Thumbnail do post Empreendedorismo na escola: por onde começar?
Educação

Empreendedorismo na escola: por onde começar?

Empreendedorismo na escola: por onde começar?

Você sabe o que é empreendedorismo na escola e como implementar essa prática? Leia nosso post e conheça detalhes a esse respeito!

O empreendedorismo na escola pode ser uma realidade no seu estabelecimento, colaborando para que crianças, jovens e adultos tenham em sua formação a oportunidade de despertar para esse assunto.

Para se ter ideia sobre a importância dessa ação, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2022), 6 a cada 10 brasileiros sonham em ser empreendedores.

Esse estudo foi desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) e já está em sua 23ª edição.

Outro dado importante é que as micro e pequenas empresas no Brasil respondem por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e representam 99% de todos os negócios em atividade no país.

Neste post, apresentaremos o empreendedorismo na escola, uma ação que pode ajudar a muita gente e despertar o interesse das crianças a esse respeito. Continue lendo e saiba detalhes!

A importância de estimular o empreendedorismo na escola

Um fato que precisa ser observado quando se fala em empreendedorismo, é que nem sempre se trata da abertura de uma empresa.

Muitas das pessoas estão atuando nos mais diversos segmentos de negócios e áreas do relacionamento humano, contudo, a mente empreendedora é aquela que se dispõe a correr riscos, lidar com as incertezas e expor-se emocionalmente às circunstâncias que se apresentam.

Transformar ideias inovadoras em soluções que resolvam problemas das pessoas, segmentos ou setores é o grande desafio que estimula essas mentes, sempre dispostas a encarar as barreiras e dificuldades, e a colaborar para um mundo melhor.

Estimular essa mentalidade na escola é desenvolver nos alunos o espírito de liderança e colaborar na formação de pessoas que podem transformar o mundo.

Maneiras de implementar o empreendedorismo na rotina escolar

Para implementar o empreendedorismo na escola, algumas ações precisam ser tomadas, tais como:

Explore a temática de diferentes formas

Tudo se inicia na escola através do plano de aula, ou seja, é preciso desenvolver ações que estimulem os alunos a buscarem por soluções.

Isso pode ser feito de diferentes formas, porém, é essencial que possibilite aos acadêmicos trabalharem os diversos assuntos a serem discutidos de forma lúdica, pontual, interativa e com interesse.

É preciso que situações sejam apresentadas, onde os alunos deverão identificar problemas, enxergar oportunidades e desenvolver soluções.

Um bom exemplo é utilizar situações do dia a dia da comunidade, bairro ou cidade, discutindo e avaliando casos que necessitam de ajustes.

Realize atividades práticas e exposições sobre empreendedorismo

As atividades práticas envolvem questões que precisam ser debatidas e que necessitam de ações para que bons resultados sejam alcançados.

Trata-se de pequenos projetos que possam ser analisados, estudados, reestruturados e implementados.

O objetivo é envolver os alunos e possibilitar que todos tenham a oportunidade de apresentar ideias, onde o professor deverá, através de questionamentos, permitir que os próprios acadêmicos encontrem as melhores respostas para o equacionamento das situações apresentadas.

Optar por exposições aproxima os alunos de profissionais que possam contribuir com exemplos, cases e dificuldades encontradas na área em que atuam, apresentando histórias e situações do dia a dia do mundo corporativo, por exemplo.

Recorra às diversas ferramentas educativas

Por fim, recorrer às ferramentas educativas sempre é um facilitador, portanto, não esqueça de apresentar filmes, textos e quem sabe até mesmo testar a habilidade dos alunos a partir de jogos.

O empreendedorismo na escola exige dinamismo, esforço, desafios e comemorações quando objetivos são atingidos e metas conquistadas.

Essa dinâmica tende a motivar os alunos e a criar relações de companheirismo, colaboração e, acima de tudo, despertar essas mentes para a criatividade e busca por soluções viáveis para cada situação apresentada.

Agora que você sabe como aplicar o empreendedorismo na escola, acompanhe o nosso blog e conheça outras dicas importantes envolvendo a educação!

Mais de Educação

Ver mais