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Como montar um sistema de vendas que produz resultados? 4 táticas

Como montar um sistema de vendas que produz resultados? 4 táticas

Como montar um sistema de vendas que verdadeiramente produz resultados significativos? Está na hora de descobrir a resposta. Acesse o post e confira!

Um sistema de vendas é fundamental para o sucesso da sua empresa. 

Mas de nada adianta montar um sistema que não produz resultados.

Por isso, nosso objetivo é te ajudar a produzir um sistema de vendas que apresente resultados.

O planejamento é imprescindível em todos os setores da empresa e um sistema de vendas é feito para estabelecer metas e traçar um caminho para o atingimento de todas elas.

O desempenho da equipe de vendas da sua empresa precisa ser acompanhado de perto pelo gestor, mas além disso, é por meio do sistema de vendas que as previsões estarão elencadas a fim de trazer performance da empresa dentro do mercado.

Por que é importante criar um sistema de vendas?

A pergunta que intitula esse subtítulo é muito importante, afinal, um sistema de vendas vem para deixar claras as metas de venda que sua empresa que atingir, define as estratégias de vendas que são as mais apropriadas para o seu público-alvo, deixa evidente para sua equipe quais são as táticas de vendas empregadas, mantém a equipe motivada, define um orçamento e as métricas que devem ser claras e precisas, assim como uma revisão e análise do desempenho das métricas após um período e praticar melhorias.

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Há quem diga que o sistema de vendas é crucial para o sucesso da empresa, pois ele é o responsável por dar clareza aos esforços de venda, também mantém o foco do time de vendas e, ainda, tem acesso a informações avaliadas como essenciais na hora de trazer melhoria para a companhia como um todo.

Um sistema de vendas deve ter: metas estabelecidas, identificação de resultados esperados, criação de um plano de ação e treinamento da equipe de vendas.

Como elaborar um sistema para vendas eficaz?

Quando o tema é vendas, é fundamental que a gestão descomplique, pois para obter sucesso é preciso tomar decisões diretas e rápidas. O sistema de vendas só será eficaz a partir do momento que o gestor mostra para o seu time comercial a importância do preenchimento de relatórios.

Um sistema de vendas eficaz deve apostar no mapa de oportunidades, mas o que é isso?

Um mapa de oportunidades consiste em controlar de forma visual todas as oportunidades, ou seja, consiste na relação dos clientes com os produtos e/ou serviços que já foram comercializados e os que ainda podem ser. Aqui, o sistema de vendas visa tirar o vendedor da sua zona de conforto.

O segundo passo é a criação de uma agenda produtiva. No entanto, de nada adiantará fazer uma agenda se ela não te impede de perder tempo e ficar disperso.

O bom vendedor é aquele que faz sua agenda produtiva levando em consideração se mapa de oportunidades, pois assim ele estará apto a criar mais compromissos voltados à conquista da sua meta.

A confecção de um funil de vendas, também chamado de pipeline, consiste em um funil que simula todo o processo que envolve a venda de um produto.

No começo, estão aqueles que estão prospectando, depois aqueles que já foram qualificados por meio de um contato inicial, após isso é feito o levantamento das necessidades, a proposta é apresentada, a negociação acontece e então todo o processo é fechado.

De forma geral, se nenhum cliente está comprando, significa que há algo errado. Muitos vendedores perdem seus clientes, pois não estão preparados para despertar o interesse do comprador e, ainda, não sabem como descobrir o que o motiva a fazer essa aquisição.

Por fim, a previsão de vendas ou a forecasting consiste no conhecimento que o profissional de vendas tem sobre qual semana do mês em curso ou dos próximos meses ele conseguirá vender para determinado cliente.

O bom vendedor é aquele que faz muito bem esse controle, pois ele sabe quando será capaz de fechar o negócio que ainda está em curso.

Todas essas etapas do sistema de vendas ajuda o vendedor a ter previsões mais claras e como consequência, a empresa consegue investir conforme o prazo em estoque e demais necessidades que o modelo de comércio possa ter.

Sistemas de Vendas Online ajudam na gestão do negócio

Um sistema de vendas online ajuda a empresa a ter um controle financeiro sempre constante, pois um gestor muitas vezes precisa acompanhar diferentes etapas no dia a dia e o emprego de um sistema de vendas online ajuda o gestor, pois por meio desse recurso ele terá à disposição relatórios de fluxo financeiro no local e horário que precisar.

Sem falar na possibilidade de receber avisos de pagamentos e recebimentos, realizar o acompanhamento do fluxo futuro por meio das entradas e saídas.

A comissão dos vendedores também é controle por meio desse sistema de vendas, pois o gestor conseguirá acompanhar onde o dinheiro está e quem não está pagando trazendo assim agilidade na tomada de decisão para cobrança.

O sistema de vendas online auxilia ainda o gestor na realização do controle do estoque e, ainda, na otimização dos custos.

O emprego dessa ferramenta auxiliará no acompanhamento da reserva que a empresa tem e na definição de uma demanda para um futuro próximo e tal controle impedirá grandes gastos e perdas com depósitos excessivamente grandes.

Tudo isso é possível fazer devido ao fato de haver integração entre diferentes setores da empresa e como consequência, o cliente sempre tem acesso a um produto de qualidade.

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