Thumbnail do post Ideias de negócio próprio: 5 dicas infalíveis para você
Dicas Práticas

Ideias de negócio próprio: 5 dicas infalíveis para você

Ideias de negócio próprio: 5 dicas infalíveis para você

Ideias de negócio próprio: como começar uma jornada no empreendedorismo? Como validar as estratégias mais criativas para começar um business? Descubra!

Muitos brasileiros sonham em empreender, porém o que atrapalha é a dificuldade em saber por onde começar, por isso buscar conhecimento é o melhor caminho para evitar complicações ao longo do caminho. Algumas pessoas têm uma infinidade de ideias de negócio próprio, porém nem sempre elas são assim tão rentáveis!  

Pensando em ajudar aqueles que estão em busca de ideias de negócio próprio, este texto trará 5 dicas infalíveis.

Ideias de negócio próprio: onde encontrar?

1ª Dica

Alguns ficam acreditando, de forma errada, que as ideias de negócio próprio devem ser mirabolantes ou completamente inovadoras. No entanto, quem fica aguardando isso está apenas perdendo tempo e energia em uma coisa que nem sempre pode apresentar tantas vantagens.

ideias de negócio próprio

As pessoas não sabem, porém, muitas empresas que hoje são bem-sucedidas surgiram a partir de ideias que já existiam, mas que tem como diferencial o produto, o preço, a forma como presta o serviço ou mesmo a localização.

Por isso, tenha em mente que as ideias de negócio próprio podem surgir em seu cotidiano a partir de comentários de pessoas e de visões sobre alguma coisa. O foco de quem quer abrir um empreendimento é sempre solucionar os problemas das pessoas e para isso, nem sempre é preciso criar algo inovador.

2ª Dica 

As ideias de negócio próprio podem surgir de problemas que você, futuro empreendedor, precisa superar em seu cotidiano. Por isso, passe a prestar muita atenção em empresas que ainda não se adequaram as necessidades atuais dos consumidores.

Um bom caminho para o empreendimento são as empresas que oferecem serviços que tem como base a nuvem, pois isso elimina gastos, já que não é preciso construir um espaço físico.

Para te ajudar a lembrar das necessidades e a ter ideias de negócio próprio, a dica é ter sempre à mão uma agenda ou um aplicativo que sirva para realizar as anotações. Além disso, é fundamental acompanhar marcas para propor soluções para elas e escreva algo em suas anotações pelo menos uma vez na semana.

3ª Dica 

Focar em soluções básicas também é muito importante para quem está procurando ideias de negócio próprio, pois o foco do seu negócio deve ser o de resolver o problema do cliente.

Quer um exemplo muito interessante? O Uber! Ele resolve de forma simples e prática uma necessidade que as pessoas têm, pois com alguns cliques, é possível chamar um táxi e gastar bem pouco com ele.

4ª Dica 

Deixar um tempo pra reflexão também é um meio de encontrar ideias de negócio próprio, pois durante esse período novas ideias sempre surgem. Aproveite esse período de “descanso” para pesquisar, ler matérias e ouvir histórias que deram certo.

Mantenha todas essas informações armazenadas, pois elas te ajudarão a organizar a sua meta. Anotações antigas não devem ser excluídas, pois sempre que foi preciso retornar a elas, esteja certo de que elas trarão conteúdos úteis e que farão a diferença na hora de começar a investir em um novo negócio.  

5ª Dica 

Muitos empreendedores acabam desistindo no meio do caminho, porém ao montar uma empresa, ela precisa ter o estilo do dono, sempre alinhada com a forma de viver do proprietário, pois caso contrário, o empreendimento não fará nenhum sentido pra você! Esteja certo de que o seu próprio estilo de vida auxiliará a muitas pessoas.

Como validar ideias para abrir o próprio negócio?

Depois de entender onde encontrar ideias de negócio próprio. Agora, chegou o momento de você saber que não basta ter boas ideias, elas precisam de validação, pois caso contrário, o seu negócio não terá sucesso.

Por isso, o primeiro passo é realizar uma avaliação objetiva da ideia. Nem sempre a sua ideia genial é tão incrível assim! Dessa forma, uma pesquisa sobre o tema é fundamental. Se porventura já existir o mesmo produto e/ou serviço, a dica é não desistir! Tente aprimorar ou dar mais valor a ela sempre com um diferencial.

Um feedback sincero também te ajuda nesse processo de validação. Para fazer isso, busque ajuda com pessoas de sua confiança, mas que também detenham conhecimento sobre o tema. Afinal, essa resposta será muito importante para o seu sucesso!

Agora, é hora de desenvolver um protótipo do seu produto. Busque desenvolver um modelo que seja o mais parecido com o produto que você deseja colocar no mercado e faça testes em diferentes situações.

Testado o seu produto e/ou serviço é hora de construir a sua marca. Por isso, primeiramente busque as medidas legais para manter o seu negócio protegido, pois só assim o plágio ou a cópia poderão ser evitados.

A marca deve ser construída por meio de um nome que atraia e que impacte, pois isso dá maior destaque a sua empresa. Por fim, aposte em um plano de ação para conquistar novos clientes.

Nessa fase, coloque no papel os gastos que serão destinados na realização da divulgação do negócio, nas campanhas de marketing e no atendimento que os primeiros usuários precisarão receber. De nada adiantar ter algo extraordinário se não é convertido em lucratividade!

TOP 5 ideias para abrir um negócio com foco no futuro

 Os negócios digitais estão a todo vapor. As empresas físicas estão investindo em negócios digitais devido ao crescimento da conectividade. Por isso, com o passar do tempo, a tendência é que equipamentos eletrônicos sejam controlados por um único aplicativo.

 A Inteligência Artificial também vem forte, pois ela será a grande responsável por fazer funções que somente o ser humano era capaz de executar. Ainda é algo abrangente, porém que vem ganhando espaço e que vai dominar o cenário em breve.

 O protocolo de segurança, chamado de blockchain, consiste em uma tecnologia que tem como objetivo descentralizar e criar um índice global que realizará as transações em certo mercado.

 A prova de todas as transações na rede é o bitcoin e ela é a principal inovação tecnológica para as transações na rede.

 A automação também vai bombar, pois ela veio para dar mais leveza à vida das pessoas, pois gastamos até 50% com ações que podem ser automatizadas. Por fim, a aposta em produtos sustentáveis também é mais uma ideia para quem quer abrir um negócio no futuro, porque eles têm mais qualidade, maior durabilidade e trazem mais benefícios a saúde.

 

Mais de Dicas Práticas

Ver mais