ao longo do período, avalie seu planejamento, pois, muitas vezes, é preciso repensar as ideias iniciais. Não deixe de fazer ajustes, se necessário.

As 5 etapas mais importantes do plano de vendas

No momento de sentar e pensar no planejamento, você pode se sentir um pouco perdido diante de tantas informações. Por isso, tenha em mente que não existe uma receita ou um modelo pronto, afinal, cada empresa ou vendedor terá o seu plano, com as suas metas, objetivos, métricas e resultados singulares.

É importante que você coloque no papel metas reais e objetivos com os quais realmente se compromete. Para lhe auxiliar, vamos listar alguns pontos essenciais que seu planejamento deve conter. Mas lembre-se de que você pode adaptá-lo e deixá-lo o mais próximo possível da sua realidade e necessidades.

Confira as 5 etapas mais importantes do plano de vendas:

1- Definir o produto ou serviço: estabeleça o que será vendido, para quem e onde.

2- Definir os principais objetivos: escolha objetivos viáveis e estratégicos. Vender para grandes clientes? Expandir praças?

3- Definir o período: defina em quanto tempo irá ocorrer. Por exemplo: conquistar x novos clientes até o fim do ano.

4- Definir as forças e fraquezas: avalie os pontos fortes e fracos do seu produto/serviço (preço, qualidade, pós-venda, entre outros).

5- Revalide: acompanhe seu planejamento periodicamente e faça ajustes e correções quando necessário.

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Aprenda a planejar para alcançar os seus objetivos. Um bom planejamento de vendas é a chave para o seu sucesso em vendas.

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