Thumbnail do post Confira as melhores Universidades EaD do Brasil
Cursos Online

Confira as melhores Universidades EaD do Brasil

Confira as melhores Universidades EaD do Brasil

Saiba quais são as 12 melhores universidades EaD do Brasil, levando em consideração os padrões estipulados pelo Ministério da Educação.

Em busca de maior flexibilidade de horário, economia ou até mesmo autonomia na hora de estudar, muitos alunos estão optando pelas melhores universidades EaD do Brasil,  modalidade que significa Ensino à Distância.

De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep, já são mais de um milhão de estudantes de universidades à distância com diferentes tipos de diplomas. Nas universidades, é possível conseguir um diploma de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.

É importante ressaltar que o Ministério da Educação reconhece tais diplomas de maneira idêntica aos diplomas obtidos em universidades presenciais ou com métodos mais tradicionais de ensino.

Diversas profissões requerem um diploma para que seja possível atuar na área. Com uma graduação à distância, você preenche os requisitos e, mais importante ainda, consegue obter o conhecimento necessário para atuar em determinadas áreas.

Como saber quais são as melhores universidades EaD do Brasil?

Segundo o Censo da Educação Superior, o número de estudantes na modalidade de educação à distância quadruplicou nos últimos dez anos. Além disso, 70% dos estudantes das áreas de tecnologia estavam no EaD.

Com a pandemia, ocorrida no ano seguinte à pesquisa do censo, esse número potencialmente aumentou ainda mais, com cursos antes presenciais adotando modelos à distância ou híbridos.

Assim como as demais universidades presenciais, o MEC confere notas para dois tópicos distintos ao avaliar uma instituição de ensino. São avaliados o índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI).

As notas destes conceitos variam entre 1 e 5, em ordem crescente. Dessa forma, as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes pelo MEC, enquanto 3 é positivo. 5 é a nota máxima de um conceito.

Diferentes tipos de Universidades EaD no Brasil

No Brasil, há dois modelos diferentes de Universidades de Ensino à Distância. Ao falar de praticidade e flexibilidade, esses conceitos variam de acordo com cada um desses modelos. Entenda:

  • EaD Síncrono: modalidade com participação do aluno e do professor em tempo real em uma plataforma virtual. Há interações e funciona como se fosse uma sala de aula virtual;
  • EaD Assíncrono: modalidade com aulas gravadas, ou seja, sem a participação em uma plataforma virtual em tempo real. Há menos interações e pode ser feita em tempos diferentes.

As melhores Universidades EaD do Brasil segundo o MEC

Existem, no Brasil, mais de 1,2 mil cursos superiores a distância reconhecidos pelo MEC. Seguindo as notas conferidas pelo Ministério da Educação - índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI).-, separamos as melhores Universidades EaD do Brasil.

As melhores Universidades EaD do Brasil com CI e IGC máximo (5)

  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAP) - Privada
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Pública
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Privada
  • Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada

As melhores Universidades EaD do Brasil com CI e IGC altos (4 e 5)

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)– Privada
  • Universidade Anhembi Morumbi (a distância) – Privada
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Pública
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Pública

E agora você está pronto para escolher a Universidade EaD que você mais se interessou! Fique de olho nos prazos de inscrição e comece sua graduação hoje mesmo!

Mais de Cursos Online

Ver mais