Dicas Práticas
Cursos Online

Como começar a escrever um conto: dicas para sua carreira

Imagem de destaque do post Como começar a escrever um conto: dicas para sua carreira

Você, que ama escrever, já pensou em se tornar um escritor de contos? Veja aqui algumas dicas para sua carreira de escritor e descubra como começar a escrever um conto envolvente!

O conto é um texto narrativo que relata um acontecimento fictício. A principal característica de um conto é ser uma narrativa curta. Sabe aquelas historinhas que você ouvia antes de dormir? São contos. Histórias breves que, provavelmente, após ouvi-las, você consegue recontá-las sem precisar abrir o livro. No caso, são os contos de fadas, mas existem vários tipos de contos.

Quer aprender como começar um conto, escrever histórias bacanas e se tornar um escritor profissional? Nós vamos te ajudar! Confira abaixo dicas para escrever o seu conto e publicá-lo.

Afinal, como começar a escrever um conto?

Todo escritor sabe: começar um texto é a parte mais difícil. Dar o primeiro passo, preencher uma folha em branco com palavras pode ser extremamente desafiador.

Por isso, você irá precisar de muita criatividade e imaginação para começar a escrever o conto, especialmente se for fictício.

Inspire-se! Pense, reflita e busque inspiração em todo lugar: em filmes, músicas, na rua, em um passeio, etc. Qualquer situação pode ser fonte de inspiração. Você já ouviu que, para escrever bem, você precisa ler bastante? Pois ela é muito verdadeira! Leia principalmente gêneros que tenham a ver com o que você quer escrever, neste caso, contos. Você verá como a história flui e sua estrutura. Mas não desperdice nenhum outro tipo de leitura, pois isso lhe dará criatividade e vocabulário.

Uma dica legal é pensar em situações de outras perspectivas. Comece sempre com "E se…?" E se os nossos dias tivessem somente 8h? E se a espécie humana fosse extinta? E se houvesse um espião entre nós?

Preste atenção nas conversas de forma geral. Se necessário, tome notas. Você pode ter muitas ideias com os diálogos que escuta.

Outra sugestão bem importante é buscar referências e informar-se antes de iniciar um conto.

Leia obras e dicas de autores do gênero e faça cursos com profissionais. A seguir, confira algumas dicas de livros e cursos que podem ajudar você no processo de escrita.

Curso Como Escrever Contos

Para os iniciantes, uma dica é o curso Como Escrever Contos, do Vilto Reis, escritor e professor de Escrita Criativa.

O curso traz caminhos e possibilidades para quem deseja se tornar escritor, além de abordar a compressão na escrita, estrutura narrativa, conflitos, teorias de composições de personagens, técnicas de construção, estilo e concisão, entre outros assuntos.

Ao final do curso, é possível entender quais são as principais ferramentas para escrever um conto e se basear no estudo de autores como Kafka, Graciliano Ramos e Rubem Fonseca.

livro do autor Vilto Reis

E-book Como Escrever Melhor

Outra dica é o e-book Como Escrever Melhor, que conta com dicas de vários autores para aprimorar a técnica da escrita e auxiliar escritores aspirantes.

O e-book traz dicas, conselhos e segredos que vão ajudar a melhor o processo da escrita e também entender quais são as motivações na hora de contar uma história.

livro como escrever melhor, de vários autores

E, claro, primeiramente, pense em um enredo. Faça um esqueleto do seu conto: personagens, como são suas vidas, seus cotidianos e como se relacionam entre si. Tenha sempre em mente que você precisa ter um início, um desenvolvimento e uma conclusão.

Veja cinco passos para começar a escrever um conto

1- Leia contos

Mesmo que você já tenha lido centenas deles, estudar alguns mais de perto pode ajudar a compreender melhor a sua estrutura e desenvolvimento.

2- Resuma seu conto

Utilize a técnica Loglines, que é o resumo de sua história em uma frase. Isso lhe ajudará a ver onde quer chegar, com mais clareza.

3- Escreva

Em um primeiro momento, não se preocupe tanto com os detalhes, simplesmente escreva, deixando as ideias fluírem.

4- Edite

Edite o seu texto e, se preciso, reescreva-o.

5- Envie

Envie o seu conto para o local onde deseja publicá-lo.

Qual é a estrutura de um conto?

Como todo texto, um conto precisa ter início, meio e fim. Mas isso não significa que seja um estrutura engessada. Ele pode começar com uma introdução mais tradicional ou, então, com uma ação, um acontecimento já em andamento.

Como toda narrativa ficcional, conta com enredo, personagens, narrador e ponto de vista. Como é conciso, tem uma estrutura fechada, que consiste em desenvolver uma história com apenas um clímax. Diferente do romance, por exemplo, que se desdobra em conflitos secundários.

Por outro lado, é um gênero que traz grande flexibilidade ao escritor, pois pode se aproximar de outros gêneros, como uma crônica ou uma poesia.

A estrutura do conta divide-se em três partes:

Introdução

Breve ambientação do local, personagens, tempo e acontecimentos.

Desenvolvimento

É onde se desenvolve a ação, com o diálogo dos personagens, principalmente.

Clímax

Encerramento, com desfecho surpreendente.

O conto também precisa conter alguns elementos, que são: espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo e epílogo.

  • Espaço: local em que se desenvolve a narrativa, que deve ser reduzido por tratar-se de uma narrativa curta.
  • Tempo: tempo em que se passa a narrativa, que pode ser cronológico ou psicológico.
  • Foco narrativo: trata-se do ponto de vista do narrador, que pode ser observador, pode ser um personagem ou, ainda, onisciente, que é aquele que conhece a história e todos os personagens envolvidos nela. Normalmente é narrado em terceira pessoa.
  • Personagens: indivíduos que participam da narrativa que, por ser curta, devem ser poucos.
  • Diálogo: elemento essencial do conto, que desenvolve as ações e conflitos da trama. Os diálogos são a base dos contos.
  • Epílogo: é o encerramento, o clímax da narrativa.

Escreva seu conto e publique instantaneamente!

Já pensou em escrever seu conto e publicá-lo na internet, ganhando leitores e ainda rendimentos?

Pois saiba que isso é perfeitamente possível! Você pode publicar os seus contos em uma das maiores varejistas do mundo, a Amazon. Quer saber como?

A Amazon possui uma plataforma de autopublicação, a KDP (Kindle Direct Publishing), na qual escritores independentes enviam gratuitamente seus livros para publicação e comercialização em formato digital.

A Amazon é hoje a maior varejista de livros on-line do mundo. Já imaginou o potencial que é ter seus contos publicados nela? Isso, claro, sem falar nos rendimentos, porque, além do prazer de escrever, você gerará renda. A empresa paga 70% de royalties pelas vendas! É isso mesmo! Você receberá 70% de cada venda. É uma fonte de renda crescente e segura.

Não é pegadinha! Você pode se tornar um escritor profissional realizando o seu sonho de viver da sua escrita. Além disso, não terá custos extras a cada novo livro que publicar e ainda se tornará cada vez mais conhecido da sua audiência. As pessoas querem consumir informação e leituras de qualidade e o formato digital é a forma como as pessoas estão lendo e tem ainda grande potencial de se expandir ainda mais.

Ficou interessado? Conheça o treinamento "Como escrever um livro e publicar na Amazon gratuitamente", um curso 100% on-line que você pode fazer no conforto da sua casa. Acesse e saiba mais!

Aproveite também para conhecer o curso online Como escrever e publicar seu livro, do José Roberto Torero.

Nele, você poderá conhecer os erros e acertos do escritor, que já tem mais de 40 obras publicadas, possui um prêmio Jabuti e vendeu mais de dois milhões e meio de exemplares.

capa do curso online do José Roberto Torero

Gostou desse conteúdo sobre como começar um conto? Então não deixe de conferir outros assuntos relacionados no blog de Construindo Educação.

Entre eles, leia o artigo com um passo a passo com dicas sobre como escrever um livro e publicá-lo.

Mais de Dicas Práticas

Ver mais