Thumbnail do post Como lidar com a pressão e ainda superar metas de vendas?
Dicas Práticas

Como lidar com a pressão e ainda superar metas de vendas?

Como lidar com a pressão sem perder o foco e ainda superar metas de vendas? Acredite: é possível. Descubra como aqui agora!

Como lidar com a pressão?

Essa é uma pergunta comum na vida das pessoas que trabalham com vendas, não é mesmo? Isso, porque o não bater as metas significa receber menos e o seu orçamento tende a ficar deficitário por conta isso.

Quando o fim do mês chega, as coisas tendem a ficar ainda piores. Por isso, que tal saber como lidar com a pressão e, ainda, superar metas de vendas?

Como lidar com a pressão na rotina de vendas?

Quem quer saber como lidar com a pressão precisa começar não deixando as coisas para a última hora. A estratégia é se organizar, pois, assim ficará fácil cumprir todas as demandas com o decorrer dos dias do que preferir deixar tudo para depois.

Por meio de metas diárias e semanais os resultados ficarão mais fáceis de serem conseguidos. Diante de imprevistos, as metas devem ser remanejadas, mas não devem ser descumpridas. Essa pequena ação fará com que a correria na última semana do mês será menor.

Para lidar com a pressão será preciso enxergá-la como algo bom. É comum as pessoas não se sentirem confortáveis quando precisam bater metas. No entanto, para enxergar a pressão como algo bom será preciso avaliar o seu desempenho profissional e a partir disso, conseguir definir qual será o valor de comissão que quer receber.

Como bater metas depende dos seus esforços, o melhor caminho é ver esse desafio como uma meta pessoal, pois isso te auxiliará a avaliar isso como positivo e como algo que te incentiva a superar os objetivos de sua vida.

Para lidar com a pressão será preciso relaxar em alguns momentos. Por isso, pare, respire e só depois, retorne para cumprir com as suas demandas. Fora do ambiente de trabalho, será preciso praticar atividades físicas como jogar bola, fazer ioga, meditação, ou correr no parque.

Uma alimentação saudável também é imprescindível e boas noites de sono farão uma diferença considerável na sua saúde e nas suas metas.

Por que é importante lidar com a pressão no trabalho de vendedor?

Muito mais do que importante. Saber como lidar com a pressão é essencial para quem trabalha com vendas, pois será preciso saber administrar o tempo, requer planejamento do trabalho e, ainda, necessita do desenvolvimento de sua inteligência emocional que nada mais é do que a famosa resiliência.

A resiliência consiste em ser capaz de resistir à pressão das frustrações e do tempo. Um bom profissional precisa saber lidar com a pressão, pois dela decorrem cobranças por produtividade, qualidade e satisfação dos clientes.

5 dicas de como lidar com a pressão psicológica no trabalho

1º Transparência

Quem não está sabendo lidar com a pressão não pode em hipótese alguma ficar quieto e deixar o tempo passar. A atitude mais assertiva é: chame seu supervisor para uma conversa franca. Coloque sob a mesa tudo o que você está sentindo. Porém, esteja certo de que as cobranças estão superando suas capacidades. O melhor é sempre a honestidade. Diga: não sei fazer, pois só assim a pressão diminuirá.

Procure fazer esse ajuste de metas enquanto o tempo vai passando. Isso fará com que você não ganhe cabelos brancos conforme o tempo passa. A transparência também deve ser passada para toda a equipe, pois ela também sentirá os efeitos.

2º Prioridades devem ser definidas e prazos negociados

É comum você ouvir: isso é pra ontem e isso é prioridade. Quem trabalha com vendas já sente um frio na espinha quando ouve essas dúvidas frases.

A negociação de prazos é fundamental. Faça reuniões com o seu gestor, pois assim ficará mais fácil definir o que é e o que não é prioridade e quais são os prazos que podem ficar mais longos.

Mesmo que você seja alguém que acabou de entrar no mercado de trabalho, a negociação dos prazos será imprescindível para não ficar sobrecarregado com tantos afazeres.

3º Cronograma deve ser construído

A partir do momento em que as metas e os prazos foram definidos, é hora de montar um cronograma. Por meio dele, será possível gerenciar todas as informações, cumprir os prazos estipulados e, ainda, bater as metas que foram colocadas. A organização é a chave do sucesso.

4º Converse

As estratégias dos outros também te ajudam a superar sua pressão. Recorra às referências de outras pessoas. Pergunte como ele se virava quando estava em uma situação como a sua.

5º Dê uma parada, sempre que possível

Em sua rotina, os momentos de descontração deverão existir e mesmo enquanto estiver descansando foco no lazer e não fique lembrando do trabalho.

É fato que essa atitude não será assim tão fácil, porém é fundamental desligar a chave trabalho, para poder curtir bons momentos com a sua família e amigos. Ao fazer isso, você trabalha para manter o seu equilíbrio.

Como lidar com a pressão e ainda bater as metas de vendas?

É fundamental que todos na empresa enxerguem as metas de trabalho como um estímulo ao ser trabalho e não como algo negativo.

O profissional precisa enxergar de maneira clara que de fato ele tem muita responsabilidade sobre os resultados do trabalho que ele apresenta, porém, o ato de bater ou não as metas não dependem única e exclusivamente dele, pois todos na empresa precisam trabalhar juntos.

Para lidar com a pressão e, ainda, bater metas o profissional precisa ser aquilo como algo que seja possível de alcançar e para isso, uma boa dica é conversar com o seu superior para entender o que ele deve fazer para chegar lá.

No momento, observe bem se a meta que é colocada é avaliada como um desafio para os profissionais, pois os profissionais não podem trabalhar isoladamente. A meta deve criar um clima de competição interna, porém a tendência é que a pressão suba, principalmente, porque os profissionais estão competindo entre eles.

É preciso que a empresa tenha em mente que as metas só serão batidas a partir do momento em que elas forem construídas com a ajuda dos colaboradores, porque assim eles se sentirão parte do todo.  

Mais de Dicas Práticas

Ver mais