Thumbnail do post Domine o modelo de redação e alcance a nota máxima no ENEM
Educação

Domine o modelo de redação e alcance a nota máxima no ENEM

Domine o modelo de redação e alcance a nota máxima no ENEM

Para quem está começando a praticar o modelo de redação do ENEM, boas dicas fazem toda a diferença. Saiba como ir bem nessa etapa da prova!

O modelo de redação do ENEM é um dos assuntos que mais preocupa os vestibulandos, já que essa etapa da prova constitui grande parte da pontuação.

Para dominar esse tipo de texto, estudar e praticar são ações imprescindíveis, mas também existem algumas dicas que podem facilitar o processo.

Pensamos em alguns passos importantes para você que deseja tirar uma boa nota no ENEM e ser aprovado no curso dos seus sonhos.

Continue a leitura e confira nossas dicas para escrever bem no modelo de redação dessa prova!

5 dicas para dominar o modelo de redação nota máxima no ENEM

A redação do ENEM consiste em um texto dissertativo-argumentativo, o que significa que o participante deverá falar sobre um tema e argumentar em favor de um posicionamento a respeito dele.

Por fim, espera-se uma proposta de intervenção, ou seja, uma possível solução para o problema exposto no tema.

Na teoria, tudo isso parece muito simples, mas o número de inscritos na prova é bastante alto, tendo chegado a 3,9 milhões em 2023, o que significa que é preciso desenvolver uma certa padronização, que ajude os corretores a estabelecerem um parâmetro de avaliação.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como se dar bem no modelo de redação do ENEM e alcançar uma boa pontuação. Confira:

Conheça as competências avaliativas da redação

Em primeiro lugar, é importante saber quais serão os elementos avaliados pelo corretor para chegar à sua nota final.

O ENEM trabalha com competências avaliativas, sendo elas:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Aumente seu repertório sociocultural

Um aspecto bastante valorizado pelos corretores é a inserção de objetos culturais no texto, o que pode ser feito por meio de menções a livros, filmes, músicas, entre outras possibilidades.

No entanto, é preciso que a obra mencionada tenha relação com o tema discutido, o que significa que é importante ter um repertório rico e variado, para poder trazer esse diferencial para a sua redação.

Leia os textos de apoio

Os temas da redação são sempre uma surpresa para o candidato, o que significa que nem sempre será possível escrever sobre um assunto que você conhece a fundo.

Os textos de apoio são um material importante e, apesar de não detalharem os temas a serem tratados, podem contribuir com informações relevantes, que ajudem a compreender melhor a discussão proposta.

Afinal, além de escrever bem, é preciso adequar a sua discussão ao tema da redação.

Cuide com a gramática, coesão e coerência

Para que o seu texto esteja adequado ao modelo de redação do ENEM, será preciso tomar alguns cuidados na hora de escrevê-lo.

Concordância, ortografia e a escolha de termos são aspectos importantes, que fazem com que a sua produção esteja de acordo com a norma culta, que é a variedade esperada pelos corretores.

Pratique e peça feedbacks

“Praticar” é a palavra-chave quando falamos de aprender a escrever no modelo de redação do ENEM.

Afinal, durante a prova, o tempo é mais limitado e ter alguns recursos já memorizados pode ser de muita ajuda ao se deparar com o tema.

Mesmo que as primeiras tentativas sejam difíceis e não tenham ótimos resultados, as seguintes já serão mais produtivas e um bom feedback, de um professor particular, por exemplo, pode ajudar muito nesse processo.

Agora que você já está pronto para ir muito bem nesse teste, continue por aqui e confira nossas dicas de como estudar melhor!

Mais de Educação

Ver mais