Você sabe o que é swing trade? Entenda o que caracteriza esse tipo de operação e por que ele pode ser tão vantajoso para você!
Para quem está interessado em começar a investir na bolsa de valores, saber o que é swing trade é fundamental.
Esse método tem se popularizado não apenas entre quem já está inserido nessa atividade, mas também entre pessoas que estão se aproximando do mercado financeiro com o objetivo de fazer dinheiro extra.
Assim, esse é um dos métodos que apresenta mais vantagens para quem se identifica com esse quadro.
Para entender o que é swing trade e como começar a colocar em prática esse tipo de operação, continue a leitura!
O que é swing trade e como ele funciona?
As pessoas que investem na bolsa de valores costumam se enquadrar em dois tipos de perfil: aqueles que investem com o objetivo de lucrar a longo prazo, tornando-se sócias de empresas, e os especuladores, que lucram a curto prazo, com as pequenas variações do mercado.
Para entender o que é swing trade, basta imaginar um meio-termo entre esses dois extremos.
Assim, esse tipo de operação se caracteriza pelo seu prazo, que costuma durar alguns dias ou semanas. Em alguns casos menos comuns, é possível que dure alguns meses.
Para lucrar a partir do método, o investidor deve se focar em monitorar tendências de mercado de efeito alongado, que permitem acompanhar as variações e tomar decisões com mais tranquilidade.
É justamente por isso que tantas pessoas têm se informado sobre o que é swing trade, pois esse é um tipo de operação que não demanda acompanhamento constante e, por isso, pode ser uma boa forma de entrar no mundo dos investimentos.
Investir em swing trade é vantajoso e seguro?
Entender o que é swing trade também demanda reconhecer os riscos desse tipo de operação, que existem em qualquer método quando o assunto é investimento na bolsa de valores.
Apesar das oscilações que podem vir a ocorrer, é importante lembrar que há formas de se prevenir.
Além de um bom estudo sobre o funcionamento desse mercado, também existem ferramentas como stop loss ou stop gain, que podem ajudar a deixar o processo mais seguro.
Essas ordens programadas pelo investidor encerram as operações automaticamente assim que os papéis chegam a um determinado valor. Dessa forma, o processo se torna menos arriscado.
Dicas para operar com sucesso!
Agora que você já sabe o que é swing trade, o próximo passo é aprender a aplicar esse método com segurança e sucesso.
Em primeiro lugar, é preciso investir tempo no seu aprendizado, adquirindo o maior número possível de informações sobre o mercado financeiro e o mundo dos investimentos.
Fazer cursos e ler livros sobre investimento, por exemplo, são jeitos simples de aprender mais sobre esse assunto e ter em mãos as informações necessárias para lidar com qualquer desafio.
Além disso, quem pretende ser um swing trader deve estar disposto a acompanhar o mercado e manter-se informado sobre assuntos como economia e política, que têm grande impacto sobre a oscilação da bolsa de valores.
Aprender a fazer análises técnicas e investir na diversificação da carteira de investimentos também são estratégias importantes, que fazem toda a diferença pelo seu sucesso nessa empreitada.
Quer saber mais sobre outros temas como esse? Continue no blog da Construindo Educação e confira nossos posts!