Quer descobrir quais são as técnicas de atendimento que todo vendedor bem sucedido utiliza? Neste post, revelamos todas elas. Confira!
Um vendedor de sucesso coloca o seu cliente em primeiro lugar. Isso porque os clientes são a base de qualquer negócio, pois nenhuma empresa vive sem eles. Por isso, é preciso adotar técnicas de atendimento ao cliente para satisfazê-lo e potencializar suas vendas.
Aliás, hoje em dia, satisfazer o cliente já não é suficiente, é preciso encantá-lo, proporcionando experiências de compra memoráveis aos consumidores.O mercado altamente competitivo tem feito com que as empresas disputem os mesmos clientes. Assim, atender bem o cliente não é um diferencial, é um requisito mínimo para que você se mantenha no mercado. É preciso superar as expectativas dos clientes para que eles comprem de você e se mantenham fiéis à sua marca.
Claro, tudo isso tem um custo, financeiro e de tempo. No entanto, se você acha oneroso aplicar técnicas de atendimento, saiba que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Invista nos seus consumidores! Confira abaixo as técnicas infalíveis de atendimento ao cliente para potencializar suas vendas!
A importância de um atendimento ao cliente excelente
O cliente tem sempre razão? A máxima não é totalmente verdadeira, mas traz um significado muito importante. Porque, mesmo ao atender um cliente desinformado, crítico ou difícil de lidar, o bom vendedor precisa aprender a enfrentar as críticas e, a partir delas, melhorar os seus processos.O cliente não é seu inimigo e a negociação não é uma disputa, na qual tem-se um vencedor e um perdedor. Vendedor e cliente fazem parte de uma relação comercial e a melhor negociação é aquela em que ambos saem satisfeitos.
Atender bem é resolver os problemas do cliente. E esse é um desafio constante de um vendedor! O cliente não vai até você porque quer comprar o seu produto ou serviço, ele vai até você em busca de soluções para determinado problema. O consumidor não busca, por exemplo, um item de maquiagem, ele busca beleza. Solucionar a questão com agilidade e empatia é a tarefa do vendedor.
Lembre-se sempre de que um cliente insatisfeito e mal atendido irá contar a outras pessoas, que contarão a outras e assim por diante. O marketing boca a boca é muito poderoso e quando um cliente fala mal da sua marca, isso pode se espalhar rapidamente. Com o advento das redes sociais, muitas pessoas não o procurarão para falar sobre sua insatisfação, mas sim irão simplesmente postar na internet e milhares de outras pessoas verão.
A importância de um atendimento ao cliente excelente está na própria sustentação do seu negócio a médio e longo prazo. Nenhuma empresa sobrevive negligenciando ou atendendo o cliente de forma automática e rotineira. O atendimento deve ir muito além da boa educação e de entender sobre o que você vende. Esses são princípios básicos. Um vendedor de excelência tem empatia. Ele consegue se colocar no lugar do cliente, entender suas necessidades e desejos e, assim, torna-se um verdadeiro coach de vendas.
Como garantir a qualidade no atendimento ao cliente?
Se você é um vendedor autônomo ou conta com uma equipe, é muito importante garantir a qualidade no atendimento ao cliente. Esteja sempre em contato com o seu time e mantenha-o capacitado para encantar os consumidores.Confira três princípios para atender bem o cliente:
1- Conheça seu cliente
A regra número 1 é a base do bom atendimento. Para vender e atender bem, é preciso compreender o que o cliente está buscando. Coloque-se no lugar do cliente e faça perguntas para extrair informações importantes.2- Seja cordial
Parece básico, mas muitos vendedores esquecem que estão servindo aos clientes. Procure exceder as expectativas. Trate os clientes com simpatia e com empatia!3- Interaja com o cliente
Mesmo que você esteja em contato com seu cliente através do telefone, e-mail ou redes sociais, não deixe de lado a interação face a face, pois só assim você conseguirá interpretar suas reações emocionais.Aprenda as melhores técnicas para um bom atendimento ao cliente com o Coach Rafael Siqueira!
Você quer melhorar o seu relacionamento com seus clientes, aprender técnicas para um bom atendimento ao cliente e vender mais e melhor? O coach Rafael Siqueira ensina as melhores técnicas de marketing para atrair e manter clientes!
Aqueles que realmente fazem diferença em vendas conhecem os Fatores do Sucesso em Vendas (FSV). E é exatamente isso que o Curso Venda Mais com Coach irá lhe ensinar.
Neste curso, você aprenderá o marketing essencial do vendedor coach. Com ele, você não será simplesmente um vendedor, mas um coach para seus clientes. Aprenda os padrões hipnóticos Ericksoniano, que são frases capazes de lhe deixar totalmente no controle da negociação. Algumas construções da linguagem são capazes de quebrar objeções com muita eficácia. O poder da persuasão na comunicação é essencial para ser um vendedor de sucesso.
O curso é totalmente online, composto por 6 módulos, com o coach Rafael Siqueira. Rafael é autor do livro "O Mito do Vendedor", palestrante especialista em desenvolver alta performance em pessoas, auxiliando em vendas e desenvolvimento de negócios e diretor do Instituto Florescer, empresa de consultorias, treinamentos e assessorias em coaching.
Entre os benefícios do curso estão: vire uma autoridade no seu segmento, mantenha uma comunicação constante com seus clientes, atraia clientes 24 horas por dia e aumente as suas vendas de 15 a 30% em apenas 40 dias.
Ser um vendedor de sucesso envolve 3 pontos: autoconhecimento, estratégias e comunicação. Colocando esses pilares em prática, você não será mais apenas um vendedor correndo atrás de uma comissão maior. Você será um verdadeiro vendedor bem-sucedido e terá clientes fiéis.
Lembre-se sempre de que ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que o seu negócio pode ter.