Thumbnail do post Planejamento financeiro empresarial: veja como começar
Dicas Práticas

Planejamento financeiro empresarial: veja como começar

Planejamento financeiro empresarial: veja como começar

Saiba a importância de um planejamento financeiro empresarial e como começar a aplicá-lo em sua empresa. Acesse o post e saiba mais!

Fazer um planejamento financeiro empresarial é extremamente importante para que você consiga manter uma empresa saudável.

Pois na hora de empreender e começar seu próprio negócio, é importante ter em mente diversas etapas diferentes de seu processo. É preciso pensar 5 anos no futuro, mas também em suas tarefas imediatas.

Por isso, para realizar um planejamento desses, basta fazer um conjunto de análises, utilizar ferramentas e ações cujo objetivo é entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros de uma empresa a ponto de gerar melhores resultados.

Com planejamento, estamos tratando de otimização e esquematização, sendo feito um roteiro que irá te possibilitar crescer da melhor maneira. Para isso, existem diversas metodologias a serem abordadas e dicas que podem ser encontradas ao longo do caminho.

Confira abaixo como começar seu planejamento financeiro empresarial e o que você deve fazer para aumentar as chances de sucesso em seu negócio.

Metodologias de um planejamento

Ao buscar entender a melhor forma de trabalhar, é possível adotar diferentes metodologias de planejamento. Essa programação irá variar de acordo com a necessidade de cada negócio.

Após entender bem o que seu produto precisa e oferece, é interessante analisar quais metodologias podem ser apropriadas para a sua situação e planejamento financeiro empresarial.

É possível, inclusive, combinar mais de uma estratégia metodológica, abarcando núcleos diferentes com planejamentos mais completos.

Existe a ferramenta 5W2H, que opera como um checklist ao transformar em ações práticas toda a análise e a formulação de estratégias idealizadas para seu planejamento. Seu nome deriva dos questionamentos What, When, Why, Who, Where, How e How Much (O que, Quando, Por que, Quem, Onde, Como e Quanto).

Há também a utilização da Matriz SWOT, que busca entender suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa ferramenta propõe uma maior análise comparativa de mercado, o que pode ser ótimo em seu planejamento.

É possível adotar métodos em etapas mais avançadas de sua empresa, como o ciclo PDCA. A sigla significa Planejamento (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Action).

Como começar a fazer um planejamento financeiro empresarial?

Depois de entender as necessidades de seu negócio e escolher uma - ou mais - metodologias, é possível colocar as mãos na massa e elaborar o seu planejamento financeiro empresarial.

Começando pelo básico, é importante estabelecer metas viáveis em sua organização, buscando entender realisticamente como cada um desses objetivos pode ser atingido.

Assim, sua organização financeira conta com um ponto de partida. Adote uma planilha de controle de receitas e gastos, ou até mesmo tenha contato com um sistema de gestão online. E, claro, sempre separando seus gastos pessoais de seus gastos profissionais.

Ao fazer suas análises financeiras, é importante constar um bom fluxo de caixa. Com um planejamento financeiro empresarial dividido em mês, semestre e ano, é possível enxergar suas necessidades a curto, médio e longo prazo, facilitando a visualização de seu fluxo de caixa.

É válido ressaltar que uma empresa com saúde financeira não possui apenas dinheiro sobrando, mas, sim, dinheiro em caixa para continuar com a movimentação do negócio, tendo em vista a compra de mercadoria, manutenção de pagamentos e afins.

Por último, ao realizar seu planejamento, não será possível prever absolutamente tudo. Portanto, prepare-se para reavaliar constantemente a sua situação, além de ter em mente algumas alternativas viáveis como possível solução.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe o artigo e fique de olho no Construindo Educação para mais publicações como essa!

Mais de Dicas Práticas

Ver mais