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Inteligência emocional: como aplicar no mundo dos negócios

Inteligência emocional: como aplicar no mundo dos negócios

Ainda não conhece o conceito de inteligência emocional? Está na hora de conhecer! Descubra neste artigo como você poderá transformar sua rotina de negócios e sua realidade a partir dele. Acesse!

Inteligência emocional é a capacidade de conhecer e controlar os próprios sentimentos e os das outras pessoas. É conseguir lidar com as emoções de forma saudável, sejam elas positivas ou negativas.

No mundo dos negócios, quem tem inteligência emocional tem grandes chances de ser um profissional de sucesso. A inteligência emocional é uma competência responsável por grande parte do sucesso e da capacidade de liderança dos profissionais.

A boa notícia é que ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. O primeiro passo é o autoconhecimento, pois para utilizar a inteligência emocional você precisa conhecer a si mesmo muito bem. Para isso, comece a se observar. Preste atenção nos seus sentimentos e nas suas reações a eles. Uma dica é escrever os seus sentimentos, para melhor identificá-los.

Para obter sucesso profissional, a inteligência emocional é muito importante. Se você é ou almeja ser um líder, então, ela é essencial. Afinal de contas, ninguém será um bom líder se explodir sua ira sobre os outros ou se descontrolar-se diante de qualquer obstáculo, conflito ou desafio. Aprenda como aplicar a inteligência emocional no mundo dos negócios e saia na frente!

Entenda o conceito de inteligência emocional

Daniel Goleman é conhecido como o pai da inteligência emocional. Ele definiu inteligência emocional como "capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos".

Segundo ele, a inteligência emocional é responsável pelo sucesso ou fracasso das pessoas, pois tanto na esfera pessoal, quanto profissional, somos permeados por relacionamentos. Aqueles que tiverem mais compreensão, empatia e gentileza têm grandes chances de sucesso.

De acordo com Goleman, esta competência pode ser categorizada em cinco habilidades:

  1. Autoconhecimento: conhecer as próprias emoções e a maneira como reage a elas.
  2. Controle emocional: saber gerir as emoções, adequadamente a cada situação.
  3. Automotivação: direcionar as emoções para a realização de um objetivo.
  4. Reconhecimento de emoções de outras pessoas: empatia de sentimentos.
  5. Habilidade em relacionamentos interpessoais: interação com outros indivíduos utilizando as competências sociais.
 

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Top 3 livros sobre inteligência emocional

Desde os anos 1990, quando o tema ganhou maior popularidade, muitos livros já foram escritos sobre inteligência emocional.

Um dos mais famosos, claro, é o best-seller de Daniel Goleman, "Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente". Esse livro foi a base de uma verdadeira revolução na psicologia, educação e liderança. Em 1996, Goleman, um psicólogo e jornalista do The New York Times, disse que nossa visão da inteligência humana era muito estreita. Ele se referia ao fato de que o QI é algo que nasce conosco e não pode ser mudado. Já a inteligência emocional pode ser aperfeiçoada ao longo do tempo.

Outra obra que vale a pena ser lida é "Gestão da emoção", do psiquiatra e pesquisador Augusto Cury. Ele auxilia o leitor a trabalhar melhor as suas emoções para expandir as suas capacidades. Faz pensar sobre as atitudes que temos no nosso dia a dia e como gastamos energia desnecessariamente.

Por fim, um livro que tem que estar na sua lista é "Inteligência emocional 2.0", de Travis Bradberry e Jean Greaves. Ele traz centenas de maneiras para aplicar a inteligência emocional para melhorar a qualidade de vida. O livro ensina quatro habilidades básicas: autoconsciência, autogestão, consciência social e como administrar nossas relações sociais.

Inteligência emocional como aplicar no mundo dos negócios

Como aplicar a inteligência emocional no dia a dia

Para começar a aplicar a inteligência emocional no dia a dia, você precisará, antes de mais nada, se conhecer profundamente. Preste muita atenção aos seus sentimentos e como você reage a cada um deles.

É importante nomear o que você está sentindo, pois é muito comum não identificarmos ou até mesmo confundirmos as emoções. O que você sentiu foi raiva, ansiedade, tristeza ou ira?

Com isso, você será capaz de reduzir - e até eliminar - as emoções negativas. Quando você controla os sentimentos, identifica rapidamente uma emoção negativa e consegue substituí-la. Pense que todas as situações possuem diversas saídas e foque nas positivas.

É importante saber que você não vai extinguir os sentimentos negativos, como tristeza ou ansiedade, por exemplo. A diferença é que saberá lidar com eles. Por isso, a inteligência emocional diz para enfrentá-los e não fingir que não está acontecendo. Pense: "ok, estou ansioso, como posso lidar com isso?".

Já para compreender e saber lidar com os sentimentos das outras pessoas, pratique a empatia. Coloque-se no lugar da pessoa para entender o modo como ela se sente e reage. Muitas vezes, uma agressividade é a forma de reagir, mas a pessoa pode estar sentindo estresse, tristeza ou ansiedade.

Reagimos de formas diferentes às mesmas emoções, por isso é preciso estar atento. Os seres humanos são complexos e cada um tem as suas particularidades.

Inteligência emocional vai transformar sua vida

A inteligência emocional vai transformar a sua vida porque saber lidar com os sentimentos é transformador.

Todas as nossas ações e atividades são permeadas pelos relacionamentos interpessoais. A maioria das nossas ações são realizadas com ou para outras pessoas. E nós somos feitos de sentimentos e emoções. Tudo o que acontece conosco e ao nosso redor nos afeta, positiva ou negativamente. Simplesmente não temos como não reagir aos acontecimentos e às emoções. Por isso a importância de conviver bem com elas.

No primeiro momento, sabendo gerir os próprios sentimentos já é metade do caminho. Dessa forma, você está no comando e não é controlado pelas suas emoções. Depois, você conseguirá administrar os sentimentos alheios, identificando-os para ajudar as pessoas ao seu redor e também para que eles não lhe afetem negativamente.

 

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