Thumbnail do post Quero escrever e ganhar dinheiro. Como começar uma carreira?
Dicas Práticas
Cursos Online

Quero escrever e ganhar dinheiro. Como começar uma carreira?

Quero escrever e ganhar dinheiro. Como começar uma carreira?

Quero escrever, mas não sei por onde começar. Se esse é o seu dilema, saiba que tem solução! Se você acha que é impossível escrever e ganhar dinheiro, está enganado. Confira as melhores dicas para redigir e publicar seu livro!

Quer escrever, transformar seu hobby em trabalho e ganhar dinheiro, mas não sabe por onde começar? Se esse é o seu dilema, você veio ao lugar certo! 

Tornar-se um escritor profissional não é tarefa fácil, é verdade. Ter seus livros publicados, então, pode ser muito difícil. As editoras tradicionais não costumam ser muito receptivas para escritores novatos e, ainda, pagam somente cerca de 5% sobre as vendas.

No entanto, você pode trilhar outros caminhos para alcançar o seu sonho. Vamos lhe mostrar que é possível escrever bem e ainda publicar os seus livros, ou seja, ganhar dinheiro como escritor.

Mas como começar? Descubra aqui!

Quero escrever. Por onde começo?

Para começar a escrever, basta uma ideia na cabeça e uma caneta na mão - ou o teclado do computador. Mas poucas coisas podem ser tão desafiadoras quanto uma página em branco.

A melhor dica para quem quer escrever e não sabe por onde começar é: escreva! Quanto mais você escrever, mais fácil irá se tornar e você deixará seus textos muitos mais claros e fluidos. A prática ajuda muito!

Em um primeiro momento, não se preocupe com uma introdução impecável ou um desfecho emocionante. Simplesmente escreva, pois, de qualquer forma, seu texto precisará ser editado depois, talvez até reescrito. O mais importante é não ter medo de colocar as ideias no papel, por mais desconexas que elas pareçam, a princípio.

Escolha o(s) gênero(s) que você quer escrever. Ficção ou não-ficção? Dentro da ficção, há inúmeras possibilidades: romance, poesia, conto, ficção científica, entre outros. Já a não-ficção engloba livros como manuais, artigos, discursos, biografias e outros.

Depois disso, estude o gênero escolhido, pois cada um deles possui uma estrutura própria e particularidades. A melhor forma é estudar alguns a fundo para compreender melhor como funciona a narrativa.

As melhores dicas para aprender a escrever melhor

Assim como qualquer outra atividade, a de escritor requer que você esteja em constante aperfeiçoamento. Com a escrita não é diferente, você precisa estar sempre aprendendo.

Há duas coisas que você deve fazer para escrever bem: ler e escrever.

Leia, leia muito! Leia livros, artigos, revistas, jornais, panfletos, bulas de remédios. Leia tudo o que puder e não somente do seu gênero preferido, mas de todos os gêneros. A leitura lhe trará criatividade para bolar novas histórias e fluidez e vocabulário para escrever os seus textos.

Escreva, escreva muito! Pode parecer óbvio, mas se você quer escrever bem, precisa praticar. Não pense que sentará na frente do computador e começará a escrever seu livro impecavelmente. Você certamente irá escrever, editar e reescrever. Por isso, deixe as ideias fluírem e escreva.

Confira as melhores dicas para aprender a escrever melhor:

1- Faça introduções que chamem a atenção do leitor. Você pode, por exemplo, começar com uma pergunta, um enigma, uma cena de ação, etc.

2- Priorize sentenças curtas. Frases muito longas tendem a ficar confusas e cansativas, fazendo o leitor se perder no texto.

3- Evite gerúndios e frases na ordem indireta. Às vezes usamos esses recursos para rebuscar o texto, mas eles devem ser usados com muito cuidado.

4- Da mesma forma, cuidado com palavras e expressões muito rebuscadas, pois elas podem tornar a mensagem muito difícil de ser compreendida.

5- Conte histórias! As histórias humanizam o texto e conectam as pessoas.

Curso online oferece ajuda para escrever um livro

Se você gosta de escrever ficção, seja um romance, um conto ou qualquer outro gênero, certamente precisa organizar as ideias com clareza para que o seu livro fique bacana.

Pois saiba que um curso online oferece ajuda para escrever um livro. Ficou interessado? Conheça o treinamento "Como escrever um livro e publicar na Amazon gratuitamente", um curso 100% on-line que você pode fazer no conforto da sua casa. 

Este treinamento lhe dará seis passos simples para desenvolver a sua trama e escrever uma história coerente e fascinante.

Mas se você quer escrever livros de não-ficção, este treinamento também é para você. Você aprenderá como escolher o tema, planejar o conteúdo, definir uma lista de prioridades, escrever e fazer as revisões finais.

Você também aprenderá a fazer capas lindas e atrativas. Com as principais ferramentas do Photoshop, você fará capas para os seus livros que atrairão os seus leitores.

O curso ainda lhe ensinará a publicar os seus livros em uma das maiores varejistas do mundo, a Amazon. Quer saber como?

A Amazon possui uma plataforma de autopublicação, a KDP (Kindle Direct Publishing), na qual escritores independentes enviam gratuitamente seus livros para publicação e comercialização em formato digital.

A Amazon é hoje a maior varejista de livros on-line do mundo. Já imaginou o potencial que é ter seus contos publicados nela? Isso, claro, sem falar nos rendimentos, porque, além do prazer de escrever, você gerará renda. A empresa paga 70% de royalties pelas vendas! É isso mesmo! Você receberá 70% de cada venda. É uma fonte de renda crescente e segura.

Não é pegadinha! Você pode se tornar um escritor profissional realizando o seu sonho de viver da sua escrita. Além disso, não terá custos extras a cada novo livro que publicar e ainda se tornará cada vez mais conhecido da sua audiência. As pessoas querem consumir informação e leituras de qualidade e o formato digital é a forma como as pessoas estão lendo e tem ainda grande potencial de se expandir ainda mais.

Mais de Dicas Práticas

Ver mais