Tipos de negociação: quais são eles e como dominá-los para obter melhores resultados nos negócios? Venha descobrir todas as respostas neste post!
Tipos de negociação: é hora de aprender tudo o que você sempre quis sobre o assunto.
A negociação é a etapa crucial de uma venda. É uma espécie de duelo, porém normalmente sem vencedores, no qual duas ou mais partes visam a um acordo.Negociar é influenciar o comportamento do outro quando há uma tensão entre as partes. Negocia-se com o objetivo de se chegar a um consenso que seja interessante para todos.
Uma negociação pode ter diferentes desfechos. Talvez uma das partes ganhe e outra perca, talvez as duas saiam ganhando ou pode acontecer de que ambas precisem ceder um pouco.
Os tipos de negociação estão classificados no desfecho, ou seja, o final da história é que classifica o negócio.
Conhecer e aprender as melhores táticas é uma habilidade imprescindível para quem deseja se destacar, vender mais e conquistar clientes.
Quer conhecer os tipos de negociação e aprender as melhores táticas? Continue a leitura!
Tipos de negociação: por que é importante conhecê-los e dominá-los?
É importantíssimo conhecer os principais tipos de negociação para dominá-los e saber quando usar cada um deles.Na vida de qualquer vendedor, há inúmeras situações distintas todos os dias, com os mais variados tipos de clientes, por isso, saber de antemão quais táticas podem ser utilizadas é um grande trunfo.
Identificar em qual negociação você se encontra é crucial para definir sua estratégia. Em alguns casos, valerá a pena sacrificar a margem de lucro em nome de negócios futuros, mas, em outros, isso pode ser uma péssima decisão.
Negociação é relacionamento, portanto, é necessário habilidade de expor seus argumentos de forma clara e objetiva. Fazer-se entender é fundamental!
Além disso, uma negociação não é uma batalha. Quem vai para uma negociação pensando que irá ganhar ou perder pode estar perdendo uma valiosa oportunidade de construir relacionamentos com os clientes.
Confira os principais tipos de negociação existentes
Basicamente, podemos dividir as negociações em 2 tipos: negociação distributiva ou ganha-perde e negociação integrativa ou ganha-ganha.Conheça um pouco mais de cada uma delas:
Negociação distributiva ou ganha-perde
Nesse tipo de negociação, o acordo será mais favorável para uma das partes envolvidas.Para um vendedor, o ideal é sempre evitar esse desfecho, mas, em algumas situações, ele é necessário, por diversos motivos. Pode ser para conquistar um novo cliente ou entrar em um mercado novo, por exemplo.
No entanto, é importante salientar que satisfazer o cliente a qualquer custo é uma estratégia que não sobrevive a longo prazo. Dificilmente você conseguirá manter por muito tempo um negócio que só tenha vantagens para o comprador.
Negociação integrativa ou ganha-ganha
Nessa situação, para compensar eventuais vantagens para uma das partes, são integrados novos valores na negociação.Ou seja, ambas as partes saem ganhando de alguma forma. É o caso, por exemplo, do cliente obter um desconto, mas o pagamento deve ser efetuado à vista para obter tal vantagem.
Esse é o tipo de negociação ideal. Para conduzir negociações desse tipo, é importante se preparar muito bem antes de reunir-se com o cliente e também estabelecer um limite além do qual você não irá ceder, para não acabar transformando a negociação em um ganha-perde.
Além desses dois tipos básicos, há outras classificações. Uma negociação pode ser colaborativa, ou seja, busca-se um bom resultado, mas também se espera manter um relacionamento a longo prazo.
Há a negociação cooperante, quando o cliente, normalmente um parceiro, pode trazer resultados futuros. Mesmo que o primeiro resultado não seja o melhor, trata-se de um relacionamento que merece ser bem cuidado.
Há, ainda, a negociação utilitária, na qual o relacionamento não é importante. Aqui, o que importa são os resultados e o objetivo é fechar a venda.
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Ser um vendedor de sucesso envolve 3 pontos: autoconhecimento, estratégias e comunicação. Colocando esses pilares em prática, você não será mais apenas um vendedor correndo atrás de uma comissão maior. Você será um verdadeiro vendedor bem-sucedido e terá clientes fiéis.
Torne-se um expert em negociação e feche vendas vantajosas para você e seus clientes. Desta forma, você irá conquistar e fidelizar os seus consumidores.
Estamos constantemente negociando em nosso dia a dia, por isso, quem domina essa habilidade está um passo à frente na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes.