Dicas Práticas

Como ser um bom vendedor? 5 táticas infalíveis para bater suas metas

Imagem de destaque do post Como ser um bom vendedor? 5 táticas infalíveis para bater suas metas

Como ser um bom vendedor? Se você está com essa pergunta em mente, provavelmente está passando por um período de insegurança, vendas em baixa, dificuldades para bater as suas próprias metas, ou as metas da empresa onde atua. Neste artigo, apresentamos as melhores soluções para mudar essa realidade!

Como ser um bom vendedor? Se você está com essa pergunta em mente, provavelmente está passando por um período de insegurança, vendas em baixa, dificuldades para bater as suas próprias metas, ou as metas da empresa onde atua.

Mas saiba que é possível transformar essa situação ruim. Só depende de você.

O primeiro passo você acabou de dar. Foi justamente a iniciativa de ir atrás de respostas para descobrir como ser um bom vendedor.

Neste artigo, apresentaremos as melhores dicas práticas para transformar essa situação e ajudar você a melhorar suas vendas a partir de agora.

Mas, afinal, como ser um bom vendedor?

É claro que se tornar um bom vendedor não é algo que acontece da noite para o dia. Paciência, dinamismo e técnicas de vendas são requisitos essenciais para quem deseja melhorar seus resultados na hora de vender. O mais importante é não ter medo do fracasso.

Como sabemos que você quer bater a meta todo mês, já vamos entregar logo as primeiras dicas:

1) Tenha um processo bem definido

Um processo bem definido é fundamental se você deseja descobrir como ser um bom vendedor, porque você não será um bom vendedor se ficar achando que vai simplesmente conseguir convencer as pessoas em qualquer oportunidade que surgir.

A partir de um processo pré-estabelecido, o profissional estará ciente de como os clientes vão reagir e do que fazer para que eles permaneçam interessados, querendo comprar determinado produto.

O processo precisa considerar a jornada do cliente, ou seja, todas as etapas da venda. Isso inclui desde o momento que ele demonstra o interesse até o final da compra.

2) Planeje suas ações

Um bom vendedor é aquele que consegue planejar suas ações. Sabe por quê? Porque não dá pra dar atenção para muitos clientes ao mesmo tempo, correto? Sendo assim, o planejamento irá ajudar você a organizar todos os seus compromissos e não ficar cancelando, porque essa atitude não é boa pra quem quer vender.

O vendedor que honra os seus compromissos e é sempre pontual e vai se diferenciar da concorrência, pois mostrará para as pessoas que ele está pronto para atender diversas demandas.

3) Observe outros vendedores e peça ajuda!

Como ser um bom vendedor? Um bom profissional é aquele que não se envergonha de pedir ajuda, pois tais situações auxiliam na transformação do cotidiano. A aposta em ferramentas de venda também é um recurso muito bem-vindo, porque faz com que o processo não seja apenas produtivo, mas também eficiente.

É importante ainda que os novatos na área busquem observar os vendedores mais experientes e quando tiver oportunidade, pedirem um conselho! Não tenha vergonha, pois com essas dicas mesmo pequenas atitudes ficarão diferentes e o resultado será um profissional que atua de forma mais confiante e é completo.

4) Conheça muito bem o seu produto

O conhecimento acerca do produto que está vendendo é fundamental para aqueles que estão buscando formas para saber como ser um bom vendedor. Afinal, ninguém confia em um vendedor que está tentando empurrar um produto sobre o qual nem ele mesmo tem convicção.

Sendo assim, é inerente ao bom vendedor o conhecimento de cada detalhe a respeito do serviço e/ou do produto que ele comercializa, pois isso faz com que as pessoas tenham mais confiança.

Saber tudo sobre o que se vende é importante também para que você esteja pronto na hora de responder eventuais dúvidas que venham aparecer.

5) Estude muito bem o seu público

Quer saber como ser um bom vendedor? Além de tudo o que foi dito acima, a pessoa precisa conhecer a pessoa que tem interesse no seu produto e/ou serviço.

Conhecer o cliente auxilia o profissional na hora dele oferecer uma oportunidade diferenciada para o cliente, pois isso faz com que o comprador fique mais tranquilo e seguro para continuar negociando contigo.

homem bem sucedido em um café
Universidade Biz Revolution

8 dicas rápidas para se tornar um bom vendedor

Acima, compartilhamos cinco questões imprescindíveis para quem deseja se tornar um bom vendedor. Para complementar, agora vamos apresentar nossas TOP 8 dicas rápidas que vão ajudar você a melhorar suas vendas hoje mesmo.
  • Como ser um bom vendedor? Demonstrando empatia! Empatia consiste em colocar você mesmono lugar da outra pessoa. Quem quer atuar com vendas precisa ter essa qualidade, porque se o cliente perceber que o profissional está apenas pensando nele, o negócio tende a não sair.
  • Como ser um bom vendedor? Sendo persuasivo! É fundamental ser capaz de convencer o cliente a adquirir o seu produto e/ou serviço. Muitos acham que quem atua com vendas precisa ser desonesto, mas isso não é verdade! Como ser um bom vendedor passa por essa característica, pois a sua fama será levada de um cliente para o outro.
  • Como ser um bom vendedor? Ouça seu cliente! Para agir como um bom profissional também é preciso saber ouvir, pois ninguém gosta de pessoas que falam sem parar, não ouvem e ficam tentando vencê-las pelo cansaço. É claro que algumas pessoas são convencidas assim, porém não é a melhor opção!
  • Como ser um bom vendedor? Tenha persistência! Aqueles que querem atuar na área de vendas precisam saber que ela não acontecerá logo no primeiro momento. Dessa forma, o profissional precisa estar pronto para manter contato com as pessoas, pois isso impedirá que elas comprem da concorrência.
  • Como ser um bom vendedor? Torne-se especialista! O indivíduo que quer se posicionar como um bom vendedor deve estar no mercado como um especialista, pois às vezes você ganhará o cliente pelo atendimento e não pelo preço, pois muitas pessoas preferem comprar de alguém que se mostrou especialista no tema.
  • Como ser um bom vendedor? Cuide do seu cliente! Afinal, se o seu cliente vai bem, você também vai, pois ele vai continuar comprando o seu produto.
  • Como ser um bom vendedor? Seja bem informado! Informação também é fundamental para quem atua nessa área, por isso tenha o hábito de ler a respeito do mercado, sobre sua área de atuação e mais. O pós-venda também deve fazer parte da vida dos vendedores, pois isso tende a tornar uma nova venda mais fácil.
  • Como ser um bom vendedor? Mensure suas ações! Para finalizar o TOP 8, a dica é medir suas ações. Isso inclui encontrar problemas e resolvê-los o quanto antes, além de trabalhar em parceria com todos os departamentos da empresa.

Aprenda como vender mais a partir de hoje!

É fato que preço, produto, plataforma e divulgação são fatores a serem considerados na hora de vender. Atualmente, em um mundo totalmente globalizado, conhecer a internet e aprender a usufruir dela é absolutamente essencial!

Se você não estiver presente no universo digital e não se apresentar ao seu público, pode ter certeza de que a concorrência VAI passar na sua frente.

Mesmo que você ainda não venda em uma loja virtual, é muito importante entender o universo do e-commerce e como ele funciona. Por isso, sugerimos que você já comece a acompanhar alguns canais que falam sobre o assunto, como o portal E-Commerce Brasil.

Agora, se você realmente não quer esperar muito e deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento, que tal ir além e se inscrever na Universidade BizRevolution, o MAIOR TREINAMENTO EM VENDAS do século 21?

A Biz Revolution é uma plataforma de cursos de venda online que lhe permite, através de uma mensalidade, ter acesso a conteúdos exclusivos sobre vendas feitos exclusivamente por Ricardo Jordão Magalhães, uma das maiores autoridades de vendas do Brasil.

Em outras palavras: é uma Netflix de vendas, onde você aprende tudo sobre vendas, na hora que quiser!

Universidade Biz Revolution

Já se você prefere um formato de treinamento em módulos, nós temos outra recomendação:

O Curso Venda Mais com Coaching, do Coach Rafael Siqueira!

Rafael Siqueira é coach e autor do livro “O Mito do Vendedor”, além palestrante especialista em desenvolver alta performance em pessoas, auxiliando em vendas e assessorias para desenvolvimento de negócios através do Coaching de Vendas. Em seu curso online, ele ensina seus alunos através de seis módulos a criar e implementar uma rotina de vendas que VERDADEIRAMENTE funciona na prática. Não são apenas teorias. São ferramentas e táticas de persuasão que realmente transformam vendedores frustrados em campeões de vendas.

banner curso venda mais com coaching 1
Curso Venda Mais com Coaching

Mais de Dicas Práticas

Ver mais