Thumbnail do post Moedas digitais: entenda o que é e quais as vantagens de investir
Dicas Práticas
Educação

Moedas digitais: entenda o que é e quais as vantagens de investir

Moedas digitais: entenda o que é e quais as vantagens de investir

Quer saber o que são moedas digitais, para que servem e quais as vantagens em investir nessa classe de ativos? Acesse nosso blog e confira.

As moedas digitais, embora não sejam novidades, fazem parte de uma classe de ativos consideravelmente nova no mercado, por isso ainda existem muitas dúvidas sobre elas, principalmente para quem deseja investir.

Um estudo realizado recentemente, pelo Mercado Bitcoin (MB), em parceria com a Mosaiclab, sobre o perfil dos investidores brasileiros de criptoativos, revela que:

  • 10 milhões de brasileiros já investem em criptomoedas;
  • 52% investem até R$ 5 mil;
  • 43% desse total, começaram a investir há aproximadamente 24 meses.

Apesar dos investimentos em moedas digitais já serem uma realidade, principalmente entre a população mais jovem, mesmo aqueles que já optaram por esse tipo de operação ainda têm muitas dúvidas sobre esse mercado.

O estudo já citado aponta que dos 10 milhões de pessoas que já investem nas criptomoedas, 82% deles têm interesse em conhecer mais sobre esses ativos.

Especialmente nesse post, você vai conferir o que são moedas digitais e as vantagens de investir nessa classe de ativos. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

O que são as moedas digitais e como elas funcionam?

No universo do dinheiro virtual é comum as pessoas pensarem que moedas digitais e criptomoedas são o mesmo tipo de ativo, mas não são, por isso o primeiro passo é saber diferenciar essas duas espécies.

Moeda digital: é o formato de moeda emitida pelo Governo do país e tem regulamentações. Ao fazer um PIX, por exemplo, ou utilizar qualquer outro aplicativo para realizar pagamentos, você está usando uma moeda registrada e transferida digitalmente que é controlada pelo Banco Central do Brasil.

Abrimos um parêntese para dizer que, segundo o Banco de Compensações Internacionais, 80% dos bancos ao redor do mundo estão desenvolvendo suas moedas digitais. No Brasil, o Banco Central planeja lançar em 2024 o Real Digital.

Criptomoeda: pertence a um subgrupo de moedas digitais que não são emitidas pelo Governo e sim foram criadas com base na tecnologia blockchain e utilizam-se da criptografia para permitir que as transações sejam anônimas e seguras.

Esse tipo de moedas digitais são regulamentas por um sistema próprio e descentralizado e as mais conhecidas no mercado são:

  • Bitcoin,
  • Ether,
  • Litecoin,
  • USDT,
  • Dogecoin.

O funcionamento das moedas digitais é semelhante ao dinheiro físico, com elas você pode comprar, realizar pagamentos e transferências e investir, com o diferencial que tudo que é debitado ou creditado é feito eletronicamente.

Porém, é preciso ter uma conta digital e as operações só são autorizadas quando o proprietário comprova que tem acesso à chave criptográfica.

As vantagens de investir em moedas digitais

Investir em moedas digitais e criptomoedas, mesmo que seja com pouco dinheiro, oferece algumas vantagens consideráveis, sejam elas transações comerciais ou pessoais, como, por exemplo:

Taxas baixas

Na maioria das vezes, os investimentos em moedas digitais não cobram taxas de manutenção, o que já é uma vantagem.

As taxas de transações também são menores comparadas com os serviços tradicionais dos bancos, como no caso de cobranças de transferências e outras operações.

Outro fator vantajoso é que algumas criptomoedas, entre elas o Bitcoin, têm quantidade limitada, esse detalhe torna a moeda digital protegida contra a inflação, porque não há necessidade de impressões.

Volatilidade

Outra vantagem de investir em moedas digitais é que elas são altamente voláteis e podem sofrer grandes e boas variações de valor em curtos espaços de tempo.

A volatilidade também pode servir de indicador para ajudar você a encontrar as melhores oportunidades no mercado.

Segurança

Outra vantagem das moedas digitais e das criptomoedas é a segurança.

Todas as operações são registradas em um sistema tecnológico altamente complexo chamado blockchain, que utiliza criptografia de ponta a ponta.

Logo, todas as informações contidas não podem ser interceptadas e nem modificadas sem a devida chave da criptografia, ajudando efetivamente na prevenção de fraudes e roubo de identidade do titular da conta.

Agora que você sabe o que são moedas digitais e conhece as vantagens de investir nesses ativos, que tal continuar a leitura e conferir algumas dicas de livros sobre educação financeira e começar hoje mesmo a controlar o seu dinheiro?

Mais de Dicas Práticas

Ver mais