Thumbnail do post Como ser mais produtivo: veja 5 dicas práticas
Dicas Práticas

Como ser mais produtivo: veja 5 dicas práticas

Como ser mais produtivo: veja 5 dicas práticas

Confira 5 dicas práticas de como ser mais produtivo e saiba mais sobre a importância da produtividade em sua rotina de trabalho. Acesse o post e descubra!

Independente de qual seja sua profissão ou ocupação, o dia sempre terá 24 horas. Dessa forma, é comum que você precise saber como ser mais produtivo, afinal, nem sempre nosso dia parece ter a mesma duração ou nós termos a mesma intensidade.

São muitos os fatores que podem influenciar na sua produtividade. Prioridades, prazos, cansaço e desmotivação são alguns dos fatores que podem deixar o seu dia menos frutífero em suas atividades.

Portanto, é preciso manter uma certa rotina e desenvolver hábitos que irão te ajudar a manter um dia a dia mais saudável e organizado. Abaixo, vamos listar algumas dicas de como ser mais produtivo.

Como ser mais produtivo? Veja 5 dicas práticas

A produtividade tem como sua principal consequência não o esforço, mas, sim, a eficiência.

Não dá para dizer que quem é produtivo trabalha mais. Mas, é certo afirmar que quem é produtivo trabalha de maneira mais inteligente.

Trabalhar de maneira produtiva faz com que se economize recursos e tempo, concebendo um maior equilíbrio ao seu desempenho nas mais variadas atividades. Portanto, ser mais produtivo é atingir maior qualidade de vida.

Ao buscar entender como ser mais produtivo, diferentes âmbitos precisam ser analisados.

Como uma boa rotina de trabalho engloba uma boa rotina como um todo, incluindo tópicos como alimentação, descanso e até mesmo localização.

Pensando nisso, confira abaixo, 5 dicas de como ser mais produtivo!

1.Alimente-se bem

Embora muito do que se fala sobre produtividade seja subjetivo a diferentes pessoas, algumas questões são universais. Uma destas é a alimentação. É crucial que você mantenha uma alimentação adequada e equilibrada.

É importante manter horários mais definidos de almoço, lanche e janta, o que não apenas acostuma seu cérebro a uma alimentação regulada, como também estabelece pausas em seu horário comercial.

Assim, também entram em questão os alimentos em si. Sua produção dentro do âmbito de seu trabalho depende de uma alimentação balanceada e saudável, o que mantém seu corpo mais funcional.

2.Tenha uma rotina adequada de sono

Assim como alimentação, sono é outra questão universal crucial na hora de ser mais produtivo em seu trabalho. Manter uma rotina adequada de sono fará com você tenha menos dores de cabeça, menos desconfortos musculares e mais foco.

Caso você trabalhe com ferramentas de criatividade, o sono torna-se ainda mais relevante pois permite maior descanso à sua mente.

3.Se organize previamente

Antes de começar a trabalhar, tente programar o seu dia com as tarefas necessárias. Afinal, todo mundo gosta de dar um check nos afazeres, o que nos impulsiona a completar a próxima tarefa.

As listas, sejam elas materiais ou mentais, feitas tendo em base suas demandas servem como um estímulo para tal produção.

4.Comece o mais cedo possível

Isso pode parecer muito simplório ou óbvio, mas o principal inimigo da produtividade é a procrastinação. Dessa forma, é fundamental que você comece a produzir o mais cedo possível, evitando criar espaços de procrastinação em sua rotina.

5.Tenha um espaço e horários adequados

Assim como a necessidade de estabelecer uma rotina e manter hábitos saudáveis como alimentação e sono, ter um espaço adequado serve como grande auxílio para evitar procrastinar ou padecer com situações indesejáveis.

Escolha um lugar iluminado e quieto para trabalhar ou estudar. Barulhos excessivos podem atrapalhar seu momento de produção, assim como demais distrações.

Além disso, busque encontrar um local exclusivo para esses momentos e não confunda-os com espaços de descanso, pois isso pode confundir sua mente. Tudo isso ajuda na sua motivação e, consequentemente, na sua produção.

Confira mais conteúdos do Construindo Educação, seja mais produtivo e turbine seus negócios!

Mais de Dicas Práticas

Ver mais