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Persuasão: significado e como usar para aumentar suas vendas

Persuasão: significado e como usar para aumentar suas vendas

Persuasão: significado, conceito e como aplicar na prática para vender mais. Confira tudo isso e mais neste post agora mesmo!

Um bom vendedor é aquele que consegue ter domínio sobre o seu negócio e compreende o significado de persuasão

Ele entende o mercado, seus fornecedores, concorrentes e, principalmente, seus clientes. Além de compreender o que as pessoas precisam, o profissional diferenciado é aquele que conta com uma boa argumentação.

 No entanto, antes mesmo de saber usar, é preciso compreender o significado de persuasão, pois sem isso será impossível fazer uso desse conceito.

Para saber mais, siga a leitura! ;)

Persuasão: significado e conceito

Persuasão  é um substantivo feminino que tem origem no termo em latim persuadere, que consiste no ato de convencer ou persuadir. Ligado diretamente com crença e convicção, o conceito de persuasão está relacionamento ao ato de convencer alguém a tomar certa atitude.

Quando ouvimos falar a expressão poder de persuasão, significa que é o poder que determinada pessoa tem para persuadir alguém, ou seja, ela faz uso de forma de se comunicar estratégica por meio de argumentos simbólicos e lógicos aliados a uma capacidade de argumentação e retórica responsáveis por persuadir a pessoa que ouve.

Para aqueles que atuam com vendas, o conhecimento do significado persuasão é muito importante, pois só assim é que o profissional conseguirá fazer com que a pessoa adquira o produto que ele está vendendo.

persuasão significado

Os líderes também precisam dominar o significado persuasão, pois só assim ele fará com que os seus liderados sigam suas instruções.

Muitas pessoas acham que 0 significado de persuasão é o mesmo que manipulação, mas não é não! A persuasão tem como objetivo fazer com que a pessoa aceite o que ele está propondo de forma voluntária.

Ela ouve, faz a sua avaliação e voluntariamente muda sua decisão sobre o tema, pois ela entendeu que esse novo ponto de vista vai permitir maior benefício tanto para ela quanto para os demais.

Diferentemente da manipulação, pois a situação é apresentada fazendo com que a pessoa mude de decisão, não porque vai ser benéfico para ela, mas pelo fato de haver um interesse pessoal por trás daquela mudança.

É importante entender de forma clara que o significado persuasão objetiva trazer uma mudança atrelada a um benefício para a pessoa, porém na manipulação a vantagem só será sentida por aquele que está tentando obter um benefício para ele mesmo.

O que é persuasão na prática?

Acima, abordamos o conceito e o significado de persuasão, porém agora vamos falar que a persuasão passa pela conquista da empatia do cliente, pois de nada adianta persuadir a pessoa se o profissional não é capaz de se colocar no lugar do outro.

A forma com que o profissional transmite suas ideias e a empatia com o cliente são características fundamentais para colocar a persuasão em prática.

A influência positiva só é praticada por um vendedor quando ele é capaz de sentir o que o cliente sente, de entender o que ele pensa e quais são as motivações internas e os valores que levam aquela pessoa a comprar.

Ao conquistar tudo isso, o vendedor conseguirá usar o significado persuasão, pois ele está falando diretamente com o coração do cliente.

O cliente só confia no vendedor quando a empatia é recíproca, quando há uma sintonia estabelecida de forma eficiente. Diante dessa situação, o cliente que desenvolveu a confiança no profissional vai comprar e o vendedor terá condições suficientes para influenciar e conquistar melhores resultados em seus números.

A persuasão na prática também requer do profissional que trabalha com vendas a apresentação de benefícios que o produto e/ou serviço vai trazer a pessoa que quer comprar, pois caso contrário, o negócio não será fechado.

O cliente precisa entender de forma clara quais são as vantagens que ele terá ao fazer uso desse produto e/ou serviço. 

 Como persuadir o cliente a comprar?

Após conquistar a empatia da pessoa e de ter feito com que ela imagine sua vida com o produto, para persuadir o cliente a comprar, será preciso pra ele muito compromisso e coerência. O início da negociação deve ser marcado por perspectivas e ideias simples sempre focando no sim do cliente.

Conquistar a aprovação do cliente, mesmo em situações que não impactam diretamente na venda, é fundamental para passar para a próxima etapa é que a imposição de uma ideia um tanto mais complexa, mas de forma que o cliente esteja confortável para concordar.

Nesse passo, é importante saber que a técnica vai revelar que as pessoas apresentam um comportamento consistente, pois sempre que tomam uma atitude, elas vão agir na mesma linha para tomar a decisão final.

Para persuadir o cliente a comprar, será preciso empregar o princípio da reciprocidade que nada mais é do que devolver um favor a alguém que nos fez algo. Após ter construído a empatia, o cliente sentirá como se tivesse uma dívida com você, pois recebeu algo de valor.

Aqui, não estamos falando em si do produto, mas da atenção, da proximidade e das informações repassadas.

O vendedor que dá um presente ou uma condição de pagamento diferenciada ao seu cliente faz com que isso seja encarado pela pessoa como um ato de reciprocidade.

Alguns podem até achar que presentes precisam ser caros, porém basta levar algo que seja útil e, ao mesmo tempo, valioso. Por isso, sempre ofereça uma informação de qualidade, um brinde, uma amostra gráti sou um bom desconto.

Por fim, é preciso ainda cativar e encantar a pessoa que quer comprar! Para isso, será preciso apostar na comunicação. Ao longo do texto falamos sobre a imaginação e essa é uma maneira muito eficaz para encantar os clientes, porém faça uso ainda do bom humor ou de histórias que cativem as pessoas.

Procure contar fatos que tenham relação com o produto que está sempre comercializado! O bom vendedor é aquele que consegue se comunicar com os quatro tipos de clientes que existem: as pessoas sociáveis, metódicas, obstinadas e afáveis.

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