Thumbnail do post 10 competências e habilidades que todo empreendedor precisa ter
Dicas Práticas

10 competências e habilidades que todo empreendedor precisa ter

10 competências e habilidades que todo empreendedor precisa ter

Competências e habilidades: quais são as essenciais aos empreendedores? Descubra todas as as respostas neste post. Acesse e confira!

Quem quer ser um empreendedor de sucesso precisa ter competências e habilidades muito parecidas com os executivos que são lideres em suas empresas.

Principalmente porque tanto as tarefas quanto a forma de atuação são muito parecidas.

Independentemente do tamanho da sua empresa, forma de atuar ou de setor, a gestão de uma empresa exigirá competências e habilidades para a execução das tarefas.

Um bom empreendedor precisa não só saber como também gostar de vender, ele precisa estar apto a executar e, ainda, produzir os serviços ou produtos que está comercializando e, principalmente, ter competências e habilidades para controlar e administrar a sua empresa.

10 competências e habilidades fundamentais ao empreendedor

Todos nós sabemos que o que move uma empresa são as vendas que ela realiza e essa é apenas uma das competências e habilidades fundamentais ao empreendedor.

competencias e habilidades

Afinal, ele precisa não só expor o produto e/ou serviços, mas deve ter conhecimento para precificar, abrir negociação, dar desconto e, ainda, cobrar pelo que está oferecendo.

Para o empreendedor, no começo, isso pode até ser um tanto quanto difícil, pois ele está começando e precisa estar pronto para vender ele mesmo, pois é a sua ideia que ele está comercializando.

A autoestima também é mais uma das competências e habilidades de um bom empreendedor.

Até porque todos nós estamos sujeitos a críticas e quando eles surgem, a pessoa que a recebe não pode se abalar e, para evitar esse sentimento ruim, o melhor é manter sempre uma autoestima forte e, para conseguir isso será preciso acreditar em si próprio, mas com um limite para não parecer alguém intransigente e teimoso.

O controle também entra como uma das competências e habilidades, pois a sua empresa vai crescer o tanto que o empreendedor for capaz de controlar. No entanto, o que é controlar? Controlar é definir protocolos e critérios e ter prazer em ouvir detalhes que envolvem tanto a parte financeira quanto legal do seu negócio.

No Brasil, os maiores gastos com empresas estão diretamente relacionados aos impostos e às finanças e o bom empresário é aquele que está sempre atenção nisso.

Para montar uma equipe confiável, o bom gestor também precisa ter certas competências e habilidades como persistência e competência. O empreendedor é aquele que está pronto para virar noites com a equipe se for preciso. É aquele que para pra ouvir e entender como as coisas estão sendo feitas.

No entanto, nem sempre o empreendedor tem capacidade física e competência para fazer tudo, por isso ele precisa confiar na equipe formada e, principalmente, ser humilde para ouvir o que os outros tem a dizer sobre o seu negócio.

A confiança em pessoas diferentes é fundamental e é mais uma das competências e habilidades exigidas de um empreendedor, pois quem quer empreender sabe que não conseguirá fazer tudo sozinho.

Entender os sinais que o mercado tem emitido é mais uma das muitas competências e habilidades é que o empreendedor deve carregar consigo, pois só assim ele conseguirá prever situações que podem afetar o seu negócio, pois todos nós sabemos que as coisas não acontecem de uma hora pra outra, pois o futuro é só um reflexo do que está sendo plantado.

Mesmo que fracos, os sinais são evidenciados por meio de eventos e acontecimentos. Por esse motivo, o empreendedor precisa ter as competências e habilidades certas para enxergar além do que está sendo mostrado para a partir disso, conseguir não só fazer uma avaliação como também antecipar o que vai acontecer.

Acima, falamos da capacidade de entender os sinais e agora, falaremos sobre o senso de oportunidade, pois assim como antecipar o que vai acontecer, o empreendedor deve estar apto a nessa antecipação aproveitar a oportunidade para colocar no mercado um produto e/ou serviço novo, mostrando assim senso de oportunidade.

Além da autoestima, o gestor precisa apresentar otimismo mesmo diante das dificuldades e dinamismo para saber agir diante a realidade apresentada de uma forma rápida e com a propositura de soluções.

E, não poderemos deixar de citar dentro das competências e habilidades que um empreendedor deve ter a criatividade, pois só com ela é que a pessoa será capaz de observar a situação e encontrar o melhor caminho para mudar.

Como desenvolver habilidades e competências?

Para conseguir [desenvolver habilidade e competências](https://construindoeducacao.com.br/blog/10-dicas-para-manter-a-alta-performance-como-empreendedor/), o empreendedor precisa estar sempre em busca de oportunidade e sempre demonstrando iniciativa. Ao fazer isso, ele sempre estará à frente de diferentes situações e isso dará a ele capacidade de enxergar oportunidades que muitas vezes, poderão ser até mesmo incomuns.

O desenvolvimento dessas habilidades e competências também passa pelos momentos em que é preciso correr riscos calculados, ou seja, será preciso analisar as situações e avaliar as alternativas que se tem em mãos para resolver determinadas demandas.

Após a análise, é hora de trabalhar para tentar ao máximo controlar os riscos. Ao fazer isso, diante de situações com menor impacto, o empreendedor terá conseguido desenvolver habilidades e competências para saber lidar com situações que exigirão mais dele.

A persistência é a grande responsável por fazer com que o gestor consiga desenvolver diferentes habilidades e competências.

Afinal, nem sempre as coisas saem como o planejado e o comprometimento será o grande responsável por fazer com que o empreendedor consiga resolver diferentes problemas sempre tendo como prioridade a positividade do resultado final sem perder de vista o que foi previamente acordado.

A definição de uma meta também é muito importante para aqueles que querem desenvolver suas habilidades e competências como empreendedor, pois essa delimitação mostrará ao gestor quais são as suas prioridades em um momento específico.

Ao fazer isso, ficará fácil canalizar todo o esforço para um ponto em específico, pois assim as chances de obtenção de um bom resultado aumentando significativamente.

Aprender com o outro é mais uma maneira eficaz de desenvolver habilidades e competências, afinal não é porque você é gestor que você sabe tudo, não é mesmo? Por isso, invista em observar mais, refletir e aprender baseado nos erros, acertos e nos feedbacks que você recebe tanto da sua equipe quanto de terceiros.

 

Mais de Dicas Práticas

Ver mais