Cursos Online

O que é feedback e como utilizá-lo para aumentar seus resultados em vendas

Imagem de destaque do post O que é feedback e como utilizá-lo para aumentar seus resultados em vendas

Você sabe o que é feedback? Já parou para pensar sobre o papel dele na rotina de um vendedor? Siga a leitura para descobrir!

Você sabe o que é feedback? Já parou para pensar sobre o papel dele na rotina de um vendedor?

Todos os dias, damos e recebemos feedbacks de pessoas do nosso convívio, a todo momento. Embora esse retorno seja natural no nosso cotidiano, em algumas situações eles precisam ser sistemáticos.

É o caso do ambiente empresarial. O feedback nas empresas é essencial para o desenvolvimento de equipes e o crescimento saudável de líderes e colaboradores. Em vendas, o feedback dos clientes é uma parte fundamental, afinal, só assim você saberá os pontos fortes e fracos do seu produto/serviço e do seu trabalho.

Mas como utilizar o feedback para aumentar seus resultados em vendas? O feedback dos seus clientes diz muito sobre a intenção dele e qual direção a venda está tomando. E atenção: o feedback não é apenas aquilo que o cliente lhe diz, mas principalmente o que ele não fala. Isso mesmo! Ligações que não retornam ou um cliente que está sempre "em reunião" podem significar que há um desalinhamento no perfil para quem você está tentando vender. Por isso, é preciso interpretar todos os sinais.

Quer entender melhor? Vamos lhe ajudar a usar essa poderosa ferramenta para aumentar as suas vendas!

Afinal, o que é feedback?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. Na área da administração de empresas, feedback significa um parecer sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas na realização de um trabalho para avaliar o seu desempenho.

Existem dois tipos de feedbacks, o positivo e o negativo. O feedback positivo é quando uma pessoa ou equipe alcança os resultados esperados. É muito importante para que se saiba que está no caminho certo e se mantenha motivado.

o que é feedback

Já o feedback negativo é quando o colaborador ou a equipe ficam abaixo do resultado esperado. É preciso ter cuidado para dar esse tipo de feedback, para não gerar desgaste e desmotivação.

Em vendas, o vendedor recebe feedbacks positivos e negativos de seus clientes sobre seus produtos/serviços. Esse feedback é muito importante, pois com ele você pode entender melhor a experiência do seu cliente e é uma oportunidade de estabelecer uma relação mais próxima com ele.

Estar atento aos feedbacks dos clientes garante maior índice de satisfação e oportunidade de realizar melhorias nos produtos e serviços.

Feedbacks positivos são sempre bem-vindos, não é mesmo? Aquele cliente satisfeito é a melhor propaganda para o seu negócio. Contudo, precisamos saber lidar com as críticas e queixas, ou seja, os feedbacks negativos.

Como utilizar o feedback negativo para melhorar seus serviços?

Atualmente, os feedbacks chegam das mais variadas formas e locais. O cliente dificilmente irá ligar para fazer uma reclamação, ele irá postar nas redes sociais. Isso pode gerar muitas situações adversas, no entanto, é sempre importante responder e sempre monitorar para detectar citações relacionadas à marca.

Quando se trata de um elogio, é muito prazeroso responder e agradecer. No entanto, o feedback negativo sempre gera desconforto. O tom daquilo que é falado ou escrito, muitas vezes, retrata frustração, arrependimento e até raiva. Porém, é preciso compreender o consumidor e, para isso, é preciso empatia. Coloque-se no lugar do cliente.

Encare o feedback negativo não como uma afronta, mas sim como uma oportunidade de aperfeiçoamento. Escute o cliente de verdade! Ouça sua queixa, o que ele tem a dizer. Isso pode ser um grande insight.

Ou, ainda, como já mencionamos, preste muita atenção àquilo que não é dito. Pessoas que nunca estão disponíveis e mostram sinais de que não estão interessadas no que você tem a oferecer podem não ser, de fato, o perfil do seu cliente. Agradeça e siga em frente!

Descubra como utilizar o feedback em seu favor para vender mais com o coach Rafael Siqueira!

Você quer melhorar o seu relacionamento com seus clientes e aprender a utilizar o feedback a seu favor? O coach Rafael Siqueira ensina como utilizar o feedback para vender mais!

Aqueles que realmente fazem diferença em vendas conhecem os Fatores do Sucesso em Vendas (FSV). E é exatamente isso que o Curso Venda Mais com Coach irá lhe ensinar.

banner curso venda mais com coaching 1
o que é feedback

Neste curso, você aprenderá o marketing essencial do vendedor coach. Com ele, você não será simplesmente um vendedor, mas um coach para seus clientes. Aprenda os padrões hipnóticos Ericksoniano, que são frases capazes de lhe deixar totalmente no controle da negociação. Algumas construções da linguagem são capazes de quebrar objeções com muita eficácia. O poder da persuasão na comunicação é essencial para ser um vendedor de sucesso.

O curso é totalmente on-line, composto por 6 módulos, com o coach Rafael Siqueira. Rafael é autor do livro "O Mito do Vendedor", palestrante especialista em desenvolver alta performance em pessoas, auxiliando em vendas e desenvolvimento de negócios e diretor do Instituto Florescer, empresa de consultorias, treinamentos e assessorias em coaching.

Você aprenderá como funciona a mente humana, tudo o que é necessário para você entrar no mundo do seu cliente. O curso lhe ensinará a aumentar seu poder de persuasão, conhecendo o perfil de compra do cliente. Assim, você será de capaz de montar o seu script de vendas cada vez mais assertivo.

Entre os benefícios do curso estão: vire uma autoridade no seu segmento, mantenha uma comunicação constante com seus clientes, atraia clientes 24 horas por dia e aumente as suas vendas de 15 a 30% em apenas 40 dias.

Ser um vendedor de sucesso envolve 3 pontos: autoconhecimento, estratégias e comunicação. Colocando esses pilares em prática, você não será mais apenas um vendedor correndo atrás de uma comissão maior. Você será um verdadeiro vendedor bem-sucedido e terá clientes fiéis. Utilize o feedback a seu favor!

Mais de Cursos Online

Ver mais