Cursos Online

Empreendedorismo: dicas de como escrever um livro e publicá-lo, passo a passo

Imagem de destaque do post Empreendedorismo: dicas de como escrever um livro e publicá-lo, passo a passo

Como escrever um livro? Como publicar um livro? Se você está com essas perguntas em mente, é porque certamente tem esse sonho. Neste post, vamos ensinar como realizá-lo. Siga a leitura e confira!

Como escrever um livro? Como publicar um livro? Se você está com essas perguntas em mente, é porque certamente tem esse sonho. Há quem acredite que dedicação seja suficiente, porém, infelizmente, só isso não basta.

Se você realmente quer descobrir como escrever um livro e publicá-lo, sem enrolação ou neura, precisa conferir as dicas que reunimos neste post.

Continue a leitura e descubra!

Como escrever um livro passo a passo

Aprender como escrever um livro envolve etapas a serem cumpridas todas os dias.

Ao dar início a essa empreitada, o escritor não pode perder de vista a realidade, pois isso não será nem um pouco produtivo. Por isso, mantenha sempre expectativas realistas, pois todo esse processo deve ser marcado pela diversão e não passar a ser um fardo.

Se você está diante de um bloqueio criativo, os passos abaixo podem ser úteis:

1. Tome nota das ideias que surgirem

O primeiro passo para quem quer saber como escrever um livro é formar as ideias. O autor deve, primeiramente, escrever em um bloco de notas e, depois, usar aquelas que ele acreditar serem boas para a obra.

Tem gente que precisa apenas de uma frase para ficar inspirado, porém há pessoas que levam muito tempo pensando na história antes de colocar as ideias no papel. Independentemente do seu estilo, o seu projeto deve ser levado até o final.

Mesmo que pareça difícil, acredite: há muitos canais onde você pode buscar inspiração para escrever. As próprias situações do cotidiano podem ser uma fonte de criatividade. Já pensou que você pode, até mesmo, se inspirar em manchetes de notícias para compor uma história? Basta acessar um site como G1, e você poderá ter insights para uma narrativa interessante.

O caderno será importante para quem quer saber como começar a escrever um livro, porque nele será possível anotar tanto as ideias, quanto ruins e, posteriormente, considerar quais deverão aparecer ou não no livro. Obtendo inspiração, comece a escrever imediatamente!

2. Não se preocupe tanto com erros

Dentre as dicas para escrever um livro, não podemos deixar de citar a ausência de preocupação com os erros. Afinal, depois é só voltar e vir acertando o que está incorreto. O autor não deve parar toda vez que um erro de digitação surgir, porque o que está sendo produzido, na verdade, é um rascunho.

3. Construa seus personagens

Como escrever um livro passa ainda pela construção de personagens, pois o que as pessoas gostam é daqueles que fazem a história e da situação onde quem escreveu os coloca.

Há quem prefira focar no enredo, mas esses livros não são os preferidos dos leitores! É claro que o enredo faz com que a história prossiga, entretanto, são os personagens que cativam quem está lendo.

Entre tantas dicas para escrever um livro, entra também a concentração do autor sobre os personagens, pois as demais situações aparecerão de forma natural.

passo a passo de como escrever um livro

Como começar a escrever um livro?

Para dar início à empreitada de como escrever um livro, será preciso definir o quanto você escreverá durante um dia. Sua meta pode ser relacionada à quantidade de palavras diárias ou por uma hora. Para saber como começar a escrever um livro considere pelo menos 300 palavras por dia - dependendo do tempo disponível que você tiver.

Conforme o tempo for passando, o escritor pode aumentar suas metas tendo em vista o aumento do tempo disponível ou o avanço da história. É importante, ainda, que você considere sempre trabalhar em um local vazio e quieto. A área silenciosa é importante, porque ajuda o escritor a manter a concentração para tirar sua história da cabeça pra colocar no papel.

A diligência é imprescindível para quem está querendo saber como escrever um livro, pois alguns autores até começam bem, todavia eles se perdem em meio às distrações com o passar do tempo.

Muitos acabam ficando entediados devido à lentidão do processo, porém o que o autor precisa é ter dedicação, concentração para escrever. Além de escrever todos os dias, é fundamental estabelecer um horário e a escrita deve ser encarada como um vício, pois assim você não vai querer parar!

É comum o autor querer manter sua obra escondida, mas ter um feedback é muito importante. No entanto, só peça para pessoas que não terão medo de falar a verdade para você.

Caso você opte por não compartilhar, uma das dicas para escrever um livro é buscar ajuda em uma oficina regional de leitores. Sua presença ali ajudará a oxigenar suas ideias, vão te dar um retorno de como vai a história e, o principal, isso será importante para que você não pare de trabalhar!

Se o autor estiver com medo de mostrar o livro para alguém, também pode recorrer aos Fóruns Online. Que tal?

Como publicar um livro: aprenda

Depois de saber como escrever um livro, é chegado do momento de falarmos sobre como publicar um livro. O autor pode publicar por conta própria. Mas, se essa for a sua escolha, ele precisará arcar com todas as despesas e, ainda, desenvolver uma estratégia a fim de divulgar a obra.

Contudo, é possível ainda recorrer a uma editora. No entanto, a editora só apoiará a sua ideia se os editores a aprovarem e, para isso, eles levam em consideração o interesse e o diferencial.

Se a obra tiver essas duas características, será função do autor ir atrás das editoras que ele acredita que possam publicar o seu livro e utilizar a persuasão para convencê-los. Como publicar um livro com uma editora significa não gastar nada, porque é a editora que fará todo o processo.

No entanto, em pleno século 21, quem deseja publicar um livro pode fazer isso de uma forma muito mais simples.

Uma forma gratuita, fácil e rápida, que muitos autores já estão utilizando.

Siga a leitura para entender melhor!

Como publicar um livro gratuitamente

Se você deseja publicar um livro de forma gratuita, precisa recorrer à Amazon KDP (Kindle Direct Publishing) também chamada de KDP. Essa plataforma é simples e te dá a possibilidade de expor o conteúdo do seu livro para muita gente.

Como é de responsabilidade da Amazon, o autor publica o seu material diretamente na KDP e, logo depois, ele já está disponível juntamente com livros de outros autores de todo o mundo.

Assim, fica muito mais fácil escrever e publicar seu livro!

E, se você quiser uma ajudinha para acabar de uma vez por todas com o bloqueio criativo e, de quebra, já aprender como publicar seu livro na Amazon, aproveite para conferir o treinamento online Como Escrever Um Livro e Publicar Na Amazon Gratuitamente”!

Clique no banner para conhecer o curso, escreva e publique seu livro de uma forma rápida e segura! Afinal, seu talento não merece ficar escondido do mundo.

Mais de Cursos Online

Ver mais