Thumbnail do post Como sair do vermelho e começar um negócio próprio?
Dicas Práticas

Como sair do vermelho e começar um negócio próprio?

Como sair do vermelho e começar um negócio próprio?

Como sair do vermelho e prosperar nos negócios trilhando o caminho do empreendedorismo? As respostas estão aqui. Acesse e confira!

Em tempos como os que vivemos atualmente, a pergunta como sair do vermelho norteia boa parte da vida das pessoas, pois o Brasil soma mais de 13 milhões de pessoas desempregadas.

Apesar dos números serem de abril, em comparação com o trimestre anterior, o número subiu mesmo tendo caído quando analisado com o mesmo período do ano passado.  Os postos de trabalho na indústria, na construção e no comércio foram os que mais diminuíram. Diante desse cenário, saber como sair do vermelho é fundamental!

Como sair do vermelho, afinal?

Muita gente sonha em sair do vermelho apostando no empreendedorismo. Isso é uma aposta ousada, mas que tem tudo para dar certo. Alguns querem se livrar do chefe, mas outros querem apenas melhorar seus rendimentos familiares.

Por isso, quem quer apostar no empreendedorismo precisa gostar de desafios, mas saber que ele vai precisar tomar decisões que não serão as mesmas todos os dias e estar disposto a ter um horário mais flexível, mas levando em conta que depois que o negócio engrenar as chances de lucro podem ficar ainda maiores.

Como sair do vermelho ganhando pouco? Aposte no empreendedorismo!

Apostar no empreendedorismo é fundamental para aqueles que estão buscando formas de como sair do vermelho. Para isso, você que ganha pouco pode começar o seu próprio negócio sem gastar muito! Não entendeu? Vamos te explicar.

Quando falamos em abrir um negócio, as pessoas já pensam na sede, no aluguel de um imóvel, na compra de máquinas e outras coisas. No entanto, quem ganha pouco e quer sair do vermelho apostando no empreendedorismo deve fazer isso investindo o mínimo possível.

Você cozinha bem? Já pensou em vender marmitas para tirar sua família do vermelho? Você faz um doce como ninguém? Por que não usar essa habilidade para conseguir melhorar a vida de sua família?

Esses são dois exemplos pequenos, mas que podem ajudar e muito e quem não vão exigir muito investimento, mas apenas força de vontade para vender os produtos.

Como organizar as contas para sair do vermelho: passo a passo

1º Conhecer a real situação das dívidas

O primeiro passo para quem quer sair do vermelho: conhecer a situação real das dívidas que possui. Todas as dívidas devem ser colocadas no papel. Além disso, é preciso constar pra quem você deve e desde quando. Muitos não colocam, mas os pequenos débitos também devem constar.

2º Promover uma análise do orçamento financeiro

Depois de ter colocado no papel todas as dívidas, o segundo para saber como sair do vermelho é promover uma análise do seu orçamento. Um plano que objetive o pagamento das dívidas precisa ser traçado.

As receitas devem aparecer em uma outra lista e os gastos variáveis também precisam aparecer. Tendo todas essas informações em mãos, fica mais fácil começar a fazer o corte com gastos desnecessários.

3º Dívidas mais altas precisam de prioridade

O cheque especial e o rotativo do cartão de crédito cobram juros altíssimos. Diante disso, você que está querendo saber como sair do vermelho precisa pensar, prioritariamente nelas, buscando uma renegociação, pois caso contrário, se ela ainda não apareceu, em breve a bola de neve vai aparecer.

Tende o quanto antes resolver essa situação, pois uma dívida de R$2 mil reais pode facilmente chegar aos R$10 mil, por isso foco na resolução desse problema.

4º Trabalhe na tentativa de trocar uma dívida alta por uma que tenha juros mais baixos

Caso você que está querendo saber como sair do vermelho não dispõe de recursos para quitar as dívidas com o cartão de crédito e o cheque especial, uma boa maneira é substituir essas dívidas por um crédito pessoal ou empréstimo consignado.

De fato, você vai continuar devendo, mas os juros cobrados no crédito pessoal ou empréstimo consignado são mais baixos. No entanto, antes de assinar qualquer coisa, considere se isso será bom!

5º Débitos com credores devem ser renegociados

Depois de colocar tudo na ponta do lápis, é hora de buscar a realização de uma renegociação com os credores. Contudo, antes mesmo de sair ligando, é fundamental saber quanto você pode pagar! Lembre-se que a sua atitude é positiva, pois todo mundo quer receber. Se for pagar as dívidas à vista, peça um desconto!

6º Novas hábitos evitam novas dívidas

Tenho certeza que depois de você ter lutado tanto para conseguir sair do vermelho, você não vai querer voltar não é mesmo? Por isso, sua relação com o dinheiro precisa de um novo prisma.

Para começar, comece cortando gastos que são desnecessários. Exemplo: academia que nunca vai, compras por impulso, assinaturas de televisão a cabo, Netflix e outras coisas que você nem tem tempo de desfrutar.

7º Abandone os parcelamentos

Como sair do vermelho passa pelo ato de abandonar os parcelamentos. O ato de dividir em suaves prestações passa aquela falsa ideia de que isso não vai pesar no seu orçamento, o acúmulo de parcelas vai sim pesar e trazer um impacto sob suas finanças. Por isso, desenvolva o hábito de juntar o dinheiro e pagar o bem ou o serviço à vista.

8º Reserva de emergência deve ser criada

Nunca se sabe quando os imprevistos vão bater a sua porta, não é mesmo? Por esse motivo, o melhor é mês a mês, você guardar um dinheiro, pois isso te dará mais tranquilidade diante das oscilações.

Pra começar, guarde pelo menos o montante que você gasta ao longo de três meses, pois essa quantia será suficiente para não precisar recorrer a empréstimos por qualquer que seja o motivo.

É possível sair do vermelho e abrir um novo negócio, sim! No entanto, quem quer abrir o seu negócio deve apostar no controle financeiro sempre gastando muito menos do que ganha e mantendo sempre o fundo de emergência recheado.

Saia do vermelho e prospere tendo um negócio próprio

Para sair do vermelho e ser próspero com o seu negócio próprio, será preciso estar apto a enfrentar muitos desafios, pois os riscos vão nortear essa nova condição de vida e os altos e baixos sempre estarão presentes.

Por isso, para prosperar tenha em mente que sua vida pacata será deixada de lado!

Arregace as mangas e bom trabalho. ;)

 

Mais de Dicas Práticas

Ver mais