Thumbnail do post O que significa ter visão global? Aprenda para vender mais!
Dicas Práticas

O que significa ter visão global? Aprenda para vender mais!

O que significa ter visão global? Aprenda para vender mais!

Você sabe o que é visão global e porque ela é importante para quem deseja triplicar resultados em vendas? Venha descobrir neste artigo!

Visão global.

Esse é um conceito que começa a despontar não só no Brasil como no mundo, pois com o passar do tempo, as coisas no cenário empresarial estão em constante mudança, pois não apresentam consistência. No Brasil, essa situação fica ainda pior devido aos fatores políticos e econômicos.

O mercado internacional também passa por constantes oscilações, porém a visão global faz com que as apostas sejam ainda mais assertivas.

Visão global: o que é e por que é importante?

Nas empresas, a visão global pode ser definida como a capacidade que os gestores têm de enxergar o mundo de maneira minuciosa e crítica, pois essa forma de ver o mundo faz com que a empresa consiga agregar valores de maneira absoluta transformando isso em algo inovador dentro do seu modelo de negócio.

Os profissionais que tem uma visão global são classificados como cosmopolitas, pois se adaptam em diferentes culturas no mundo dos negócios e fazem uso de novos paradigmas para agregar valor a sua marca.

Ter uma visão global é muito importante, porque mesmo sendo uma tarefa árdua, a pessoa consegue enxergar novas oportunidades de negócios que são promissores.

De forma mais restrita, a visão global pode ser entendida como a capacidade que o profissional tem de conhecer, de identificar, de apresentar soluções e, ainda, de saber lidar com diferentes processos internos colaborando sempre em diferentes setores.

No entanto, quando falamos de forma mais abrangente, a visão global impacta no profissional de forma que ele precise estar sempre atualizado, ou seja, conhecendo as novas oportunidades, tendências e possibilidades que existam no mercado e não só no segmento em que atua.

Ele precisa conhecer o mercado como um todo para saber ver onde as oportunidades aparecem de forma geral e a partir disso, conseguir incorporar a sua empresa as estratégias e táticas.

Como ter uma visão global de mundo pode ajudar você a vender?

Muitos acham que visão global consiste em enxergar além das fronteiras do país, porém não é só isso! A visão global existe que a pessoa conheça de maneira profunda tudo o que acontece no interior da sua empresa e isso inclui tanto os setores classificados como primários até mesmo aqueles que realizam a efetivação das vendas seja de produtos ou se serviços.

Um bom vendedor tem visão global a partir do momento que ele começa a ter domínio sobre o negócio que ele trabalha. Isso inclui um planejamento de suas atividades, pois só assim será possível conquistar bons números tanto a médio quanto a longo prazo e isso fará com que você fique cada vez mais consolidado na empresa em que atua.

A importância de ter uma visão global da empresa

Quem tem visão global é alguém que consegue enxergar as coisas de forma ampla, ou seja, ele precisa ser capaz de dar atenção para mais de uma coisa ao mesmo tempo e não ter como foco apenas a causa e o efeito de suas atitudes.

O profissional que quer vender mais, não deve saber apenas as influências que ele sofre, mas também as oscilações que o mercado sofre e a partir disso, seus assuntos devem ser configurados a partir desse prisma.

A experiência ajuda e muito nessa conquista, porém o profissional precisa querer pensar fora da caixa, precisa desejar fazer diferente do que todo mundo faz.

O conhecimento teórico também é importante para ter visão global e isso inclui a geografia que as pessoas aprendem ainda quando estão no primário, mas é preciso entender de economia, pois isso vai ajudar sua visão global, pois você entende o que está acontecendo além das fronteiras brasileiras.

5 dicas para desenvolver uma visão global e potencializar vendas

Quem tem a oportunidade de passar uma temporada no exterior não pode perder e isso é um dos fatores que ajudam no desenvolvimento de uma visão global. No entanto, aqueles que não tem essa oportunidade, podem fazer isso sem sair de casa, pois basta buscar as informações.

O profissional que está sempre atento as mudanças que o mercado traz e como elas interferem em sua empresa, nos relacionamentos e nos comportamentos é alguém que tem visão global.

É preciso ainda que o profissional esteja em busca de treinamento, não foque apenas um único aspecto, pois é imprescindível que se tenha uma visão ampla de diferentes segmentos.

A visão global também requer comunicação - seja para transmitir conhecimento como para obter entendimentos. Os mais jovens se destacam nesse cenário, porque eles estão mais aptos a lidar com a tecnologia, porém nada impede que os de mais idade desenvolvam essa visão.

As empresas, atualmente, precisam saber assimilar a competência que as profissões oferecem.

De forma mais clara, isso quer dizer que eles têm algo a oferecer, mas eles também precisam de mais conhecimento. A empresa deve pensar da mesma forma, porque além de assimilar ela precisa produzir competência, pois a pessoa é inteligente e isso também significa ter visão global.

Preparação. Essa é mais uma das características que um profissional que tem visão global precisa desenvolver, pois as atualizações devem fazer parte de sua vida, mas elas não podem estar restritas à sua área de atuação.

Essa preparação deve incluir o mercado de forma abrangente, porque isso fará com que as oportunidades que venham a trazer melhorias para sua empresa sejam enxergadas de uma maneira mais clara.

O mundo está em busca de novos líderes e esses condutores devem ter visão global do mercado, pois isso ajudará a fazer com que as marcas passem pelo processo de internacionalização.

No entanto, só consegue ver isso aquele que desfruta dessa característica tão importante, porque ao ter visão global o profissional consegue reconhecer logo de cara as formas que ele deve agir para inserir sua empresa em um contexto extremamente lucrativo.

Apesar de ser um conceito novo, ele está aí e requer que os profissionais busquem essa visão global, pois esse conhecimento é o que fará com que o sucesso chegue as empresas dos mais variados segmentos.

Mais de Dicas Práticas

Ver mais