Thumbnail do post Como juntar dinheiro e começar o próprio negócio? 5 dicas
Dicas Práticas

Como juntar dinheiro e começar o próprio negócio? 5 dicas

Como juntar dinheiro e começar o próprio negócio? 5 dicas

Como juntar dinheiro para montar sua empresa e multiplicar seus retornos financeiros? O caminho não é simples. Mas você pode chegar lá com estas dicas!

Quer descobrir como juntar dinheiro para começar seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar?

Você não está sozinho. 

Muitas pessoas sonham em abrir o próprio negócio, mas acabam esbarrando na questão financeira. Nesse quesito, infelizmente, não há para onde fugir: para começar qualquer negócio é preciso recursos financeiros.

Para começar um negócio, é preciso ter uma estratégia financeira bem pensada. É preciso avaliar todos os custos que a empresa terá: com material, pessoas, equipamentos, previsões para investimentos, entre outros.

como juntar dinheiro

Mas se você não tem o dinheiro disponível, nem quer contrair empréstimos ou financiamentos, terá que juntar o dinheiro de que necessita.

Juntar dinheiro e começar o próprio negócio pode parecer uma meta distante para quem não dispõe de nenhum capital inicialmente. Mas com pequenas mudanças de hábitos, aplicadas diariamente, é possível.

O grande problema é que a maioria das pessoas não tem controle financeiro. Não aprendemos a administrar o dinheiro e, assim, não sabemos poupar - ou, o que é pior, gastamos mais do que ganhamos.

Para isso, não há fórmula mágica. Existem duas formas de poupar dinheiro e fazer sobrar no fim do mês: ganhando mais ou gastando menos.

Quer saber mais? Continue a leitura para saber como começar a juntar dinheiro.

Como juntar dinheiro para começar minha própria empresa?

Você já tem uma noção de quanto precisará investir para começar o seu negócio. Agora, precisa saber como irá conseguir esse dinheiro.

Começar um negócio com capital próprio é a melhor forma de investir em uma pequena empresa. Assim, você não inicia uma empresa com dívidas em bancos e tem a real noção de quanto pode gastar.

Para juntar o dinheiro necessário, você pode encontrar uma maneira de ganhar mais, ou seja, aumentar os seus rendimentos atuais. Para isso, um trabalho que gere uma renda extra é uma boa opção. Você pode talvez fazer um trabalho freelancer em suas horas de folga.

banner curso venda mais com coaching 1
como juntar dinheiro

Ou, então, você pode economizar para juntar esse dinheiro. Para isso, precisará gastar menos do que ganha, para que sobre dinheiro no fim do mês. Pode parecer difícil, à primeira vista, mas com controle e planejamento é perfeitamente possível.

Ainda, você poderá vender algum ativo pessoal, como um automóvel, por exemplo. Nesse caso, avalie se é uma alternativa viável para você e para o seu negócio. Se for, estabeleça como um investimento e tenha um prazo para adquirir seu ativo novamente.

Se for possível para o seu negócio, é interessante validar a sua ideia. Antes de começar a investir, pense se o produto ou serviço realmente tem potencial. Você pode, por exemplo, vender nas redes sociais antes de investir em um site. Ou trabalhar em um coworking antes de alugar sua própria sala.

Dessa forma, ficará mais confiante para expandir o seu negócio após os primeiros feedbacks positivos.

Como juntar dinheiro: 5 dicas estratégicas

Embora não exista milagre, há algumas táticas que podem lhe ajudar a juntar dinheiro. Pequenas ações podem fazer toda a diferença no fim do mês e na realização dos seus sonhos.

Veja mais:

1 - Organize seu dinheiro

Para começar a se organizar, coloque na ponta do lápis todas as suas receitas, despesas e eventuais dívidas. Estabeleça metas para poupar dinheiro, por menor que seja o valor, no início. Elimine gastos supérfluos e aqueles que podem ser adiados. Se achar pertinente, crie uma planilha de gastos ou utilize a tecnologia a seu favor, atualmente há aplicativos que ajudam a organizar a vida financeira.

2 - Defina o valor necessário

Estabeleça o quanto de dinheiro você precisará para abrir o seu negócio, avaliando todos os detalhes necessários. Considere os gastos a curto, médio e longo prazos. Pense no caminho inverso também: você pode fazer pequenos ajustes para moldar o seu negócio a um valor que seja viável.

3 - Seja um investidor

Quando o assunto é juntar e poupar dinheiro, existem muitas outras opções além da caderneta de poupança. Você pode ter retornos muito maiores e com segurança. Procure um consultor ou uma empresa especializada para lhe ajudar.

4- Seja disciplinado

Estabeleça uma meta mensal com um valor que você irá poupar e mantenha sua frequência de depósitos. Com uma conta de investimentos, os juros trabalharão a seu favor.

5- Nunca pare

Agora que você já criou o hábito de poupar, continue sempre economizando e juntando dinheiro. Isso será fundamental para fazer o seu negócio girar e também para segurança em eventuais momentos de crise.

Como juntar dinheiro rápido mesmo ganhando pouco?

Economizar dinheiro não é tão difícil e distante como muitos imaginam. Qualquer pessoa é capaz de fazer pequenas economias, por mais difícil que isso possa parecer.

Pequenas mudanças de hábitos podem gerar grandes resultados quando o assunto é juntar dinheiro.

Quer saber como juntar dinheiro rápido mesmo ganhando pouco? Confira 4 dicas:

1- Defina um valor: o primeiro passo para começar a juntar dinheiro é definir um valor que será poupado todos os meses. Esse valor deve levar em conta quanto você precisará para iniciar o negócio e em quanto tempo conseguirá ter o montante.

2- Reavalie seus gastos: quando paramos para analisar, é possível perceber onde e de que maneira gastamos o nosso dinheiro. Assim, além de eliminar os gastos desnecessários, você pode encontrar alternativas para economizar. Por exemplo, se você cozinhar ao invés de comer fora, certamente já conseguirá uma economia.

3- Cuidado com as compras: não compre por impulso, avalie muito bem antes de gastar qualquer quantia. Compre somente o que for necessário nesse momento, pense sempre nas suas necessidades reais.

4- Estabeleça um prazo: se for muito difícil para você poupar dinheiro, você pode estabelecer um prazo para isso. Por exemplo, defina que irá poupar todos os meses, durante 12 meses, um valor x. Tenha em mente que é um período no qual você precisará equilibrar os gastos em nome de uma conquista maior.

Mais de Dicas Práticas

Ver mais