Thumbnail do post Indicadores financeiros: saiba o que são e qual sua importância
Dicas Práticas

Indicadores financeiros: saiba o que são e qual sua importância

Indicadores financeiros: saiba o que são e qual sua importância

Os indicadores financeiros são elementos fundamentais para compreender melhor o desempenho de uma empresa. Saiba tudo sobre eles!

Seja para gestores de empresas ou para os investidores, os indicadores financeiros são um elemento que não pode passar batido.

Esses dados são fundamentais para compreender melhor o desempenho de uma organização, o que tem grande importância tanto para a sua gestão quanto para o mercado financeiro.

Assim, a partir de algumas informações de maior relevância para a compreensão desse quadro geral, é possível fazer escolhas com mais consciência e segurança.

Para entender melhor o que são os indicadores financeiros e como eles funcionam, continue a leitura!

O que são os indicadores financeiros e para que servem?

Os indicadores financeiros são uma ferramenta analítica desenvolvida para que seja possível analisar o desempenho de uma empresa no mercado, bem como a sua saúde financeira.

Nesse sentido, eles cumprem duas funções principais: chegar a um quadro geral sobre o desempenho passado da organização e fazer previsões que ajudem profissionais a tomarem decisões com mais segurança.

É por esse motivo que os indicadores financeiros são essenciais tanto para a gestão de uma empresa quanto para os investidores que têm interesse na organização.

Alguns exemplos de indicadores bastante utilizados e conhecidos são:

  • Margem líquida: lucro líquido da companhia;
  • Margem bruta: lucro bruto, o que ajuda a compreender sua eficiência nas vendas;
  • Retorno sobre investimento, ou ROI: rendimento de um investimento em determinado período;
  • Ticket médio: uma estimativa do valor gasto por cliente.

Por que é tão importante acompanhá-los?

Conhecendo as funções desempenhadas por esse tipo de ferramenta, fica mais fácil compreender quais são as vantagens de acompanhar os indicadores financeiros.

A avaliação de desempenho é um dos pontos principais dessa estratégia, permitindo uma visão mais detalhada em relação à lucratividade, eficiência operacional, gestão de dívidas e liquidez.

Outro ponto importante é a possibilidade de comparação com a concorrência no setor, o que pode levar à identificação de pontos fracos, que precisam ser aprimorados, e pontos fortes, que devem ser explorados pela empresa.

O gerenciamento de risco também é uma das vantagens oferecidas por esse acompanhamento, já que os indicadores permitem avaliar fatores como grau de endividamento, entre outros aspectos importantes para prever adversidades financeiras.

Por fim, todos esses elementos convergem na possibilidade de tomar decisões mais embasadas, tomando como ponto de partida as informações fornecidas por esse tipo de ferramenta.

Esse é um fator fundamental tanto para a gestão da empresa quanto para as pessoas interessadas em investir nas suas ações.

Como a análise dos indicadores financeiros impacta o seu negócio?

Todas as vantagens oferecidas pelo acompanhamento dos indicadores financeiros têm um impacto profundo no desempenho de um empreendimento.

Incluir esse elemento nas finanças corporativas é uma forma de garantir uma visão abrangente dos resultados obtidos pela empresa, bem como dos riscos que podem estar presentes no seu caminho.

A partir daí, torna-se possível tomar as decisões corretas para evitar problemas financeiros severos, contornar crises e até mesmo desenvolver estratégias mais efetivas para levar ao crescimento da organização.

Nesse sentido, a análise desses indicadores é uma tarefa fundamental para o sucesso do negócio, que só pode ser alcançado por meio de um monitoramento cuidadoso do seu desempenho no mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue no blog Construindo Educação e confira nossos posts sobre outros temas como esse!

Mais de Dicas Práticas

Ver mais