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O que é neurociência e como usá-la para vender mais

O que é neurociência e como usá-la para vender mais

O que é neurociência e qual é o seu papel nas vendas? Confira os principais insights mais atuais sobre o assunto neste post!

Você sabe o que é neurociência?

Quem vende sabe que precisa encantar o cliente para que ele compre o seu produto ou serviço e ainda torne-se um consumidor fiel.

Para que isso aconteça, você precisa entrar na mente do cliente. Mas como fazer isso? Compreendendo como funciona a nossa mente.

Talvez você não perceba, mas a grande maioria das compras são regidas por emoções. Não estamos falando em compras por impulso, que são mais óbvias nesse sentido. Mas as pessoas compram produtos ou serviços que melhorem a vida delas. As pessoas compram resultados.

O ramo da ciência que estuda o cérebro e a mente humana é a neurociência. É uma área de estudos bastante complexa, mas vamos lhe ajudar a entender um pouco mais sobre ela.

A neurociência pode, portanto, lhe ajudar a vender mais e melhor, despertando nos seus clientes emoções e sentimentos positivos.

Vamos entender o que é neurociência e como usá-la para vender mais? Continue a leitura e descubra!

O que é neurociência, afinal?

Neurociência é a área que estuda o sistema nervoso, buscando compreender o seu funcionamento, estrutura e desenvolvimento.

O termo surgiu nos anos 1970, mas os estudos do cérebro datam de antes de Cristo, com a filosofia grega.

Os seus objetos de estudo são o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. É uma ciência multidisciplinar que dialoga com várias áreas de conhecimento.

Entre os estudos na área, está como nossas experiências alteram o cérebro e o seu desenvolvimento. A neurociência abrange o raciocínio, nossos sentimentos, nossa capacidade de tomar decisões, entre outros.

Assim, a neurociência é uma maneira de compreender o funcionamento da mente humana.

Por que é importante entender o que significa neurociência?

Para quem trabalha com vendas, é muito importante entender o que significa neurociência. O cérebro é o órgão que controla todo o nosso corpo, emoções, desejos e sentimentos.

As nossas emoções são controladas, no cérebro, pelo sistema límbico. É esse sistema que responde pelos nossos comportamentos mais instintivos, como o prazer e a sobrevivência.

Na hora de apresentar o seu produto e vender, você precisa acessar no seu cliente essa parte do cérebro. Se você falar apenas em atributos, preços e condições, o cliente pensará racionalmente e as chances dele comprar de você diminuem bastante.

No entanto, se você falar com ele acessando as suas emoções, mostrando o quanto o seu produto pode, por exemplo, alavancar metas ou realizar sonhos, terá muito mais chances de receber um sim.

O sistema límbico não é racional e não trabalha com números. Ele busca sempre coisas familiares, amigáveis e que ele reconheça facilmente.

Por isso, entender um pouco da neurociência e de que forma você pode utilizá-la para dialogar com as emoções positivas dos seus clientes, certamente fará você vender mais.

O papel da neurociência cognitiva nas vendas

A neurociência se divide em campos específicos de estudo, que são: neurofisiologia, neuroanatomia, neuropsicologia, neurociência comportamental e neurociência cognitiva.

A neurociência cognitiva estuda a nossa capacidade cognitiva, ou seja, comportamentos complexos como a memória e o aprendizado.

Entender os processos cerebrais a nível cognitivo abrange a transmissão e decodificação de informações pelo nosso cérebro, por exemplo. Aí é que reside a importância da neurociência cognitiva nas vendas. É essa área de conhecimento que relaciona o cérebro com a mente, ou seja, com os nossos comportamentos. Ela busca entender como funcionam funções como a linguagem, a memória e a tomada de decisões.

Se você compreender esses processos e como eles acontecem para cada pessoa, poderá trabalhar de forma mais eficaz as suas mensagens e as informações que transmite para os seus clientes.

Compreender como o seu cliente toma uma decisão e quais sentimentos estão envolvidos nessas escolhas é a chave para que você consiga conduzir uma venda de forma assertiva.

5 estratégias embasadas pela neurociência para vender mais

Agora que já falamos sobre a neurociência, você deve estar se perguntando como aplicar esse conhecimento na prática, no seu dia a dia de vendas.

Confira 5 estratégias embasadas pela neurociência para vender mais:

1- Sempre busque atrelar emoções ao seu processo de vendas. Se você despertar apenas o lado racional do seu cliente, o interesse dele em comprar diminui drasticamente. Porém, se você conseguir associar as informações que passa a sentimentos positivos, o seu cliente pensará duas vezes antes de lhe dizer não.

2- Entenda como cada pessoa recebe e processa as informações. As pessoas são diferentes e o funcionamento das suas mentes também. Procure compreender como cada cliente recebe as informações que você passa. Se sentir que o método não está funcionando para alguns deles, não insista, mude o seu método ou adapte-o para algumas pessoas.

3- Quando for conversar com o cliente e apresentar o seu produto, elimine todas as distrações. Se possível, convide-o para um ambiente que você possa controlar, sem telefone tocando ou pessoas chamando. Quando você não está totalmente concentrado em algo, está dizendo para o seu cérebro que aquilo não é importante e ele acaba descartando a informação.

4- Acredite no seu produto ou serviço! O seu poder de influência e persuasão são fundamentais para convencer o cliente a comprar. Levar a outra pessoa a adotar a sua perspectiva aumenta o valor do seu produto. Influencie as pessoas acessando as emoções delas.

5- Venda os benefícios do seu produto, não as características. As pessoas não compram produtos, elas compram soluções para os seus problemas ou necessidades. Por isso, primeiro destaque os benefícios. O seu cliente provavelmente comprará se você o convencer que isso deixará a vida dele melhor. Ou seja, é a emoção que rege a maioria das compras.

É fato que a nossa mente é incrível e as possibilidades são infinitas. Coloque em prática as estratégias e comprove os resultados nas suas vendas.

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