Thumbnail do post Descubra o que é MBA e como ele pode impulsionar sua carreira
Cursos Online
Cursos Presenciais

Descubra o que é MBA e como ele pode impulsionar sua carreira

Descubra o que é MBA e como ele pode impulsionar sua carreira

Descubra neste post o que é MBA e como ele pode impulsionar sua carreira! Aprenda tudo sobre o tema acessando esse post!

Você sabe o que é MBA? Se você busca se profissionalizar ainda mais ou impulsionar sua carreira, uma das melhores escolhas possíveis é ir atrás de um MBA.

Trata-se de um programa de pós-graduação em administração reconhecido mundialmente e que certamente irá tornar você uma referência no mercado.

Quando se está em uma jornada empreendedora, é imprescindível manter seus estudos, buscando sempre mais conhecimentos e aprendizados. Portanto, especializações são ótimas pedidas para deixar seu currículo ainda melhor e sua empresa mais amparada.

Continue a leitura abaixo, entenda o que é MBA e como ele pode ajudar a impulsionar sua carreira profissional. Confira!

O que é MBA?

Você já deve ter ouvido falar, mas você sabe o que é MBA? Master of Business Administration (Mestre de Administração de Negócios - MBA) é um título dado ao graduando de um curso reconhecido e voltado para alunos que desejam se aprofundar em áreas referentes à administração e ao mundo empresarial.

Essa especialização direcionada possui grande relevância dentro do mercado de trabalho, uma vez que opera como uma das graduações mais objetivas e completas da área. Suas habilidades em gestão, liderança, estratégia e planejamento serão aprimoradas ao longo de sua graduação, tornando-o um profissional mais capacitado.

É válido ressaltar que um MBA é diferente das pós-graduações ordinárias, embora se configure como um programa de pós-graduação.

Enquanto mestrados e doutorados universitários possuem um foco acadêmico, o MBA é direcionado ao mundo corporativo, com mais ênfase no mercado do que em pesquisas científicas.

Dessa forma, o MBA geralmente tem uma aplicação mais adequada à consolidação de uma carreira empresarial. Durante sua graduação, é possível aprimorar habilidades específicas, além de contar com um grande networking dentro de sua instituição escolhida.

Muitos estudantes e formados em cursos de MBA afirmam que a graduação abre diversas portas tanto para cargos nacionais como para vagas fora do Brasil, uma vez que muitos cursos oferecem a possibilidade de intercâmbio.

A maioria das graduações varia entre 1 e 2 anos de estudos em tempo integral. As opções de meio período ou online costumam ser um pouco maiores, chegando até 3 anos.

Como conseguir um MBA?

Agora que você já sabe o que é MBA, deve querer entender como conseguir um. Como se trata de um programa de pós-graduação, o primeiro passo para conseguir um MBA é estar formado em uma licenciatura, bacharelado ou tecnólogo em um curso reconhecido pelo MEC.

É importante que sua graduação seja relacionada à área de Administração e Economia, uma vez que são esses os conhecimentos aprofundados no MBA. No entanto, é possível fazer um MBA tendo uma graduação em outra área.

Ao redor do Brasil, muitas instituições de ensino oferecem a modalidade de MBA, tanto no regime presencial como online. Universidades como a Faculdades Anhanguera, a Unopar - Universidade Norte do Paraná, a FMU - Centro Universitário e a Estácio - Universidade Estácio de Sá, são alguns exemplos.

Para escolher sua instituição, é possível consultar o site E-mec para verificar as notas gerais dos cursos e demais dados sobre entidades de ensino. No Brasil, MBAs variam de preço desde o ensino gratuito até valores altos, avaliados em mais de R$100 mil.

Durante sua graduação, você terá contato direto com algumas temáticas, que serão espalhadas em sua grade curricular. Além disso, essas temáticas podem ser escolhidas como seu foco. São elas:

  • Economia e Finanças;
  • Marketing e Estratégia de Mercado;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos;
  • Ética nos Negócios;
  • Análise de Dados e Tomada.

E agora que você já entendeu o que é MBA e como conseguir fazê-lo, fique por aqui e confira demais matérias do Construindo Educação!

Mais de Cursos Online

Ver mais