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O que é marketing e como usá-lo na empresa para ter mais lucro?

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O que é marketing? Como ele pode impulsionar a lucratividade do seu negócio? Explore as estratégias mais atuais aqui. Acesse e confira.

Você sabe o que é marketing?

Se você tem um negócio ou pretende ter, o marketing deve fazer parte do dia a dia da sua empresa.

Marketing é um conceito bastante amplo e, inclusive, ele vem ganhando novos contornos a partir da era digital que vivemos.

Desenvolver e implantar estratégias de marketing bem-sucedidas gera receita e garante a sustentabilidade das empresas. Ou seja, você pode - e deve! - usá-lo para ter mais lucro no seu negócio. 

Toda a estratégia de marketing deve visar à divulgação da marca, produto ou serviço e, consequentemente, atrair mais clientes para o seu negócio.

Contudo, é importante compreender como montar a estratégia ideal. O sucesso de qualquer uma depende de planejamento, boa execução, do seu público e também do seu modelo de trabalho.

Quer aprender mais sobre marketing e como utilizá-lo no seu negócio? Continue a leitura!

O que é marketing: conceito e significado

Marketing pode assumir diversos significados diferentes. De forma resumida, ele é um conjunto de atividades que busca entender e atender às necessidades dos clientes.

Por cliente, nesse caso, entende-se o consumidor, comprador ou usuário, em todos os estágios do processo de compra.

O marketing atua desde o planejamento do produto, até o relacionamento com clientes. Atualmente, há muitas frentes para o marketing, como o marketing orientado para vendas, para relacionamento ou para marcas.

Mas se você pensa que marketing é apenas vender, você está ultrapassado. O marketing está envolvido com o processo: produção, planejamento, logística, comercialização e pós-venda.

Philip Kotler, considerado o "pai" do marketing, conceituou-o da seguinte forma: "Marketing é o processo social por meio do qual as pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros".

O grande objetivo do marketing é agregar valor às marcas, produtos e serviços para determinado público-alvo. Para isso, utiliza a técnica dos 4 P's do marketing: preço, praça, produto e promoção. Eles são o norte de toda a estratégia de marketing.

Marketing na prática: quais são as melhores estratégias?

Estratégia de marketing significa planejar as ações de divulgação da sua marca, produto ou serviço. Também engloba acompanhar os resultados dessas ações para manter o que está gerando resultados e alterar ou aperfeiçoar o que é necessário.

A palavra que resume o marketing é posicionamento. Ou seja, de que forma a imagem da empresa está posicionada no mercado e na mente dos consumidores.

Segundo Kotler, posicionamento é "a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo".

Entre os objetivos do marketing, estão: vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade da marca e de seus produtos, gerenciar marcas, construir relacionamento com consumidores, educar o mercado e engajar colaboradores.

É importante salientar que você não deve tentar vender o tempo inteiro, mas sim entregar valor para as pessoas e, principalmente, soluções para elas.

São muitas as estratégias de marketing que podem ser colocadas em prática. Mas para que você alcance resultados satisfatórios, precisa saber com clareza qual objetivo pretende alcançar.

Você pode, por exemplo, apostar em estratégias de baixo custo, no ambiente digital. Alimentar um site ou blog com estratégias de marketing de conteúdo ou utilizar as redes sociais para o posicionamento de marca são excelentes estratégias.

Além de estratégias que são de marketing digital - que falaremos mais abaixo -, há estratégias de marketing off-line.

Entre elas, destacam-se eventos, promoções, parcerias e anúncios em mídias off. Veja mais sobre elas:

1- Mídias off-line: esse tipo de estratégia normalmente exige um investimento maior. Por isso, deve ser avaliado o seu modelo de negócio e os canais de comunicação que o seu público utiliza. Se for pertinente, você pode optar jornais, revistas, rádio, televisão, outdoors ou painéis luminosos.

2- Eventos: promover eventos é um nicho bastante interessante para alavancar negócios. O principal objetivo dos eventos é conhecer pessoas e construir relacionamentos.

3- Parcerias: fazer parcerias é interessante para todos os tipos de negócios. Porém, procure encontrar os parceiros certos, que estejam alinhados com o seu trabalho.

4- Promoções: criar promoções é uma ótima estratégia para atrair clientes. São inúmeras possibilidades, mas os objetivos podem ser incentivar os clientes a comprarem mais, atrair novos consumidores ou fazer com que seus clientes lhe tragam novos clientes.

O que é marketing digital e como ele ajuda seu negócio?

Marketing digital é um conjunto de ações de divulgação e comunicação que uma empresa ou pessoa utiliza nas plataformas digitais, através de meios eletrônicos e da internet.

Com a advento da internet e das novas tecnologias, o marketing ganhou um novo viés: o marketing online. Por isso, hoje em dia se fala em marketing on e off-line.

Atualmente vivemos a era do marketing 4.0, voltado para a informação. Seu objetivo é atrair através de conteúdo relevantes e segmentados, principalmente através da colaboração e do compartilhamento com os consumidores.

Hoje o marketing não trabalha mais com público-alvo, mas com personas. Persona é um personagem semi-fictício criado para especificar características do cliente ideal de um negócio.

Os seus pilares também evoluíram para 8 P's: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.

O marketing 4.0 está ligado à internet e ao inbound marketing, que é também chamado de marketing da atração, pois ele visa atrair o interesse das pessoas.

Entre as estratégias de marketing digital que podem ajudar o seu negócio estão o marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas que otimiza o posicionamento orgânico nos motores de busca como o Google.

Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em engajar o público através de conteúdos relevantes e valiosos, gerando valor para as pessoas.

Por fim, as estratégias em redes sociais compreendem todas as ações realizadas nas chamadas mídias sociais. Avalie onde está a sua persona e escolha as redes que estão alinhadas com o seu negócio!

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