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Marketing de relacionamento: o que é e como vender mais com ele

Marketing de relacionamento: o que é e como vender mais com ele

Quer aprender mais sobre marketing de relacionamento e descobrir como essa estratégia vai aumentar suas vendas? Confira aqui todas as informações!

Você já ouviu falar em marketing de relacionamento? E você sabia que ele pode lhe ajudar a vender mais?

Vender é uma arte e não consiste apenas no momento da negociação e do fechamento da venda. Você precisa investir no seu cliente e estar sempre em contato com ele. O pré e pós-venda podem ser mais importantes do que a venda em si.

Por isso, o marketing vem auxiliando muitos vendedores no mercado cada vez mais competitivo que se apresenta em todas as áreas de atuação. Conquistar o cliente e mantê-lo fiel é um grande desafio. E é exatamente aí que entra o marketing de relacionamento.

Quer entender um pouco mais? Confira o que é o marketing de relacionamento e como vender mais com ele!

Em que consiste o marketing de relacionamento?

Afinal, em que consiste o marketing de relacionamento? São ações que visam criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A ideia principal é fidelizar os clientes através de ações estratégias que irão gerir a sua carteira de clientes.

Com o marketing de relacionamento, você irá tornar os seus clientes fãs da sua marca. Assim, consequentemente, eles falarão bem de seu produto ou serviço e indicarão para outras pessoas. Você já teve uma experiência super bacana com alguma marca que você não esquece e, por isso, sempre indica para os amigos? Pois é exatamente esse o objetivo destas ferramentas de marketing.

O marketing de relacionamento, contudo, é muito mais do que uma ferramenta para obter e manter os clientes. São estratégias que envolvem construção da marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado. Essas ações precisam ser de médio e longo prazo, pois cria-se uma relação contínua e progressiva com o cliente.

Quem ganha com o marketing de relacionamento é o cliente e a empresa. O cliente ganha soluções mais personalizadas e a empresa feedbacks mais assertivos e constantes para aprimorar seu produto ou serviço.

Veja algumas práticas que podem garantir o sucesso de uma estratégia de marketing de relacionamento:

1- Conheça o seu cliente

Identificar os seus clientes é fundamental; saiba aqueles que compram com mais frequência e/ou que representam uma parcela importante do faturamento e implemente ações específicas para eles. Mas não esqueça dos outros clientes que, mesmo que esporádicos, precisam ser lembrados e também serem alvos de ações estratégicas.

2- Segmente e personalize

Segmente a sua base de dados de clientes com critérios relevantes para o seu negócio e crie abordagens personalizadas para cada segmento.

3- Crie ações estratégicas

Ações que incentivam o retorno do cliente criam um ciclo que facilita a abordagem do marketing de relacionamento.

4- Seja sistemático

Não adianta fazer uma ação estratégica e depois esquecer o cliente. As suas ações precisam ser sistemáticas. Uma boa dica é criar um cronograma de ações para cada segmento.

5- Ouça o cliente

Tenha canais para que ele possa se expressar e sempre responda às suas dúvidas, queixas ou elogios. A relação comercial é uma via de mão dupla!

Marketing de vendas: como melhorar sua relação com o cliente?

Para implementar ferramentas de marketing de relacionamento, você deve direcionar suas ações para o cliente, fazendo com que ele se sinta a parte mais importante dessa relação comercial.

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É muito importante personalizar as experiências com os seus clientes. As pessoas não buscam soluções prontas, mas sim soluções feitas sob medida para elas. Para isso, é primordial conhecer o seu cliente e as suas necessidades. O marketing de vendas visa a melhorar a sua relação com o cliente. Mas como fazer isso?

Atualmente, muitas ferramentas online ajudam a manter os clientes sempre em contato com a sua marca. As redes sociais são o maior exemplo disso. Por isso, use e abuse delas! Facebook, Instagram, Twitter e outras ajudam a manter a sua marca sempre viva e presente na vida dos seus clientes.

Outras maneiras de manter o relacionamento com seus clientes:

  • Entrar em contato para informar sobre ofertas;
  • Parabenizá-lo em datas especiais, como aniversário;
  • Realizar pesquisa de satisfação quanto a produtos ou serviços fornecidos;
  • Programas de bonificação e planos de fidelidade.

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Ser um vendedor de sucesso envolve 3 pontos: autoconhecimento, estratégias e comunicação.

Colocando esses pilares em prática, você não será mais apenas um vendedor correndo atrás de uma comissão maior. Você será um verdadeiro vendedor bem-sucedido e terá clientes fiéis.

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