Quer aprender mais sobre marketing de relacionamento e descobrir como essa estratégia vai aumentar suas vendas? Confira aqui todas as informações!
Você já ouviu falar em marketing de relacionamento? E você sabia que ele pode lhe ajudar a vender mais?
Vender é uma arte e não consiste apenas no momento da negociação e do fechamento da venda. Você precisa investir no seu cliente e estar sempre em contato com ele. O pré e pós-venda podem ser mais importantes do que a venda em si.Por isso, o marketing vem auxiliando muitos vendedores no mercado cada vez mais competitivo que se apresenta em todas as áreas de atuação. Conquistar o cliente e mantê-lo fiel é um grande desafio. E é exatamente aí que entra o marketing de relacionamento.
Quer entender um pouco mais? Confira o que é o marketing de relacionamento e como vender mais com ele!
Em que consiste o marketing de relacionamento?
Afinal, em que consiste o marketing de relacionamento? São ações que visam criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A ideia principal é fidelizar os clientes através de ações estratégias que irão gerir a sua carteira de clientes.Com o marketing de relacionamento, você irá tornar os seus clientes fãs da sua marca. Assim, consequentemente, eles falarão bem de seu produto ou serviço e indicarão para outras pessoas. Você já teve uma experiência super bacana com alguma marca que você não esquece e, por isso, sempre indica para os amigos? Pois é exatamente esse o objetivo destas ferramentas de marketing.
O marketing de relacionamento, contudo, é muito mais do que uma ferramenta para obter e manter os clientes. São estratégias que envolvem construção da marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado. Essas ações precisam ser de médio e longo prazo, pois cria-se uma relação contínua e progressiva com o cliente.
Quem ganha com o marketing de relacionamento é o cliente e a empresa. O cliente ganha soluções mais personalizadas e a empresa feedbacks mais assertivos e constantes para aprimorar seu produto ou serviço.
Veja algumas práticas que podem garantir o sucesso de uma estratégia de marketing de relacionamento:
1- Conheça o seu cliente
Identificar os seus clientes é fundamental; saiba aqueles que compram com mais frequência e/ou que representam uma parcela importante do faturamento e implemente ações específicas para eles. Mas não esqueça dos outros clientes que, mesmo que esporádicos, precisam ser lembrados e também serem alvos de ações estratégicas.2- Segmente e personalize
Segmente a sua base de dados de clientes com critérios relevantes para o seu negócio e crie abordagens personalizadas para cada segmento.3- Crie ações estratégicas
Ações que incentivam o retorno do cliente criam um ciclo que facilita a abordagem do marketing de relacionamento.4- Seja sistemático
Não adianta fazer uma ação estratégica e depois esquecer o cliente. As suas ações precisam ser sistemáticas. Uma boa dica é criar um cronograma de ações para cada segmento.5- Ouça o cliente
Tenha canais para que ele possa se expressar e sempre responda às suas dúvidas, queixas ou elogios. A relação comercial é uma via de mão dupla!Marketing de vendas: como melhorar sua relação com o cliente?
Para implementar ferramentas de marketing de relacionamento, você deve direcionar suas ações para o cliente, fazendo com que ele se sinta a parte mais importante dessa relação comercial.É muito importante personalizar as experiências com os seus clientes. As pessoas não buscam soluções prontas, mas sim soluções feitas sob medida para elas. Para isso, é primordial conhecer o seu cliente e as suas necessidades. O marketing de vendas visa a melhorar a sua relação com o cliente. Mas como fazer isso?
Atualmente, muitas ferramentas online ajudam a manter os clientes sempre em contato com a sua marca. As redes sociais são o maior exemplo disso. Por isso, use e abuse delas! Facebook, Instagram, Twitter e outras ajudam a manter a sua marca sempre viva e presente na vida dos seus clientes.
Outras maneiras de manter o relacionamento com seus clientes:
- Entrar em contato para informar sobre ofertas;
- Parabenizá-lo em datas especiais, como aniversário;
- Realizar pesquisa de satisfação quanto a produtos ou serviços fornecidos;
- Programas de bonificação e planos de fidelidade.
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Colocando esses pilares em prática, você não será mais apenas um vendedor correndo atrás de uma comissão maior. Você será um verdadeiro vendedor bem-sucedido e terá clientes fiéis.