Thumbnail do post Como manter o foco e abrir um negócio na era das distrações?
Dicas Práticas

Como manter o foco e abrir um negócio na era das distrações?

Como manter o foco e abrir um negócio na era das distrações?

Afinal, como manter o foco e tocar um negócio próprio? Acredite: é possível. Basta seguir as dicas que reunimos neste post!

Como manter o foco? Saber a resposta dessa pergunta é de extrema importância para o sucesso de quem quer empreender, pois quem não tem foco, não consegue desenvolver os seus objetivos!

No entanto, muitas vezes manter o foco é muito difícil, por isso o tema deste post é: como manter o foco e abrir um negócio na era das distrações.

Como manter o foco? O que está por trás disso?

Para conseguir manter o foco, será preciso prioritariamente fazer o trabalho que requer sua criatividade. É comum começarmos nosso trabalho pelas atividades mais difíceis, porém é fundamental ter em mente que elas drenam nossa energia e, ainda, diminuem o nosso foco.

Quando ficamos pelo menos uma hora nesse tipo de atividade, nossa capacidade cerebral fica reduzida e o processamento de dados e de realização é muito menor se tivemos começado por aquelas atividades que exigem nossa criatividade.

Por isso, para começar o dia opte por atividades criativas e que exijam mais a sua concentração e no decorrer no dia aposte em situações mais fáceis ou mais burocráticas que pode ser agendar reuniões e apagar e-mails.

Dados apontam que as pessoas costumam ter maior concentração no período da manhã ou no final da noite e que 90% das pessoas têm as melhores ideias e pensamentos quando estão bem longe do trabalho.

Por isso, se sua missão é saber como manter o foco, comece descobrindo qual é o local onde você tem maior poder de concentração e coloque as tarefas que exigem mais de você para esse momento.

O nosso cérebro tem o poder de estar ou de ficar multitarefa e a concentração exige treinamento. Para começar, trabalhe todos os dias pelo menos cinco minutos e conforme o tempo for passando, vá aumentando. Se perceber que sua mente começou a vagar, volte imediatamente para a tarefa.

Aprenda como ter foco: 5 estratégias infalíveis

Para saber como manter o foco faz-se necessário prioritariamente dedicar atenção às nossas tarefas, mas como não é fácil conseguir isso, vamos te dar algumas dicas.

1ª Dica – Saiba dizer não!

A primeira dica para quem está em busca de saber como manter o foco é: dizer não! A pessoa deve ter clareza sobre o que quer alcançar. Para isso, é fundamental montar uma lista de tarefas a serem cumpridas. Como o tempo é o seu bem mais preciso, é fundamental deixar de lado os objetos que não tem mais função pra você!

É fundamental também saber dividir as tarefas e isso inclui entregar para outras pessoas as atividades que já não fazem mais parte das suas prioridades e que vão tirar o seu foco. Além de deixar de lado as tarefas que não são importantes pra você, é preciso saber quais são as ocupações que integram as suas prioridades.

Como manter o foco? Comece encontrando três tarefas imprescindíveis a serem feitas durante o dia e/ou três objetivos que devem ser atingidos ao longo da semana. Se uma tarefa não fizer sentido, é hora de falar não, muito obrigado! Ao fazer isso, você está dando o primeiro passo rumo a manutenção do tão sonhado foco.

2ª Dica -  Ensaie mentalmente as tarefas

A segunda dica para quem está querendo agir para manter o foco é: ensaiar a tarefa que precisa ser feita em sua mente. Os resultados são importantes, mas eles não devem ser sua obsessão. Os obstáculos precisam ser superados e para isso, será preciso fazer algumas manobras.

3ª Dica -  Fique sempre animado

A terceira dica é: fique sempre animado. Quando você está realizando as tarefas, você precisa ficar com o foco nelas. No entanto, manter o foco pode fazer com que você fique esgotado e isso tende a prejudicar sua produtividade e criatividade.

Intervalos irregulares que durem entre cinco e 15 minutos são preciosos para aumentar sua produtividade. Uma caminhada, uma conversa, um lanche ou simplesmente sair para tomar um ar são ótimas formas de manter o foco. Uma boa noite de sono e uma rotina regular também ajudam e muito.

4ª Dica – Fazer uma coisa de cada vez

Muita gente precisa compreender como manter o foco, porque elas acabam começando muitas tarefas e não conseguem terminar nenhuma. Por isso, aqueles que querem saber como manter o foco precisam desenvolver uma tarefa por vez. Ao terminar a tarefa, respire fundo, pare e agradeça por ter terminado.  

5ª Dica – Resista as tentações

Não vamos dizer aqui que manter o foco é uma coisa fácil. Por isso, a 5ª dica é: resista as tentações. O autocontrole é fundamental quando se quer manter o foco. Para conseguir isso, que tal investir em meditação e yoga? Essas dúvidas técnicas são muito eficientes quando o assunto é melhorar a força de vontade.

Essas duas práticas auxiliam no desenvolvimento do que precisamos fazer independentemente do que estamos sentindo ou pensando, pois o que não pode é uma pessoa ser levada por suas emoções e pensamentos.

Hábitos regulares vão ter ajudar a ter foco de uma forma mais fácil. Para isso, aposte em lembretes com prazos e quando terminar, não tenha medo, dê a si mesmo uma recompensa.

Como conseguir foco para abrir um negócio?

Quem quer começar um negócio novo precisa prioritariamente definir quem é o seu público alvo e entender o que ele deseja. Não saia querendo oferecer um pouco de tudo e nada de ficar tentando atender a todos ao mesmo tempo, porque isso não funciona.

O seu negócio precisa ter um sentido e claro que com o passar do tempo novos valores e serviços podem ser acrescentados, pois isso fará com que o seu negócio ganhe um diferencial fazendo com que ele seja ainda mais competitivo.

Ao fazer isso, o empreendedor consegue fidelizar o cliente e a partir disso, a pessoa vai se sentir tão satisfeita que vai passar a indicar o seu produto e/ou serviço para os demais. Ao identificar o foco, o empreendedor deve utilizá-lo ao seu favor para fazer com que o negócio continue crescendo.

 

Mais de Dicas Práticas

Ver mais