Thumbnail do post Como mudar de profissão e começar o próprio negócio? 5 dicas
Dicas Práticas

Como mudar de profissão e começar o próprio negócio? 5 dicas

Como mudar de profissão e começar o próprio negócio? 5 dicas

Como mudar de profissão e transformar sua carreira? Com planejamento e dedicação, você consegue. As dicas deste artigo certamente vão ajudar!

De fato, nós sabemos que as pessoas querem colecionar experiências, mas não desejam deixar as boas oportunidades e isso inclui as chances de melhorar profissionalmente. Por isso, é preciso mudar de profissão mesmo quando o tempo passa.

Como mudar de profissão, afinal?

Mudar de profissão só será possível quando ela tem por base o seu propósito de vida. No entanto, para ter certeza de que está fazendo a coisa certa será preciso ter um autoconhecimento muito acima da média.

Um movimento impulsivo também não pode nortear seu desejo de mudar de profissão. Muitos profissionais acabam tomando decisões de forma apressada tendo como base as dificuldades pessoais, um melhor salário ou a moda em vigência e ao fazer isso, a chance de sair frustrado é muito grande.

Só o desejo de mudar de profissão não basta. É preciso ter talento! Dessa forma, será preciso realizar uma análise tendo como base suas habilidades e o estilo que emprega em sua vida e se essas questões estiverem em sintonia, a mudança tende a ser acertada.

Uma rede de contatos deve ser construída por aqueles que querem mudar de profissão. A nova área vai ter valores próprios e isso pode exigir um tempo de adaptação, por isso antes de fazer essa troca, será preciso apostar em cursos e eventos.

Somente talento não será suficiente para quem quer mudar de profissão. Uma avaliação de demanda também é muito importante, pois ela é que definirá etapas para chegar a um novo rumo.

Os custos que essa mudança de profissão vai trazer também precisam ser considerados. Por isso, a dica para quem quer mudar de profissão é observar a existência de recursos próprios suficientes para conseguir superar a fase do aprendizado.

Ao fazer isso será possível definir se deixar o seu atual emprego para apostar no sonho é a melhor opção ou se essa transação deve ser feita de uma maneira gradual.

Quero mudar de profissão, mas não sei o que fazer. Qual é o primeiro passo?

Um dos principais medos daqueles que querem mudar de profissão é a conquista de uma recolocação tendo em vista que dados do IBGE apontam mais de 12 milhões de desempregados. Para fazer essa transição de uma maneira mais tranquila, será preciso analisar sua vida profissional e onde a pessoa almeja chegar.

Para mudar de profissão, o primeiro passo é o estabelecimento de objetivos que estão ao alcance de quem quer dar uma guinada na carreira.

Sonhos e objetivos são coisas diferentes. Por isso, quem quer lutar por um objetivo, precisará deixar de lado o sonho e mudar o objetivo em algo que seja possível agarrar. O risco necessita ser compreendido e a pessoa precisar disponível para enfrentar.

Mudar de profissão é possível aos 30, 35 ou 40 anos?

Planejamento. Essa palavra é a responsável por nortear a mudança de profissão por pessoas que tem entre 30, 35 ou 40 anos. Contudo, isso exigirá que a pessoa tenha diferentes habilidades para estar pronto para encarar os diferentes desafios.

Antes de mudar de profissão, é fundamental observar se o melhor não é alterar a carreira ou o foco dela. Esse momento exigirá da pessoa uma análise que mostre o que ele realmente quer mudar.

Quem quer continuar na mesma profissão, pode buscar um novo foco na carreira e isso fará com que o escopo de atuação aumente de maneira considerável. O ajustamento do foco da carreira também pode aparecer e nesse caso, a pessoa deixará de atuar no core business para trabalhar na área técnica ou de gestão.

Os pontos fortes e aspectos também devem ser melhorados independentemente da decisão, mas antes de começar a movimentação, será precisar ter de forma clara quais são os seus pontos fracos e fortes e quais precisarão ser desenvolvidas tendo como foco a nova carreira.

A liderança é a marca de quem quer conquistar uma posição de gestão, por isso será possível investir no desenvolvimento dessa habilidade se voltando para os resultados e o trabalho em equipe.

A demanda da nova posição existirá uma maior transição de profissão e de carreira, pois será preciso refletir sobre os temas que precisarão ser estudados.

5 dicas para mudar de profissão e começar o próprio negócio

1ª Observe o momento

Se a pessoa está insatisfeita com o trabalho atual, tudo indica que é hora de buscar uma nova colocação. No entanto, um alvo claro será necessário. Alguns só trocam de empresa, porém não apresentam uma evolução e a pessoa que não tem um objetivo, acham que qualquer coisa serve.

2ª Fracasso: ele pode aparecer

Há quem ache que não compensa investir esforço, dedicação e correr risco mesmo que o foco seja uma melhora de situação e isso faz com que a pessoa perca boas chamas de uma reinserção no mercado.

As pessoas não podem ter medo mesmo quando querem algo novo. Toda mudança trará crescimento e satisfação profissional.

3ª Passo para trás serão necessários

Antes de subir, a pessoa que mudou de profissão precisará dar uns passos para trás. Quem toca piano, sabe que precisa estudar a música devagar e dividi-la em peças. Quem desiste, nunca terá o prazer de ver a partitura virar música.

O mesmo acontece com quem quer mudar de profissão, porque às vezes será preciso dar uns passos para trás, mas sem perder o alvo que com o passar do tempo será atingido.

4ª Otimismo é a base

O otimismo deve nortear todas as ações daqueles que estão querendo mudar de profissão. Deixe de lado as dúvidas, invista em um momento de transição, pois isso trará maior facilidade na conquista dos objetivos.

5ª Estude o impacto que a mudança trará

Não há como negar, toda mudança traz certo impacto. Por isso, antes de mudar de profissão, será preciso estudar muito bem para que a surpresa não seja assim tão grande. Antes de mudar, preste muita atenção na parte social, financeira e familiar.

Afinal, essa alteração pode fazer com que haja ainda que temporariamente uma redução no prestígio e nos rendimentos.

Mais de Dicas Práticas

Ver mais