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Ansiedade no trabalho entre empreendedores: como administrar?

Ansiedade no trabalho entre empreendedores: como administrar?

Você está sofrendo com a ansiedade no trabalho? A pressão e os prazos estão lhe deixando angustiado? Acesse o post para descobrir como lidar com a situação!

Se você está começando um novo negócio, muito provavelmente o que é a ansiedade no trabalho. Construir sua própria empresa exige não somente dedicação às tarefas práticas, mas também controle mental para lidar com imprevistos, inúmeras tarefas e clientes.

Em alguns casos, essa ansiedade pode ser controlada e administrada, porém, em situações mais graves, ela pode afetar a saúde física e psicológica, causando crises de pânico e ansiedade. Para lidar com isso, é importante conhecer as causas do problema: excesso de demandas, prazos apertados, pressão por resultados, entre outras. 

Seja empreendendo ou trabalhando em uma empresa, é fato que o trabalho ocupa uma parcela significativa da nossa vida e deve ser, primariamente, fonte de prazer, não de tormento. Quando o simples pensamento de ir ao trabalho é angustiante, devemos ficar atentos. Todo o trabalho tem desafios e dias mais estressantes, mas não é normal nos sentirmos mal todos os dias.

Ansiedade no trabalho: um problema comum

Muitas pessoas sofrem ou têm episódios de ansiedade no trabalho. Esse é um problema tão comum que tem levado muitas empresas a repensarem o modo de organização do trabalho atualmente.

Pressão, prazos curtos, metas a serem batidas, fofocas e sobrecarga de tarefas são apenas alguns itens que acabam gerando essa ansiedade.

A Robert Half, uma empresa internacional de Recursos Humanos, mostrou em uma pesquisa que o excesso de tarefas e a falta de reconhecimento por parte dos gestores são as maiores causas de ansiedade no trabalho.

Se não controlada, essa ansiedade pode prejudicar a saúde física e mental, ocasionando diversos problemas, desde mal-estar até o desenvolvimento de fobias.

É importante salientar que as pessoas reagem de formas diferentes à ansiedade. Enquanto algumas se retraem e evitam contato com outras pessoas, há aquelas que entram em conflito e até brigam com colegas e/ou superiores. De qualquer maneira, em todas as situações essa ansiedade é prejudicial e precisa de acompanhamento para não fugir do controle.

Para empreendedores, a história não é muito diferente. Afinal, a responsabilidade final com os clientes é toda sua! Mas é possível administrar esse sentimento. A seguir, compartilhamos algumas dicas para isso.

Como enfrentar os sintomas de ansiedade e estresse

Se você está enfrentando dias difíceis no trabalho, que estão deixando-o ansioso e estressado, este é o primeiro alerta de que algo não vai bem. É importante enfrentar os sintomas de ansiedade e estresse assim que eles surgirem para evitar que se agravem e afetem a sua saúde - seja você contratado por alguma empresa ou gestor. 

Algumas dicas simples podem ajudar a aliviar a tensão do trabalho e tornar os seus dias mais agradáveis e produtivos. Confira:

1- Relaxe: pode parecer difícil em um primeiro momento, especialmente para quem está sob tensão, mas aprender a relaxar é muito importante. Tenha momentos só para você, para fazer coisas que gosta. E nada de ficar pensando nos problemas do trabalho em momentos de lazer. E muito menos ficar falando deles! Ninguém gosta de sair para relaxar e ficar só escutando problemas de trabalho.

2- Faça pausas: em momentos de muito estresse no trabalho, faça uma pausa para tomar uma água, um café ou ir ao banheiro. Apenas alguns minutinhos são suficientes para você sair da zona de conflito e pensar com mais clareza.

3- Organize-se: mantenha sua mesa organizada e crie um ambiente agradável para trabalhar. Se você tem muitas tarefas a realizar e não sabe nem onde estão seus materiais, fica ainda mais complicado.

4- Defina prioridades: ficar perdido em meio a muitas tarefas é desgastante e gera ansiedade. Estabeleça as tarefas prioritárias e saiba quais executar primeiro.

5- Pense positivo: não dê espaço para os pensamentos negativos e afasta-se de pessoas que só pensam negativamente, elas podem contaminar você.

6- Mude hábitos: procure novas maneiras de tornar as atividades diárias mais agradáveis. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

No entanto, é importante salientar que, em alguns casos, deve-se repensar a permanência no emprego atual. Quando não há sinais de mudanças por parte da empresa ou a sua saúde está gravemente afetada, é hora de rever o que realmente vale a pena. Se necessário, procure a ajuda de um profissional, psicólogo ou psiquiatra.

Como combater a ansiedade gerenciando sua rotina: Academia da Produtividade

Você sabia que a ansiedade é gerada, muitas vezes, pela falta de organização? Sim, isso mesmo! Quando temos diversas tarefas a serem realizadas, sem saber o que precisa ser feito primeiro, ficamos ansiosos.

Dessa forma, você pode combater a ansiedade gerenciando sua rotina. Quando nossas tarefas estão organizadas e sabemos o que é prioridade, fica muito mais fácil realizá-las sem estresse. Como fazer isso? A Academia da Produtividade pode ajudá-lo.

Trata-se de um treinamento 100% on-line que ensina um método para planejar com foco, evitar a procrastinação, criar ordem de prioridades e gerar muito mais resultados.

Quem ministra o treinamento é o coach, palestrante internacional e escritor Geronimo Theml. Além de idealizador da Academia da Produtividade, é idealizador do Programa Profissão Coach, no qual prepara coaches.

Quem pode fazer o curso? Pessoas procrastinadoras, para quem já é produtivo, para quem tem muita coisa para fazer e muitas tarefas durante o dia e, inclusive, para quem nunca usou um método de produtividade antes.

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