O que é empatia? Você tem alguma ideia? Sabia que ela pode ajudar você a vender mais? Acesse este post para descobrir como!
Você sabe o que é empatia?
Muito tem se falado, atualmente, em como essa habilidade é importante para nos relacionarmos com o mundo ao nosso redor.Conviver e lidar com pessoas pode ser extremamente desafiador - especialmente se você tem dificuldades para compreender emoções e sentimentos.
Se você é um vendedor, certamente sabe o quanto os relacionamentos são importantes para vender e conquistar clientes. Afinal, não se trata somente da venda em si, mas de manter o cliente um verdadeiro fã da sua marca e seus produtos.
Quando falamos em relações interpessoais, nada está mais em voga do que a empatia.
Mas você sabe o que é empatia e como usar essa habilidade para vender? Continue a leitura para saber mais!
Afinal, o que é empatia?
Segundo o portal colaborativo Wikipedia, palavra empatia tem origem no termo grego empatheia, que significa paixão. Por isso, ela tem a ver com uma identificação afetiva e psicológica entre indivíduos.Empatia é capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, compreendendo-a emocionalmente.
Consiste em tentar compreender os sentimentos e emoções de outra pessoa, experimentando o que ela sente.
Com a empatia, as pessoas tornam-se mais solidárias e propensas a ajudar o próximo. Por isso, ela está ligada ao altruísmo, o amor e interesse pelo próximo.
Empatia é diferente de ser simpático. Empatia é olhar com o olhar do outro. Para ser empático, é preciso deixar de lado o egocentrismo. Ser egocêntrico significa tentar entender outra pessoa baseado em concepções e percepções de si mesmo.
Não se trata somente de aceitar outras opiniões, mas sim compreender que as suas decisões não precisam ser iguais para as outras pessoas.
A empatia é considerada a habilidade do futuro! Ela é desafiadora, mas os resultados podem ser impressionantes.
Praticá-la deve ser um exercício constante. Na maioria das vezes é complexo, mas o seu impacto é imensurável e pode gerar uma sociedade mais sensata e tolerante.
O que significa empatia no mundo dos negócios?
O mundo dos negócios é um ambiente extremamente competitivo e pode parecer estranho, à primeira vista, falarmos de empatia nesse contexto.Por muito tempo ela foi negligenciada, com o estigma de que o mundo dos negócios não tinha espaço para emoções e sentimentos.
No entanto, ela é mais do que necessária no ambiente corporativo atualmente. As relações comerciais são feitas entre pessoas e pessoas são feitas de emoções.
Quem é empático consegue ser compreensivo, generoso e tolerante. Dessa forma, consegue compreender diferentes pontos de vista no trabalho.
A empatia parte do princípio que você não conhece a vida da outra pessoa e a situação em que ela se encontra. Por isso, não pode sair dando apenas o que você julga ser seus "sábios" conselhos.
Quem tem empatia não julga, nem mede os outros pela sua própria régua. Assim, passa a compreender melhor as necessidades dos outros, prever ações e reações das outras pessoas e lidar melhor com seus medos e os medos dos outros também.
Por isso, a empatia é uma característica desejável em todas as pessoas e profissionais, sejam eles colaboradores, gestores ou vendedores.
Para quem trabalha com vendas, o olhar empático com o cliente permite entender as suas necessidades e limitações, para, assim, oferecer soluções que de fato resolvam os seus problemas.
O seu produto ou serviço precisa não apenas atender, mas superar as expectativas dos consumidores. Porém, colocar-se no lugar do cliente e ver através dos olhos de quem irá utilizar o produto não é tão simples quanto parece. Faça esse exercício todos os dias!
O consumidor está mudando todos os dias. E quando o cliente muda, a empresa precisa mudar também, senão corre o risco de ficar para trás.
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Ser um vendedor de sucesso envolve 3 pontos: autoconhecimento, estratégias e comunicação. Colocando esses pilares em prática, você não será mais apenas um vendedor correndo atrás de uma comissão maior. Você será um verdadeiro vendedor bem-sucedido e terá clientes fiéis.
Conviver e trabalhar com pessoas exige muitas doses de compreensão. Portanto, seja empático e pratique o sentimento de empatia todos os dias.